Rapidinho, o que achei do desfile de ontem, do Grupo de Acesso A:

1 – Unidos de Padre Miguel:

Vi pouco do desfile, porque tinha de ir para a concentração, mas me pareceu bem cuidadosa. A escola foi prejudicada pelo fato de terem iniciado o cronômetro antes de estar pronta. Deve brigar por colocações intermediárias.
2 – Império Serrano:
Desfilei pela escola (foto) e a impressão é de que, embora um bom desfile, “não aconteceu”. O som estava muito ruim, chegando a falhar totalmente em determinado momento, e isso prejudicou bastante o andamento da escola da Serrinha. Segundo soube a porta bandeira teve problemas exatamente em frente á cabine dos jurados.
A princípio acho que não briga pelo título, mas como este grupo é imprevisível…
3 – Império da Tijuca
Bom desfile, embalado pelo melhor samba inédito deste ano. Achei o enredo de leitura difícil, mas não sei se foi falha do carnavalesco ou ignorância minha mesmo. Bateria sensacional, uma das melhores da noite – com uma bossa muito bem feita através dos atabaques.
Não acho que ganhe, mas pode ficar bem colocada.
4 – Paraíso do Tuiuti
Bom desfile na parte plástica, com um desenvolvimento de enredo bastante interessante. A surpresa negativa fica por conta do chão da escola, muito, mas muito aquém do tradicional na agremiação. A bateria, embora correta, também estava abaixo do costumeiro.
Em um outro ano se manteria no grupo, mas em 2010, sei não…
5 – Inocentes de Belford Roxo
A escola não foi o fiasco que se imaginava, mas passou claramente um degrau abaixo das outras. O samba era tão chato – embora bem puxado – que dei graças a Deus quando acabou. Demais segmentos apenas corretos, embora com alegorias um pouco abaixo do restante do grupo – e muita reciclagem de anos anteriores e de outras escolas.
Em minha opinião, será a última colocada. Mas como é a escola do Presidente da Lesga…
6 – Renascer de Jacarepaguá
Desfilaço. Os carnavalescos Paulo Barros e Wagner Gonçalves estão de parabéns. O criativo enredo sobre uma cidade no fundo do mar me fez lembrar dos melhores momentos do saudoso Fernando Pinto.
Samba e bateria corretos não comprometeram. Apesar da comissão de frente, seria a minha campeã, por ser a única a sair da mesmice.
7 – Caprichosos de Pilares
Um bailão de carnaval, no sentido mais estrito do termo. A reedição funcionou muito, e escola e público cantaram como se não houvesse amanhã. Um desfile de escola de samba na acepção mais primitiva do termo.
Com alegorias fracas e fantasias idem, não deve ganhar. Mas se julgarem direito samba enredo, harmonia e evolução… o som falhou totalmente e assim mesmo a escola deu um show.
8 – São Clemente
Desfile correto, mas burocrático e, porque não dizer, chato.O samba não funcionou e foi outro que dei graças a Deus quando acabou. Senti certo descompasso entre o samba e o desenvolvimento do enredo, que ficou em um dúbio meio termo entre o crítico e o “chapa branca”.
Pode até vencer, mas seria um prêmio ao conservadorismo.
9 – Acadêmicos de Santa Cruz
Um desfile honesto o da escola, apesar do samba ruim. Cantou bem mais que em anos anteriores.
Pode até vencer, mas acredito que fique lá pelo quinto, sexto lugar. Gostei do desenvolvimento do enredo, conservador mas bastante claro.
10 – Acadêmicos da Rocinha
Escola com um mar de camisas – inclusive uma para “convidados”, e isto escrito nas roupas – e meio antipática com o público. Achei o de sempre, bom desenvolvimento mas chão muito fraco. A escola correu muito no final para não estourar o tempo, e a bateria vacilou exatamente em frente ao jurado – embora estivesse estranha o tempo todo.
Muita gente gostou muito e a coloca como uma das favoritas, eu particularmente não achei isso tudo.
11 – Estácio de Sá
Outra das grandes favoritas, apesar da correria no final. Boa bateria, bom samba, fantasias e alegorias adequadas… Não será surpresa se for a grande vencedora.
12 – Acadêmicos do Cubango
A escola de Niterói fez um desfile correto para seu enredo sobre o Palácio Universitário da UFRJ – e não sobre a loucura, como dito em muitos lugares. Enredo de boa leitura, samba e bateria eficientes, fantasias e alegorias competentes – embora estas últimas tenham abusado da forma de “caixote”.
Pode sim legitimar o que se falava antes do carnaval, embora a meu ver tenham havido desfiles superiores.
Ao contrário da impressão do Dr. Walkir, achei o desfile como o de melhor nível desde pelo menos 2004. Temos aí cinco ou seis escolas que podem sim se sagrar vencedoras. Meu resultado seria o seguinte, já tendo certeza de que devo ficar longe do escrutínio oficial:
1 – Renascer
2 – Estácio
3 – Caprichosos
4 – Rocinha
5 – Cubango
6 – São Clemente
7 – Santa Cruz
8 – Império da Tijuca
9 – Império Serrano
10 – Padre Miguel
11 – Tuiuti
12 – Inocentes.

2 Replies to “Impressões – Acesso A”

Comments are closed.