Continuo achando que tenho um talento mal aproveitado para desenvolver enredos carnavalescos. Até agora não fui procurado por nenhuma escola de samba para desenvolver os temas que sugeri nesse espaço. Pensei seriamente em desistir. Boas novas, entretanto, me fazem insistir na ideia. Explico no próximo parágrafo.
Recebi a notícia de que, para 2011,  a Mocidade Independente de Padre Miguel fechou um patrocínio com o Ministério da Agricultura. A Independentes de Belfort Roxo, por sua vez, contará na avenida a trajetória dos Mamonas Assassinas.  Dois assuntos que honram o carnaval e têm até pontos de convergência – a agricultura canarinho e os mamonas cantores. Embalado pelas boas novas, saco aqui mais uma sugestão para o carnaval de 2011:  Você já foi à Bahia?
O título, evidentemente, é manjadíssimo. Você já foi à Bahia ? é o filme que a Disney realizou em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, no ambiente da Política da Boa Vizinhança. Os yankees estavam investindo pesado na propaganda de aproximação entre os Estados Unidos e a América Latina. O temor de uma possível ligação entre os países latinoamericanos e o eixo nazifascista justificava o esforço em busca de um clima favorável  entre o Tio Sam e  os cucarachas.
A história é simples: O Pato Donald, norteamericano clássico, faz aniversário e recebe uns presentaços – viagens fabulosas ao Brasil, guiado pelo  Zé Carioca, e ao México, onde o cicerone do pato é o Panchito. Os três acabam pintando os cavacos por essas bandas.
Os  amigos se esbaldam  na Bahia, onde conhecem uma garota brasileira, representada por Aurora Miranda, visitam a Igreja do Bonfim e se entopem de  vatapá, acarajé, quindim, abará e quejandos. A trilha sonora, monumental, tem  Ari Barroso [ Os quindins de yayá e Bahia ] e Dorival Caymmi [ Você já foi à Bahia? ].
Os leitores devem, a essa altura, imaginar que estou sugerindo um enredo que conte – ipsis litteris – a trama do filme. Negativo. Sou da linha do mago Paulo Barros e gosto de inventar, além de saber que o negócio das escolas de samba  hoje é arrumar uns merréis. O filme é a inspiração para um babado meio diferente: O enredo Você já foi à Bahia? contará uma visita do trio Pato Donald, Zé Carioca e Panchito às Casas Bahia, em  dia de liquidação.
Imaginem que beleza – Zé Carioca é o cicerone de Donald pelos corredores de uma filial das Casas Bahia e convence o pato a experimentar as novidades em eletrodomésticos e produtos de cama, mesa e banho que o magazine oferece aos clientes. Tem cheiro de título.
Em se tratando de Bahia e escolas de samba, temos que inserir na trama os Orixás. Exemplifico: Xangô, o poderoso senhor do fogo, aparece como o responsável pelo fogão de doze bocas que o Donald compra em cento e vinte prestações. Exu, o responsável pela comunicação entre os homens, comanda o setor de telefonia celular. Oxum, a senhora do dengo e da formosura, seduz Donald e o convence a comprar roupas de cama e toalhas belíssimas. Dá pra pintar o sete em termos de alegorias, adereços e truques de ilusionismo.
Na atual disputa de mercado entre os magazines – com fusões e o escambau – duvide-o-dó que o grupo Pão de Açúcar, que controla as Casas Bahia, vá perder a chance de fazer essa divulgação fabulosa em plena Marquês de Sapucaí, com transmissão garantida pela Globo para cento e tantos países.

Vou mais longe. O enredo pode, quem sabe?,  ser o primeiro passo para a criação das escolas de samba Grêmio Recreativo Acadêmios do Ponto Frio, Unidos das Casas Bahia, Independentes da Ricardo Eletro e Mocidade das Americanas.Com. O desfile das escolas, afinal, precisa se renovar sempre.

Tudo é questão de propaganda, só mudam as finalidades. O filme de 1944 defendia a causa da aproximação americana contra o demônio do totalitarismo. Nos dias atuais – nesse Brasil  de petistas e pessedebistas, onde os gatos são pardos e utopia é o sonho da rapaziada de participar do Big Brother – o negócio é descobrir a melhor maneira de vender televisão, geladeira, candidato, liquidificador e celular de última geração.
Será que dá samba?

4 Replies to “VOCÊ JÁ FOI À BAHIA? O ENREDO”

  1. Fala Simas!
    Estou perplexo. Você ainda não foi contactado por nenhuma Escola de Samba do grupo Especial (Se bem que nós sabemos que Especial é o grupo no qual desfila o Império Serrano)para desenvolver esses magníficos enredos?
    Cordiais Saudações!

Comments are closed.