Uma das coisas boas de se viajar é que sempre consigo ler um ou dois livros. Desta vez, li dois e comecei um terceiro. Com isso, nossa seção “Resenha Literária” está de volta.
O livro que analiso neste post é “Chico Buarque”, de Wagner Homem. Ele se propõe a contar a história das canções de Chico Buarque, desfazendo mitos e fazendo revelações.
O autor é webmaster do site do cantor e compositor e amigo pessoal do mesmo. Consultou diversas fontes e arquivos disponibilizados pelo genial artista, de forma que é um painel bastante preciso da obra do maior compositor vivo da MPB.
Disposto em ordem cronológica, é uma sucessão de saborosas histórias e desvenda um pouco a maneira como Chico Buarque relacionava-se com seus parceiros. Inclusive os “duelos” mantidos com Tom Jobim para manter ou alterar determinadas letras.
Uma das revelações do livro é de que “Apesar de você” foi feita realmente em protesto contra o regime militar que vigia à época. Também faz justiça a Gilberto Gil, ao revelar que o trocadilho “Cálice/cale-se” é de autoria do baiano.
Aliás, um dos melhores momentos do livro é quando explicita as relações com a Censura dos Anos 70 e os subterfúgios do autor para driblar a instituição. Mostra como foi criado o personagem “Julinho da Adelaide”, a fim de ter suas canções aprovadas.
Leitura rápida, instrutiva e esclarecedora. Joga luzes sobre o processo de criação de um gênio. Além disso, traz letras de músicas que até eu, que me considero um razoável conhecedor da obra do artista, desconheço.
Excelente sugestão de leitura. Na Travessa, custa R$ 40.

3 Replies to “Resenha Literária – Chico Buarque”

  1. O Migão é um bom camarada….
    O Migão é um bom camarada ….

    O Migão é um bom companheiro ( do Lula)
    O Migão é um bom companheiro ( do Lula )

    ***** Parabéns Migão ******

    Felicidades, bolo de chocolate com velinhas ao lado da família e saúde, sempre…

Comments are closed.