Coloco como minha homenagem um pequeno vídeo daquela que, para mim, foi a maior atuação dele com o Manto Sagrado: semifinal do Brasileiro de 87, Flamengo e Atlético/MG, primeiro jogo.
O jogo se realizou em 29 de novembro de 1987 no Maracanã, diante de exatas 118.001 pessoas.
Eu me recordo bem deste jogo, apesar de ser um moleque de apenas treze anos de idade, por vários motivos: primeiro porque foi a única vez em que briguei no Maracanã, segundo porque foi a primeira ocasião em que ministrei Johrei lá e, finalmente, porque a atuação do nosso goleiro me espantou.
A torcida do Atlético – valente, tenho de reconhecer – quis encarar a nossa massa e foi massacrada antes, durante e depois do jogo. O time deles era um bom time, muito bem treinado pelo saudoso Telê Santana, e dominou boa parte do tempo daquela partida.
Não fossem as defesas do nosso “Zé Grandão”, fatalmente teríamos perdido. No segundo tempo, o Bebeto fez um gol e fomos para Belo Horizonte com a vantagem do empate.
Abaixo coloco um pequeno vídeo deste jogo, como minha homenagem.
Para mim, ao lado de Gilmar Rinaldi, Zé Carlos foi o terceiro goleiro mais importante dos que eu vi envergar o Manto Sagrado; atrás apenas de Raul Plassman, o maior goleiro da história do clube, e Júlio César. Sua atuação foi decisiva tanto no Brasileiro de 1987 quanto na conquista da Copa do Brasil de 1990.
Descanse em paz, Zé Grandão.
O vídeo abaixo foi o melhor – na verdade, o único – que consegui no Youtube, e enfoca as grandes defesas do nosso arqueiro naquela tarde. Saudades do tempo em que os jogos começavam às 17 horas…
Esse era rubro negro de coração, vai com Deus!!!
Exato