Decididamente, o mundo dá voltas.

Fui cara pintada, participei de passeatas para o impeachment deste cidadão. Naquele momento, o país vivia ainda uma fase de sonho com a política. Eram tempos de consolidação da democracia, após 21 anos de ditadura militar.

Por outro lado, é forçoso reconhecer, olhando retrospectivamente, que os delitos que culminaram com o seu impeachment são de bem menor monta levando-se em conta o que ocorreu, por exemplo, na década de 90 e no início deste milênio.

Por que digo isso ? Porque não vi o noticiário ontem (tava fazendo mercado…) e hoje, dando aquela “mapeada” pelo noticiário na internet me deparei com os acontecimentos da sessão do Senado ontem.

Jamais diria que um dia concordaria com este cidadão, mas penso que ele tem razão em dois pontos: quando fala que “é o Senado como um todo”, ou seja, não há mais ou menos honestos; e quando se refere ao papel da grande imprensa.

Eu estou indignado com certos senadores – Artur Virgílio é um bom exemplo disso – que posam de vestais, criticam a presidência da casa, mas incorrem nos mesmos pecados. Isso tem nome: hipocrisia.

A varredura no Senado e na política como um todo precisa ser ampla, geral e irrestrita. Tirando uma meia dúzia de exceções que confirmam a regra, é tudo igual, é tudo reflexo da sociedade anti ética em que vivemos.

Vende-se a saída de José Sarney como uma panacéia que irá devolver a moralidade à política. Penso que o político em questão já deveria estar fora da política há muito tempo, mas para mim isto tem outro nome: golpismo.

Como já escrevi em outro artigo, a intenção de defenestrá-lo do cargo é dar à oposição o controle do Legislativo.

O PSDB já controla o Supremo Tribunal Federal, ou seja, o Judiciário, e a grande imprensa está em uma cada vez mais indisfarçada campanha política. Obtendo o controle do Congresso faltaria apenas convencer os militares para, uma vez mais, utilizá-los como ponta de lança para apear Lula do poder.

Apesar das (necessárias) concessões feitas, o Governo Lula contrariou muitos interesses ao dar atenção para as camadas mais pobres da população. A oposição já percebeu que não tem a menor chance em 2010.

Restariam dois caminhos: o bombardeio intenso a fim de tentar virar o jogo eleitoral, ou a quartelada pura e simples. Por isso estes movimentos a fim de obter pela força o controle do Senado Federal.

O Congresso não ficará mais ético com a saída dele de lá. Para isso, a vassoura precisa varrer mais e melhor. Entretanto, é luta política pura. Não se enganem.

Agora: triste é o país onde Fernando Collor de Mello tem razão…

24 Replies to “Collor, o Senado e a imprensa”

  1. Migão, fala sério, Migão… defendendo Renan Calheiros, Collor e Sarney? Onde o PSDB comanda o Supremo, Migão? Gilmar Mendes soltou Daniel Dantas (Opportunity), que sabe muito podre do governo Lula… Onde esta Delubio, Migão? Solto! E Marcos Valério? Solto?
    Não estou discutindo se houve maracutaia nos Governos Collor e FHC. Mas com Lula tinha que ser diferente, Migão. Cade a bandeira da ética e da transparência do PT? Ah, mas todos roubam… isso nao é justificativa, Migão. O Lula foi eleito pra ser DIFERENTE, ate pq tudo que pregava e vociferava nos microfones e palanques era contra isso que hj ele defende.
    Pq Lula defende Sarney? Para contar com o PMDB em seu palanque em 2010. Não caia nessa Migão… Ontem Renan Calheiros estava de mãos dadas com Collor, depois com FHC. Hj esta no palanque do Lula e amanha estará noutro palanque que melhor lhe seja conveniente.
    Abre o olho, Migão! rs

  2. E mais? Cade a UNE? Cade os cara-pintadas que foram pras ruas em 1992? A UNE não dá um pio pq é aparelho do estado, é caixa de ressonancia mantida por esse governo. Se fosse uma instituição isenta e independente, estaria já nas ruas. Fica clara a idéia de que em 1992 o impeachment de Collor não foi contra a corrupção e sim POLÍTICO, por políticos e partidos que queriam sucedê-lo.
    A melhor saída para o Senado é a latrina. Fechem o Senado! O povo brasileiro não sabe votar, não tem amadurecimento, só 17% liga pra política. A maioria só quer saber de comida – aí é campo fértil pra políticos oportunistas se elegerem.

  3. Fabrício, eu não estou defendendo esta turma. O que eu estou escrevendo é que o objetivo deste pessoal é conquistar o poder, não moralizar o Senado.

    Outra coisa: Daniel Dantas era nada menos que o “operador” de FHC. Por isso que Gilmar Mendes o protegeu.

  4. Na verdade a UNE já anda “adesista” há um bocado de tempo, desde pelo menos Itamar…

    Agora, não adianta fechar o Senado, porque eles que estão lá são reflexo da gente aqui.

    Povo que rouba moeda de 50 centavos quer reclamar dos políticos ?

  5. Mas querendo ou não conquistar o poder ou moralizar o senado, independente de ser contra ou a favor de Lula, é urgente que Sarney saia, renuncie. E não apenas isso: que pague tudo que roubou, que seja processado por crime de lesa pátria e seja preso (obviamente que se tratando de Brasil, é mais facil acreditar em contos da carochinha). Não basta só renunciar a presidencia do Senado. Tem q ser cassado – e preso. Renan Calheiros renunciou e hj está lá, solto e posando de ÉTICO. Jader Barbalho roubou a Sudene, foi eleito pro Senado, renunciou e esta solto.

  6. Migão, durante os governos Fernando Henrique, a UNE, CUT e MST clamavam em uníssono: “Fora FMI! Fora FHC!”. Peguei o primeiro governo FHC dentro de uma universidade pública e o que mais eu via era greve, passeata, mobilização de estudantes contra o governo. Coisa que não se vê, apesar de toda exposição visceral de corrupção do governo e senado/deputados, a UNE fazer. O MST está sumido, a CUT nem se fala mais. Sindicalistas estão em ministerios… Carlos Lupi (PDT, corrupto ate a raiz do cabelo) é um deles.

    Não adianta só limpar o senado, tem q ter algo mais radical. Eu sou totalmente contra voto de analfabeto, pq são totalmente manipuláveis.

  7. Fabrício, meu amigo, releia o texto. Tirar o Sarney não vai mudar nada em relação ao que está lá. Se é pra fazer a limpeza, que se faça direito.

  8. Hahaha… pelo raciocínio do Anônimo seria mais ou menos assim então: “O ladrão rouba o supermercado… mas… pra que prender o ladrão, se o crime acontece em todo lugar”.

    Fala sério, né?

  9. Hahahaha.

    Fabrício, acho que ele quis dizer que não adianta só tirar o chefe, que isso não vai limpar nem moralizar o Senado.

    Estão tratando a saída do Sarney como uma panacéia para todos os males dos políticos brasileiros.

    Na prática, querem atingir o Presidente, que cometeu o crime de olhar pela população mais pobre.

    A radicalização que começa a ocorrer me lembra muito 1954 e 1963/64. Mexeu no dedinho mindinho das elites, para-se o país.

  10. Hahaha… estao tratando Sarney como panacéia? Não, toda panacéia (PMDB, Renan, Collor etc) esta apoiando Sarney. Só isso.

    Não compare um estadista como Vargas a Lula.

    Não vou mais discutir isso. Parei por aqui.

  11. Fabrício, dá para se comparar sim. O problema é que tendemos a relativizar o passado, e viver com mais intensidade o presente.

    Só acho hipocrisia pedirem a saída do Sarney e não falarem nada do Arthur Virgílio, que tem um sobrinho sendo pago pelo Senado -e que mora em Paris ! é este o vestal da moralidade ?

    Se for, estamos fritos.

  12. Migão, na moral cara, defender Collor e Renan em nome de uma suposta governabilidade é rídiculo. Lula, Collor, Sarney, Jader, são todos farinha do mesmo saco, queira vc sim, queira vc não.

    Abraços,
    Robi

  13. Robi, pelo lado oposto você chega à mesma conclusão que eu.

    O que eu critico é este pessoal da oposição posar de vestal, quando tem os mesmos pecados. Pura disputa pelo poder.

  14. Em tempo: perto das estripulias feitas na época das privatizações – trabalhava com isso à época e sei como o negócio funcionava – o que está acontecendo agora é brincadeira de criança…

    Por isso que o Gilmar Mendes, ex-advogado geral da união no (des)governo FHC, protege Daniel Dantas com unhas e dentes…

  15. VERGONHA ESTE SENADO!! VERGONHA ESTES POLÍTICOS E VERGONHA O NOSSO POVO QUE NÃO PARTE PARA DESTITUIR DO PODER SARNEY, CALHEIROS, COLLOR E OUTROS BANDIDOS. CADÊ A UNE?? CADÊ AS PESSOAS DE BEM DESTE PAÍS?? CADÊ A JUSTIÇA QUE NÃO PEGA ESSA CORJA E COLOCA ATRÁS DAS GRADES, CONFISCA O PATRIMÔNIO E EXTIRPA DA VIDA PÚBLICA DE UMA VEZ.

    APLAUSOS…MUITOS APLAUSOS PARA PEDRO SIMON E CRISTOVAM BUARQUE!

  16. Em tempo: os políticos que estão lá são reflexo do nosso povo. Povo que rouba 50 centavos não pode reclamar dos políticos.

    Quem mais cobra moralidade é quem está mais sujo no galinheiro.

  17. O primeiro passo é tirar Sarney dali. Não dá pra mantê-lo. Sai, Sarney!

    O segundo ponto: Lula olhar pelo mais pobre? Fala sério, ne? O esquema do mensalão não beneficiou ninguem, a não ser do proprio PT. Quem saiu lucrando foi Delubio, Palocci (absolvido, olha a impunidade aí!), José Dirceu etc. Bolsa Familia é chantagem política que o povão ainda não percebeu.

    Terceiro ponto: não dá mesmo pra comparar Lula com Vargas. Vargas criou leis sociais (CLT), criou benefícios sociais, direitos trabalhistas, normalizou horas de trabalho…

    O que Lula fez que possa ser comparado a isso.

    Mexer no dedinho das elites? Quem sao as elites? Os grandes empresarios nacionais estao apoiando Lula…

    Quem paga o pato é a classe média: paga um dos maiores impostos do mundo e têm contra-partida de terceira categoria. Sustenta malandro no bolsa-família (vovó já dizia: não dê o peixe, dê a vara de pescar!).

    Entao eu queria saber quem são as elites…

  18. Mas a oposição não está se posando de vestal… a oposição só quer tirar Sarney.

    E amanhã ou depois de quem se descobrir a falcatrua, terá que sair também. É simples.

    Arthur Virgilio admitiu o erro e esta ressarcindo a União. Admitiu isso ao vivo, na TV Senado. E se tiver que sair, que saia tambem.

    Pior é Sarney, que mesmo depois de tanta pressão (justificada) pra sair, não sai… continua mentindo e dizendo não conhecer um cara que ele proprio foi padrinho de casamento…

  19. O povo tem que cobrar sim. O exemplo deve vir sempre de cima.

    Um pai que educa um filho, tem que dar o exemplo. Não pode cobrar do filho uma atitude correta se ele mesmo não dá o exemplo.

    Eu pago impostos, sou taxado em serviços free-lancers que faço em consultoria de historia, tenho o direito e o dever de cobrar do Lula que ele seja honesto.

    Eu sou a favor atualmente que se imploda o Senado e a Câmara. Sou a favor que o Lula saia imediatamente do Planalto e que nunca mais volte.

    Prisão para todos que roubam meu dinheiro, independente de partido político.

  20. Apenas para informação:

    Carta Capital é chapa branca do governo, vc sabe né?

    (o q não quer dizer que eu não vá ler, eu leio tudo, só que o Lula não me engana mais).

    PS – Não estou defendendo o DEM ou PSDB. Defendo a ética, a moralidade. Hj descobriram que o presidente do PSDB pagou viagem da filha pra Nova York com o dinheiro do povo. Eu acho q ele tem q sair também – e já.

    Comigo é assim: roubou? fez corrupção? TEM Q SAIR URGENTE.

  21. Chapa branca é um pouco de exagero, mas sei que é mais favorável ao governo. Um contraponto às “Vejas” da vida.

    Sobre o seu PS, estamos começando a concordar. Mas repito: muito da culpa destes arranjos vem deste modelo político falido que temos.

Comments are closed.