Sempre fui um leitor inveterado de jornais. Quando era criança, ao contrário de balas ou doces, sempre pedia para meu pai trazer jornais. Ainda hoje, quando saio daqui do Rio, faço questão de comprar exemplares de publicações dos lugares.

Cheguei a ser assinante por algum tempo, e por muitos anos comprava jornais todo dia. Dia de domingo chegava a comprar seis diferentes publicações impressas.

Mas, aos poucos, fui perdendo o interesse pela leitura diária de periódicos matutinos. Hoje sou assinante de um diário esportivo e só compro outras publicações em dia de semana por causa da Daniele. Sábado ainda tem o caderno de livros e domingo algumas colunas, mas hoje tenho bem menos interesse na leitura.

O restante dos cadernos leio muito “en passant”, cada vez mais.

Fico me perguntando o que me levou a isso.

Acredito que seja a guinada cada vez maior da grande imprensa no sentido de informar menos e “formar” mais. Hoje, os “jornalões” tentam, cada vez mais, ser pontas de lança de determinada corrente política. O jornalismo ficou em décimo quinto plano.

Outra coisa é que cada vez mais também apela-se ao sensacionalismo e à tragédia para vender. Como diziam os antigos, “se espremer sai sangue e se sacudir sai chumbo”. Sem contar as pseudo-celebridades e suas vidas que absolutamente não me interessam.

Só se vê proselitismo, tragédias, coisas ruins e futilidades. Talvez meu desencanto venha daí.

10 Replies to “Estou cansando de jornais”

  1. Boa Tarde Migão, eu tbém, vejo isso, mas nos meios de comunicação como um todo, e não apenas no nicho impresso.
    .
    O que não podemos negar, o jornal mostra a fotografia de um fato, a narração, a opinião de quem escreve, e ir contra isso, ou não concordar com isso tbém é um modo de interagir de um leitor.
    .
    Uma pena que as pessoas estejam tão preocupadas em mudar o outro, dizer que João azul é mais bonito que Joaquin azul escuro.
    .
    A tolerância para alguma coisas é inexiste, passa por cima de tudo e todos, mas para outras, ela nem existe, pode passar o caminhão de absurdos pelo cidadão todo dia, que ele não diz nada e acha que a culpa é do outro, só do outro.E assim caminha humanidade.

    E aí, Migão, o Flamengo, agora vai?

  2. Perfeito o comentário, Talita. liás, isso dá um post !

    Falei de mídia impressa porque foi o que me chamou a atenção no final de semana, mas podemos sim extrapolar.

  3. Bom dia!
    E este cansaço a jornais Migão, pode estar apenas começando.
    Este não comprometimento do judiciário com o curso de jornalismo confirma a avalanche de não-assuntos a serem derramadas nas páginas de jornais.
    Tudo bem, vamos pensar nas exceções.Tomara que os donos das grandes mídias façam a mesma coisa.

  4. Pois é. Cabe a nós agora não nos deixar levar por estas “versões da notícia” e procurar a notícia.

    P.S. – Recomendo a leitura da “Carta Capital”.

  5. A Veja está chatinha faz tempo, isso sem contar a quantidade de propaganda. Dela eu leio só o Pompeu de Toledo. Revista pra mim é Você SA, as semanais já as descartei à categoria salão de beleza, e olhe lá.

Comments are closed.