
O livro é uma série de crônicas sobre futebol, uma vez mais. Entretanto, o ângulo é diferente do outro livro do mesmo autor que resenhei, “Os cabeças de bagre também merecem o paraíso”.
Este livro é uma série de crônicas do autor, também publicadas originalmente em jornais, onde ele cria um personagem fictício – “Zé Cabala” – que conversa com os espíritos de jogadores do passado e já falecidos.
Outra parte do livro são textos onde é feita a adaptação de grandes filósofos da história e sua atuação se técnicos de futebol fossem. Bastante interessante.
Leitura leve, que entrete e que trata o futebol sob ângulos que muitas vezes em nossas paixões não observamos. O texto irônico e reflexivo de José Roberto Torero faz pensar, muitas vezes, no componente absurdo que envolve este esporte e na maioria das situações não nos damos conta.
O livro é inferior ao outro resenhado do mesmo escritor, mas ainda assim recomendo fortemente. No Submarino está custando R$ 31,90. Você nem percebe que o livro acabou de tão prazeirosa é a leitura.