Estou para fazer um resuminho dos blogs que estão no lado direito do Ouro de Tolo há algum tempo, mas tinha faltado tempo. Agora vai.

Nem todos os blogs que leio estão ali, ou porque o Blogger não consegue ler o script – como o ótimo Escrevinhador – ou pelo fato de não passar todos os dias.

Todos os blogs desta lista recebem pelo menos uma visita deste que vos escreve diariamente, ou quase isso.

Vamos lá, sem ordem de preferência:

Flávio Gomes – Sobre automobilismo, do repórter veterano em coberturas de Fórmula 1. Também versa sobre outros assuntos e gosto da forma irônica como escreve.

A Minha Pátria é a Língua Portuguesa: do Xará Pedro Costa, possui um mosaico de locais e culturas muito interessantes de Portugal.

Lédio Carmona: do meu amigo, jornalista do Sportv, fala de futebol mas não só dele. Obrigatório.

Luis Nassif: sobre jornalismo e economia, com pitacos de música e arte. Sempre mostra o que há oculto no que parece convencional.

A Mil Por Hora: de Rodrigo Mattar, do Sportv. Notícias quentes de automobilismo e música;

FBI – Festival de Besteiras da Imprensa: escrito por um engenheiro mineiro, a imprensa por trás da imprensa. Tem especial “predileção” pela inacreditável Miriam (argh) Leitão.

Blog do Ico: do correspondente de Fórmula 1 da BandNews Luiz Fernando Ramos. Notícias atualizadas e história da categoria.

Prosa Online: blog do “Prosa e Verso”, caderno literário do jornal O Globo. Aliás, gostaria de indicações de outros bons blogs sobre literatura;

Diário Intramuros: mais recente aquisição da lista, é comandado por “Mrs G”, brasileira radicada em Londres. Tem a característica que eu havia pensado originalmente para o Ouro de Tolo, mais intimista.

Voudekombi: de Hélio Arcanjo, o “Chico da Kombi”, sobre futebol alternativo e de divisões inferiores.

Luciana Estevam: blog sobre artes plásticas e criações da autora, ex-colega de Pré Seminário.

Serendipity: da amiga Talita da Luz, também sob uma perspectiva mais intimista da vida.

Petrobras Fatos e Dados: o maior sucesso recente da internet. O último post apontado na lateral não é realmente o mais recente, não sei porquê não atualiza.

A Nossa Cozinha: do nosso colunista Emerson Mantovani, sobre gastronomia.

Ayïtian Nuvels: de José Renato Baptista, antropólogo que está no Haiti em pesquisa de doutorado. Um painel sensacional sobre o país.

Além do Jogo: do jornalista Marcelo Damato, sobre futebol e o seu lado oculto. Tem o mesmo problema do “Fatos e Dados”.

Quanto ao Ouro de Tolo, ele anda em uma fase mais de opinião do que ‘dias comuns e literatura’. Quando comecei a escrever, eu imaginava um espaço muito diferente. Mas ele ganhou vida própria e, hoje, estou muito satisfeito.

Este espaço sempre estará aberto a críticas e sugestões.

De certa forma, o Ouro de Tolo é que me mantém ‘vivo’ nesta rotina absolutamente crônica em que estou atualmente. É o meu cantinho e os leitores/visitantes são sempre bem vindos. Não se esqueça de divulgar se gostar, por favor.

Ressalto que todos os textos de minha autoria publicados neste blog têm livre reprodução e distribuição, desde que citada a fonte.