Dia extremamente corrido, chuva, diversos afazeres… mas vamos levando.
Leio em matéria do site G1 que o Playmobil está completando 35 anos neste 2009. Ou seja, ele tem a minha idade.

E quem vai fazer 35 anos como eu sabe que o Playmobil é parte inolvidável de suas infâncias e pré-adolescências. Como o Pica Pau, o Sítio do Pica Pau Amarelo, o Tom e Jerry e os autoramas, era presença obrigatória nas casas das crianças daquele tempo.

Na época, com fabricação nacional – se não me falha a memória era produzido sob licença pela Estrela – o preço era mais acessível e mesmo meninos como eu podiam ter o brinquedo. Eu viajava por horas com os bonecos, inventando mil brincadeiras e saindo do escopo dos bonecos originais. Muitas vezes misturava o bonequinho caubói com o tradicional em histórias que nada haviam a ter com a referência original.

A mesma carinha era caubói, piloto de corrida, jogador de futebol ou marido e pai. Trocava-se o cabelo dos brinquedos e se tinha um boneco novinho em folha. As histórias fluíam entretendo manhãs e tardes de pura magia. Inventava profissões, famílias, histórias pregressas e dramas pessoais para cada um deles. Isto quando não me personificava ou à minha família no entretenimento.

O interessante é que eu tendia a reproduzir o comportamento de minhas referências na atuação dos bonecos. Era um microcosmo do mundo em que eu vivia, talvez.

Eram velhos tempos que, obviamente, não voltam mais. Tempos onde não havia a preocupação com o dia a dia nem com as contas a pagar.

Hoje em dia, o brinquedo está bem mais caro, porque é importado diretamente da Alemanha. Entretanto, estou apenas esperando minhas meninas crescerem um pouco mais para poder reviver, junto com elas, esta parte tão especial do meu passado.

A notícia informa que haverá uma exposição dedicada aos brinquedos durante o mês de novembro. Quero ver se dou uma passada lá.

2 Replies to “Playmobil faz 35 anos”

  1. Pedro, apareça na exposição “Playmobil 35 Anos”, será muito bem-vindo: de 7 a 22 de novmembro, no Museu Militar Conde de Linhares, na Quinta da Boavista.

    Olha, antes de ser fabricado pela Estrela, o Playmobil foi produzido no Brasil pela TROL. E desde então, encanta várias gerações.

    Atualmente, é importado da Alemanha pela Sunny, e vendido a preço um tanto salgado.

    abs, ZEROCAL.

Comments are closed.