O excelente comentário do Bruno no post sobre José Sarney me leva a fazer alguns esclarecimentos sobre os dois posts que escrevi aqui esta semana.

Antes de mais nada: eu não estou defendendo o Presidente do Senado. O que eu alerto o tempo todo é que a campanha para retirá-lo do cargo não tem nada de moralidade.

José Sarney é representante do que temos de mais atrasado na política brasileira. Isto é fato. A questão é que estão vendendo a saída dele como se fosse a resolução dos problemas éticos do Congresso, quando sabemos que não é assim. Sou a favor de uma limpeza ampla, geral e irrestrita.

Por que o pessoal do DEM está “quieto” ? Simples, eles controlam há tempos a Primeira Secretaria da Casa e sabem que, se forem investigar a fundo, eles ficarão em maus lençóis.

Querem tirar ? Tirem. Mas levem junto todos aqueles que possuem os mesmos pecados. O que não dá é revestir luta política de “cruzada contra a moralidade”.

Sobre a Petrobras, o objetivo da CPI é claro: enfraquecer a posição da empresa na definição das leis e regras que regerão o pré-sal. Trabalho com contratação de serviços e meus 18 leitores não fazem idéia das normas e procedimentos que temos de seguir.

Em tempo: hoje existe muito menos influência política, em relação a outros tempos. Além disso, a Petrobras não depende de um centavo de dinheiro público: ao contrário, é a maior pagadora de impostos do país.

Bolsa-Família: pesquisa recente indicou que o programa agregou cerca de 2 milhões de votos a Lula. Ou seja, insignificante. Outro efeito ignorado é o estímulo à economia local do programa, que gera empregos em pequenos serviços e no comércio. Lembro que o benefício é atrelado à matrícula na escola.

Para fechar, se Lula quisesse se perpetuar no poder teria apoiado a emenda constitucional do terceiro mandato. Ele tem seus defeitos mas golpista, decididamente, não é um deles.

Golpista é parte da oposição e a imprensa, que já perceberam que, se depender do voto, não voltam tão cedo a ocupar o Planalto.


E vamos debatendo, que o contraditório é sempre bom.

10 Replies to “Os pingos nos is”

  1. veja só voce no post abaixo comentei com voce a questão da caminhada,hoje a tarde fui caminhar e aqui em brasilia é um lugar bem propicio e tal,na volta vem um pai com um casal de filhos,a menina por volta de cinco anos e o menino no colo uns tres no maximo,os dois vinham chupando chicletes,e para minha surpresa ela parou deu um sorriso e me ofereceu um,para minha surpresa,boa diga-se,fiquei tão feliz que agradeci umas tres vezes,o pai ficou todo orgulhoso com a atitude dela,e na hora pensei no que tinha lhe dito,realmente nem tudo está perdido,um abraço,bom domingo,e parabéns pelo dia de amanhã,ronaldo.

  2. e nesta questão politica para mim não tem um santo nesta história,é apenas uma prévia do que será a campanha politica de 2010,que promete diga-se,haja paciencia para aguentar tanta baixaria,que vergonha,ronaldo.

  3. Não se trata de fazer moralidade ou não no senado. Se trata de por pra fora um rato que tem não sei quantos atos secretos em sua conta. Sai, Sarney.

    Não sei de onde se esta tirando isso agora, de que “tirar o Sarney não vai resolver o problema”.

    Simples: tirem o Sarney dali. Depois, apura-se quem mais roubou, seja do PT, DEM, PSOL ou quem quer que seja.

    Falta vontade politica – de todos.

  4. Dificil acreditar que Serra vá fazer baixaria. Um político com biografia – presidente da UNE em seus aureos tempos (no tempo em que a UNE era séria; hoje a UNE é vendida e custeada pelo governo com investimentos de até 4 milhões de reais). Talvez a baixaria venha do outro lado.

  5. Eu não sei pq tanta celeuma com o assunto Petrobras… simples: se esta aparecendo indicio de irregularidade, apurem-se os fatos. Se a empresa não deve, não há o que temer.

    Lula nunca iria querer um terceiro mandato pq é esperto (esperteza é diferente de inteligencia): sabe que 3 mandatos seguidos é um tiro no pé, num regime democrático, político algum tem fôlego pra isso. Numa ditadura de Chavez, Fidel ou Stalin isso seria possível. Numa democracia, nunca.

  6. Bom dia, Fabrício.

    Procure acompanhar o que Serra vem fazendo em São Paulo. Ele possui o pior ranço do pessoal da antiga AP.

    Por outro lado, você pode não gostar do Lula, mas não dá pra dizer que ele não é inteligente para chegar onde chegou.

    P.S. – Sobre o texto histórico nem uma linha, né ?

  7. O Serra pelo que sei possui índices altissimos de aprovação. E acaba de implantar uma nova lei que ja pegou: a lei anti-fumo.

    Eu não tenho antipatia gratuita pelo Lula. Só que a corrupção que ele diz não saber, chegou a niveis alarmantes.

    FG

Comments are closed.