Estive no final da manhã de hoje na Cidade do Samba, local onde se confeccionam os carros alegóricos das doze escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Por R$ 2, você pode entrar e ver de uma passarela a preparação das escolas.
Como tirei várias fotos, irei dividir as minhas impressões em dois posts, divididos pela colocação no ano passado: neste tópico seis escolas, amanhã de manhã as outras seis.
A opinião geral é a de que teremos um desfile melhor este ano em termos de alegorias. Não há nenhum grande atraso e as alegorias me parecem melhores em concepção que ano passado.
Vamos escola a escola:
1 – Salgueiro
Diria que foi o segundo barracão que eu mais gostei, mas está abaixo de 2009. Ainda assim, vem forte. Andamento na média das outras, com carros em decoração, na madeira e ainda em ferragens.
A Academia vem forte de novo.
2 – Beija Flor
Dificuldade muito grande para tirar fotos, consegui apenas essa. Estou até agora perguntando onde está Brasília, porque só vejo monstros, monstros e mais monstros. Andamento semelhante ao do Salgueiro.
3 – Portela
Apesar de um pouco mais atrasada que outras escolas, para o tradicional da escola está bem adiantada, com carros em início de decoração e apenas um deles ainda no ferro.
Se realmente os carros vierem com os efeitos de luzes e movimentos planejados, será o melhor barracão portelense em muito tempo.
Ao que parece, não teremos a correria habitual neste barracão este ano. Achei interessante o que começa a tomar forma.
4 – Vila Isabel
Outro barracão com alto stress para tirar fotografias. Do que tem pronto, foi o que mais gostei, com alegorias “limpas” e facilmente contextualizadas no enredo.
Andamento parecido com o de outras escolas, na média. Infelizmente não consegui fotografar, mas o cometa que abre o desfile está muito legal. A Vila Isabel vem com tudo.
5 – Grande Rio
Para a “salada” que é o enredo, até que gostei. Tem um carro com os símbolos das agremiações co-irmãs e outro com um pássaro que parece, mas não é uma águia. Achei as alegorias diferentes do estilo “penteadeira de puta” do ano passado, e isso é bom.
Está menos adiantada que outras escolas, mas não deverá ter problemas para finalizar os trabalhos.
6 – Mangueira
Barracão onde sofri uma lamentável ameaça de agressão – que ainda bem que ficou só na bravata – e do qual não gostei de quase nada. Há dois carros em tons mais fortes, talvez imaginando um final de desfile já com o dia claro.
Achei tudo muito óbvio e previsível. O carro que reproduz um calhambeque e um rosa (foto abaixo) parece estarem sendo preparados para um eventual final de desfile com o dia claro – ainda estaremos sob o horário de verão.
Junto com o barracão da Viradouro, foi o que menos gostei.
Amanhã de manhã cedo, as outras seis escolas.
O barbudo da alegoria da Beija-Flor é o mesmo gaúcho do carro alegórico do desfile de 2005… mas com barba crescida. rs
Migão, vc também resolve tirar fotos na cidade do samba… cuidado que os bicheiros vão te caçar, hein? hehe
Amanhã de manhã tem mais, gostei da Imperatriz.
Tirando Mangueira, Beija For e Mocidade, não tive problemas.
p.s. – eu jamais diria que o enredo da Beija Flor é Brasília com os carros que vi lá.
Acho que vc é recalcado! Mangueira vem com tudo esse ano!!!!!!!!!!!!!!111
Certamente não é manbgueirense e tem inveja….
Bom carnaval!!!!1
Gente nao posso imaginar como tudo isso foi incendiado :S