
Não foi a primeira vez em que acompanhei a categoria ao vivo e a cores – deve ser a quarta ou quinta ocasião – mas sempre é uma experiência diferente; ainda mais para um apaixonado por automobilismo como eu.
Infelizmente, não consegui chegar ao autódromo a tempo de aproveitar o passe de visitação aos boxes que eu detinha. Sair com crianças – sim, a Clarinha e a Aninha foram conosco – sempre acaba demandando um tempo acima das expectativas para a realização. De modo que, quando chegamos, já fomos direto para nosso local na arquibancada.
Não sem antes ser extorquido pelo flanelinha que guardou o carro, próximo ao condomínio Rio II – a cerca de um quilômetro do portão onde deveríamos encontrar os clientes convidados. O cidadão teve a cara de pau de cobrar R$ 20, e assim mesmo para deixar o carro na rua! Como era pagar ou pagar, fomos extorquidos. E ainda correndo o risco de ter o carro rebocado pelo “choque de ordem” da Prefeitura.
Um quilômetro, um quilômetro e meio depois de caminhada e muito sol, estávamos no autódromo. Assim que entramos, uma cerveja gelada para compensar o esforço. Com isso descobri que a palhaçada de proibir a cerveja é somente nos estádios de futebol.
O Autódromo Nélson Piquet, semi-destruído pela (des)administração César Maia, recebeu um bom público, embora inferior a outras ocasiões em que estive assistindo à categoria. Apesar de estarem com o protetor de ouvidos, as meninas estranharam um pouco o barulho, especialmente a Maria Clara.
A corrida em si foi bem disputada, apesar de, uma vez mais, termos visto proteção ao piloto Cacá Bueno. Em minha opinião a primeira largada só foi anulada porque ele ficou para trás, já que eu não vi nada que fizesse tal decisão ser tomada. A posição em que estava, no final da reta, permitia uma boa visão daquele ponto da pista.
Nós perdemos certos detalhes da prova porque não conseguíamos ouvir o narrador da prova, e algumas das disputas por posição ocorreram do lado oposto do traçado, onde não tínhamos visão. Ainda assim, foi bem divertido.
Vitória de Daniel Serra, filho do lendário Chico Serra, sua primeira na categoria. Não fiquei para assistir à categoria Light nem às Pick-ups, devido ao almoço com os clientes marcado pela empresa e que ocorreu logo depois.O piloto patrocinado pela empresa fornecedora da Fil-Rio terminou em décimo lugar na Stock Light, soube depois.
Na volta, nova caminhada, carro no lugar são e salvo, almoço e casa, que ninguém é de ferro.
Fiz pequenos vídeos da corrida, em especial das duas largadas, que irei colocar aqui amanhã pela manhã. Consegue-se ter uma boa noção do clima de velocidade presente.
(Foto: Stock Car, site oficial)