Excepcionalmente na quinta feira, temos mais uma edição da coluna “Mr. Beer and Miss Wine”, assinada pela promotora de eventos e historiadora Thatiane Manfredi. O tema de hoje são dicas de passeios para aqueles que, como a autora, detestam o verão e mais ainda praia.
Eu costumo brincar que no Rio de Janeiro, hoje, existem apenas duas estações no ano: o “verão”, que é de junho a novembro, e o “inferno”, de dezembro a maio. Não chego a odiar praia como a autora da coluna, mas confesso que a cada ano que passa menos gosto de ir para dentro d´água e ficar torrando no sol.
Cada vez mais praia para mim é chapéu panamá, cerveja gelada, peixe frito e sombra. E preferencialmente fora do Rio de Janeiro. Quanto a tumultos, ultimamente somente estádios de futebol e Sapucaí ainda tolero – mas mesmo minha frequência a estádios diminuiu muito nos últimos tempos.
Vamos ao texto.
“Odeio Verão
Sim, eu odeio verão, odeio calor, odeio praia e odeio tumulto. O único tumulto que tolero são os de shows de rock, de resto, tô fora! Praia lotada, engarrafamento, calor senegalês, tumulto. Se só em pensar nessas palavras você se apavora, assim como eu, as próximas linhas desse post te agradarão bastante.
Sempre detestei verão e calor. Não vou a praia há nove anos e não me faz a mínima falta. Acho sempre outras possibilidades. Minhas férias são em torno de dez dias entre os meses de janeiro e fevereiro, normalmente.
Sempre opto em viajar, em sair do Brasil e ir para o inverno do hemisfério norte, por questões óbvias. Exatamente o contrário que as pessoas normalmente fazem. Mas existem alguns circuitos off praia, chopp e shopping para se fazer durante o verão. Se você é do mesmo time que o meu e não tem para aonde ir, aproveite algumas dessas idéias:
Pedra da Gávea
Reúna um grupo de amigos (algumas pessoas desse grupo precisam ser experientes em escaladas, ok?), alugue os equipamentos de segurança e vá se divertir. A vista lá de cima é uma das coisas mais lindas que existem. Essa foto (acima) foi tirada pela minha amiga Elisa Schulz durante a subida dela e de alguns amigos à Pedra da Gávea.
Olha só que beleza essa paisagem! Obrigada amiga pela foto!
Reserva Biológica de Tinguá
Criada para os que querem ir no contra fluxo do engarrafamento das praias apinhadas de gente, esse parque fica em Nova Iguaçú, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.
Existem cachoeiras lindíssimas e uma reserva biológica quase inexplorada pelo turismo oficial do Rio de Janeiro [N.doE.: eu mesmo não conheço]. Sugiro um dia inteiro com a família.
Lembre-se que o lixo que você produzir, você deverá descartar de forma consciente.
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
No Jardim Botânico você pode fazer piqueniques com a sua família e aproveitar o dia no frescor de um local arborizado. Localizado em local de fácil acesso na zona sul carioca, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi criado por D. João IV em 1808, mas aberto a visitação pública somente em 1822.
Novamente: lembre-se que o lixo que você produzir deverá ser descartado por você e de forma responsável. A entrada custa apenas R$ 5, com gratuidades para crianças até sete anos e idosos acima de sessenta.
Uma curiosidade: pode-se fazer festas de aniversário nas dependências do Jardim Botânico. Mas há limitações: não podem haver balões e enfeites, e nem bebida alcoólica. O editor deste Ouro de Tolo provavelmente não irá gostar…”
Gostei muito do post, porque me identifico com essas ideias. Sou portuguesa e vivo em Portugal, e desde a minha adolescência em 1996 que deixei e enjoei de praia. Detesto calor, apanhar sol, barulho, musica alta “hits de verão”(AAaarrgh)e que também só tolero em concertos de rock/metal.O verão cansa-me,odeio aquele ambiente excessivo,odeio sentir transpiração.Para mim o verão é para trabalhar num local fechado com ar condicionado.. Mas aqui sou vista como estranha…todos (á excepção de alguns amigos que concordam comigo)acham bizarro como eu como portuguesa nao gosto de praia. Pois nao, e então. Adoro serra, campo, caminhada. Adoro o inverno para ir até a neve ou estar a volta de uma bonita lareira no campo.Adoro quando chega o Outono e vem a chuva e o calor acaba. Este ano como tive de ter férias no Verão não tive opção..fui para a Noruega, para o interior do país,onde estava lindo, calmo e fresco e nas montanhas, agradáveis 5 a 10º de temperatura e céu meio nublado. Mas habitualmente tiro ferias no Inverno e até já gastei dinheiro a ir mais para norte, para a Lapónia,um lugar de beleza imensa. Para quem é do Sul, os lugares naturais que mostra no seu post,parecem me bastante interessantes, fora de calor,é claro…cumprimentos, SB