“Inspire-se em Rocky Balboa para 2011
Ao final desse post, meus leitores irão entender por que minha inspiração para 2011 está vindo de Rocky Balboa, famosa série de filmes que o ator Silvestre Stallone imortalizou.
Início de ano sempre nos remete a renovação. As pessoas fazem inúmeras promessas nesses primeiros dias e ficam resumidas a somente promessas, mas que tal coloca-las em prática? Saúde, finanças, consciência, carreira e relacionamento são alguns dos temas que citaremos. Veja a lista abaixo, escolha suas prioridades para este ano, inspire-se e comece a colocá-las em prática já! Lembre-se também de traçar metas realistas: hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje. A chance de sucesso é muito maior se tivermos objetivos factíveis.
1- Perder peso, se exercitar mais e melhorar a alimentação
Essas são algumas das resoluções da área da saúde que a maioria das pessoas faz. Mas o que nos faz desistirmos?
Nossa vida atribulada, cheia de compromissos e de tarefas, faz com que deixemos nossa saúde de lado. Mas lembre-se que não estamos ficando mais novos e que qualidade de vida em nossa velhice será de suma importância para almejarmos passar dos oitenta anos. A expectativa de vida do brasileiro cresce a cada ano, mas profissionais de saúde se perguntam diariamente: como estará essa população idosa quando eles mais precisarem de sua saúde? Será que suas máquinas estarão em pleno funcionamento?
Pensar hoje, enquanto ainda estamos jovens, em nossa velhice é a chave para o sucesso para que não tenhamos que nos preocupar com isso tarde demais. A grande resposta disso tudo é a prevenção. A alimentação saudável aliada a exercícios físicos pode ser considerada um grande chavão, mas não tem receita mágica ou milagre. Se você não se cuidar hoje pensando no seu futuro, quem irá fazer isso por você?
2 – Controle seus gastos e faça reserva de seu dinheiro
Os gastos de fim de ano são o suficiente para deixar muita gente na corda bamba para os próximos seis meses de 2011. E ainda tem gente que continua gastando mesmo com dívidas em cartões de crédito, empréstimos e limites de banco. Todo janeiro temos sempre IPVA e IPTU. Ah, e ainda tem o carnaval, que este ano será em março…
Para os que tem filhos, tem matricula das escolas (em caso de nova) ou mensalidade, material escolar e uniformes novos. Só aí deixa-se um percentual enorme da reserva. Se tiverem reserva, não é? Se você não faz, te garanto querido leitor: você estará em apuros. Nosso editor é um especialista em orçamentos, economista formado pela UFRJ. Logo teremos aqui um post sobre orçamento pessoal.
Administre melhor seu tempo. Você verá que estará economizando “alguns dinheiros” para o futuro. Otimização é a palavra de ordem!
3 – Consumo consciente
Comprar tudo que ver pela frente por impulso ou para ostentar riqueza está fora de moda. Além de criar divida, o novo consumidor sabe bem o que está levando para casa e avalia todos os pontos daquele produto ou serviço antes de comprá-lo, tais como:
3.1) A forma como foi produzido;
3.2) Os impactos causados pelas matérias-primas utilizadas;
3.3) O transporte até o ponto de venda ou ao local de serviço contribuindo para emissão de carbono;
3.4) a condição de trabalho dos empregados (ainda existe trabalho escravo e infantil no mundo, e no Brasil também);
3.5) as ações de responsabilidade sócio ambiental da empresa e até o excesso de embalagens, e se ela poderá ser reciclada ou não são pontos que pesam na hora da compra.
Essa pode ser uma boa atitude para ser adotada este ano. Comprar produtos duráveis e de boa qualidade e procedência ou comprar por serviços que te respeitem como consumidor é uma forma elegante e responsável de reduzir seus impactos no dia a dia.
4- Decole sua carreira
Aposte em você. Não pare de estudar nunca. Sempre esteja atento a novidades em sua área de atuação. Congressos, seminários, workshops são excelentes pedidas para aprimorar seus conhecimentos e fazer ‘networking’.
Os grandes especialistas dizem que você precisa estar cercado das pessoas certas para fazer com que sua carreira alavanque. E esses são os lugares certos. Aprenda com a sua concorrência, veja o que eles estão fazendo. Um pouquinho de ‘benchmark’ não faz mal a ninguém e faz com que a gente saia da zona de conforto. Tenha seu curriculum sempre atualizado, e uma cópia digital sempre a fácil alcance; você nunca sabe qual amigo pode te mandar um e-mail pedindo seu currículo urgente e você não pode demorar para enviar, certo?
5 – Relacionamento
Tenho amigos e amigas que reclamam que não acharam ainda a pessoa ideal. Ou porque estão procurando no lugar errado ou porque o nível de exigência é sempre muito alto. É claro que existem casos de casais que se conheceram na balada e que vivem felizes, mas é um percentual muito pequeno. Normalmente os relacionamentos acontecem porque alguém, amigo comum do casal, os apresentou.
Existem pessoas que sempre acham um defeito nos outros, nunca ninguém é bom o suficiente para ela. Talvez seja você mesmo que não é suficiente para ninguém. Altas expectativas sempre causam grandes quedas. Não seja tão duro com você e com os outros. Todos nós temos defeitos enormes e nunca chegaremos à perfeição, nossa eterna busca. Mas contanto que continuemos tentando e saindo da nossa zona de conforto estaremos sempre melhorando.
Se você já tem ‘o chinelo velho para o seu pé cansado’, lembre–se que relacionamentos caem na rotina do dia a dia. Cansaço, contas a pagar, stress são grandes motivadores para a rotina. Sair dela é fundamental para que você tenha um relacionamento longo, duradouro e sadio. Mudança de ares, novas possibilidades são sempre bem vindas quando o assunto é sair da rotina, mesmo que os filhos e as contas estejam sempre rondando a área.
Para encerrar esse primeiro post de 2011, encerro com uma citação que acabei de ouvir enquanto escrevia esse post. Estou vendo nesse momento o filme Rocky Balboa (sim, sou viciada em todos os filmes dele! Haha!). Acho que tem muito a ver com o que escrevo acima. O contexto da frase no filme é o Rocky dando uma lição de moral em seu filho. Segue a citação no original e abaixo a tradução livre que fiz.
“The world ain’t all sunshine and rainbows. It’s a very mean and nasty place, and I don’t care how tough you are, it will beat you to your knees and keep you there permanently if you let it. You, me, or nobody, is gonna hit as hard as life. But it ain’t about how hard ya hit. It’s about how hard you can get it and keep moving forward. How much you can take and keep moving forward. That’s how winning is done! Now if you know what you’re worth, then go out and get what you’re worth. But ya gotta be willing to take the hits, and not pointing fingers, saying you ain’t where you wanna be because of him, or her, or anybody! Cowards do that, and that ain’t you! You are better than that!”
“.. O mundo não é um mar de rosas. É um lugar ruim e asqueroso… e não me importo quão durão você é… ele te deixará de joelhos e te manterá assim se permitir. Nem você, nem eu, nem ninguém baterá tão forte quanto a vida. Mas isso não se trata de quão forte pode bater. Trata-se de quão forte pode ser atingido… e continuar seguindo em frente. Quanto você pode receber e continuar seguindo em frente. É ASSIM QUE A VITÓRIA É CONQUISTADA! Agora, se você sabe o que você vale, saia e vá conseguir o que você merece. Mas você tem que estar disposto a receber os golpes, e não apontar dedos, dizendo que não é onde você quer estar por causa dele, dela ou de ninguém! Covardes fazem isso, e você não é isso! Você é melhor do que isso!”
Feliz 2011 e ande na linha! Vamos juntos!”