Quinta feira corrida, muito, muito trabalho, mas estamos aqui.

Meus 58 leitores sabem que este blog é bastante crítico quanto aos governantes tanto do Estado quanto da Prefeitura do Rio. Entretanto, a justiça é um dos valores deste Ouro de Tolo, e temos de elogiar quando se é passível de tal ação.

Faço esta introdução para falar das obras que vem sendo feitas na Linha Vermelha a fim de trocar o asfalto. Para aqueles que não são aqui do Rio, a via expressa é a principal ligação entre o Aeroporto Internacional do Galeão e o Centro da Cidade do Rio por um lado. Por outro, é acesso aos municípios da Baixada Fluminense.

Escrevi alguns posts atrás sobre o transtorno que vinha sendo causado pelas obras na via, feitas muitas vezes no horário do rush. Tais obras consistem em novo recapeamento total da via e a instalação de sinalização, até então bastante deficiente – à exceção, claro, das placas indicando os pardais…

Contudo, sou obrigado a reconhecer que o trabalho, pelo menos desta vez, está sendo bem feito. Toda a massa asfáltica de vários consertos foi retirada, colocou-se uma espécie de “tela” trançada de aço como sustentação e aí sim lançou-se novo recapeamento asfáltico. Por fim, refez-se a sinalização.

Pelo menos no trecho em que o serviço está pronto – entre São Cristóvão e a entrada da Ilha do Governador – tenho de reconhecer que ficou muito bem feito o serviço. O piso está um tapete, sem buracos, calombos ou imperfeições. Até a lombada clássica que havia na descida do viaduto, no Caju – e que seria capaz de causar um acidente se o carro viesse em alta velocidade – foi corrigida e não existe mais.

Além disso, foram colocados “olhos de gato” nas faixas divisórias das pistas e sinalizadores nas muretas do lado esquerdo. Neste último caso alguns dos filetes reflexivos parece que se soltaram, mas não tira o mérito do trabalho realizado. Não sei se soltaram realmente ou foram “retirados” por amigos do alheio.

Não sei exatamente o valor gasto, mas apesar dos percalços e do transtorno causado aos motoristas não posso deixar de registrar o excelente trabalho feito pela Secretaria de Obras da Prefeitura.

As pessoas possuem o hábito de rotular as coisas: “político não presta”, “fulano é isso”, “beltrano é um injustiçado”. Como em tudo na vida há acertos e há erros.

Este é um dos acertos. Independente de onde vierem, podem e devem ser aplaudidos. não tira a independência de nossas opiniões e posicionamentos, pelo contrário.

2 Replies to “O que é bom a gente aplaude”

  1. Certamente que o prefeito zona sul não esta fazendo essa obra por questões da caridade ou porque resolveu ajudar o cidadão que mora na zona norte e baixada. Época de eleição, sabe como é, né?

    Não se questiona o valor da obra. Obras são obras.

    O unico probleminha é que as obras são feitas DURANTE o dia e se arrastam ha pelo menos 4 meses.

    Diariamente, quando tenho que ir ao centro, levo em media, 1h30 por conta do fechamento das pistas.

    Daria perfeitamente pra fazer a obra SÓ a noite. Mas seria muito pedir isso, né?

  2. Fabrício, óbvio que é por causa de eleição, mas o que eu estou chamando a atenção é que a obra foi bem feita.

    Normalmente jogariam o asfalto por cima de qualquer jeito e vida que segue.

Comments are closed.