Final de ano, época de dar uma revisitada no que nos ocorreu no ano em que se finda.
Não vou falar muito sobre 2009 em termos pessoais porque, categoricamente, não há propriamente o que se dizer de relevante. Diria que o primeiro semestre foi razoável e o segundo ruim, em especial nos campos profissional e financeiro.
Pelo menos, no momento em que escrevo, existe chance de mudança no campo profissional.
Vida pessoal na mesma e vida social praticamente nula – dois ou três encontros com amigos, o show da Maria Bethânia e só. E festinhas infantis como nunca – calculo que tenha ido a cerca de trinta somente este ano.
Também foi um ano de muita proteção espiritual, com a Força Divina me conduzindo em momentos difíceis e de perigo. Missionariamente poderia ser melhor, mas foi razoável.
Feito este preâmbulo, vamos falar das coisas que além das minhas filhas me deram mais alegrias este ano: carnaval e futebol.

Depois de três carnavais me dividindo entre a Região dos Lagos, e a Sapucaí, em 2009 pude estar os quatro dias no templo sagrado do samba.
Primeiro dia (acima e abaixo), assisti ao Grupo de Acesso A e desfilei pela União da Ilha, dando uma modesta contribuição à escola insulana em sua volta ao Olimpo das escolas de samba. Por outro lado, a Santa Cruz me fez sonhar…

Domingo apenas assisti, depois de cinco anos sem ver ao vivo o Grupo Especial. Na segunda, o ponto alto: após três carnavais ausente a volta à Portela (foto ao alto). E logo com um terceiro lugar, a melhor colocação na escola nos últimos quinze anos.
Pela primeira vez pude desiflar no Sábado das Campeãs.

Fechando com grande estilo, dois desfiles no Grupo de Acesso B, o melhor dia do carnaval na Sapucaí: como “Diretor de Harmonia” na União de Jacarepaguá (acima) e na diretoria do Boi da Ilha do Governador (abaixo). O resultado de Jacarepaguá foi muito bom, o do Boi da Ilha nem tanto. Mas dois momentos bastante agradáveis.
Sem dúvida alguma, junto com 2004 foi o melhor carnaval da minha vida.

Em termos futebolísticos, 2009 terminou de uma forma que nem nos mais delirantes sonhos se poderia fazer: o Flamengo fazendo pela primeira vez em sua história a “dobradinha”, ganhando o Estadual e, após longo jejum, o Brasileirão.

Ressalte-se que a conquista do Estadual deu ao clube a hegemonia definitiva em termos regionais, além de ser um tricampeonato. Estava lá, embora não tenha registro – meu celular à época não tinha câmera.

Aliás, fui pé-quente este ano: fui no jogo do tricampeonato, no jogo que iniciou a arrancada ao hexa e na catarse final.

Sem dúvida alguma, um ano feliz em termos esportivos. Sem contar a conquista das Olimpíadas de 2016 pela Cidade Maravilhosa, também um fato marcante deste ano.
Por outro lado, tem algo errado quando as maiores alegrias que temos em um ano são as originadas pelo carnaval e pelo futebol. Contudo acredito que 2010 seja um ano melhor.
Assim espero.

2 Replies to “Retrospectiva 2009 – Carnaval e Futebol”

Comments are closed.