Nos últimos anos, o futebol carioca sempre teve uma saudável tradição: a marcação de uma partida pelo Campeonato Carioca no sábado de carnaval. Era mais uma opção para o turista que está na cidade para as festas de Momo e que pode conhecer o templo sagrado do futebol mundial.
Anteriormente, a a partida era marcada em um horário que permitia aos interessados irem ao Maracanã e depois deslocarem-se ao Sambódromo, a fim de acompanhar desde o início o desfile do Grupo de Acesso A – que há alguns anos vem lotando as dependências do Sambódromo.
Entretanto este ano a tradição, saudável tradição, foi quebrada. Vasco e Fluminense farão uma das semifinais da Taça Guanabara às 18:30 !
Lembro aos leitores que, por conter duas escolas a mais em relação aos últimos anos o desfile terá início às dezenove horas. Ou seja, quem for ao jogo e à Sapucaí perderá, na melhor das hipóteses, as três primeiras escolas a desfilarem – sendo que uma delas é o Império Serrano, a maior atração da noite e segunda a pisar a passarela de desfiles.
A justificativa para a alteração do horário é de que a temperatura é menor, bem como atender aos interesses da televisão – que, ao que parece, não transmitirá a partida em televisão aberta. Infelizmente, é uma atitude sem a menor visão empresarial e que somente irá prejudicar a todos os interessados.
Contudo, é algo que não me surpreende nem um pouco, haja visto a postura da rede de televisão detentora dos direitos, monopolista, de somente “ver o próprio umbigo e o resto que se dane.”
Outro ponto a ser verificado é a questão do efetivo policial, além dos meios de transportes. Ao que parece, são apenas detalhes.
Realmente, simplificar é difícil. Complicar é mais fácil. Idiotice pura.
(Fotos: Globoesporte.com)