O desfile do Grupo de Acesso A, realizado ontem, pode ser considerado como mediano em seu conjunto. A chuva incessante que se abateu sobre as escolas – somente Cubango e Estácio desfilaram com o tempo praticamente seco, o que acabou sendo uma grande vantagem às duas escolas.
Não houve um desfile “dominador”, o que deixará em aberto a apuração.
Escola à escola, vamos a um panorama geral do desfile:
1 – Alegria da Zona Sul
Fantasias bonitas, bons carros, bom samba… Mas a escola repetiu um problema crônico: não cantar. Teve quebra de carros e atrasou oito minutos, sendo penalizada por isso. Acredito que já esteja rebaixada. Acima, o início de desfile da escola.
2 – Renascer de Jacarepaguá
Desfilei pela escola, na última ala, então não se pode ter uma noção exata. Mas fez um desfile correto e que deve credenciá-la a um lugar na metade superior da tabela, apesar de prejudicada pela chuva. Destaque para a animação da ala em que desfilei.
3 – Unidos do Viradouro
A escola foi muito prejudicada pela chuva, que desmanchou algumas fantasias. Um dos carros também tinha esculturas quebradas e o enredo tinha altos e baixos. O lindo samba funcionou muito bem.
Não acredito que ganhe mas pode ficar entre as quatro primeiras.
4 – Acadêmicos de Santa Cruz
Desfile irreconhecível. Samba chato, enredo com desenvolvimento burocrático – uma pena – muita chuva e carros e fantasias inexpressivas. Corre risco de rebaixamento.
5 – Império da Tijuca
Mais uma vez, grande trabalho do carnavalesco Severo Luzardo, sem grandes arroubos mas muito correto e caprichoso. Pode ficar entre as quatro, sem dúvida alguma.
6 – Inocentes de Belford Roxo
Sinceramente, só salvou a bateria. Equívoco total. Só não digo que é candidata ao rebaixamento porque é a escola do Presidente da Lesga. Ah, destaque total para a rainha de bateria, a policial Isabela Picanço.
7 – Acadêmicos do Cubango
Legitimou o favoritismo pré-carnaval e fez um grande desfile, com um show de leitura de enredo. O carnavalesco Jaime Cezário acertou em cheio.
Achei que a escola caiu um pouco de ritmo na segunda metade de seu desfile, mas nada que a comprometa. É candidata ao título.
8 – Estácio de Sá
A meu ver, no conjunto dos dez quesitos foi a escola mais equilibrada. Bom enredo, boas alegorias e fantasias, samba valente e escola cantando. O carnavalesco é uma grande revelação.
Seria a minha campeã.

9 – Império Serrano

Samba lindo, bateria sensacional, escola cantando de ponta a ponta… Mas alegorias e fantasias muito ruins. A porta bandeira caiu em frente ao módulo de jurados.

Se tivesse fantasias ao menos razoáveis poderia brigar na base do “efeito emoção”. Mas não acredito.

10 – Acadêmicos da Rocinha

Não vi tudo, mas desfile correto. Escola com um “chão” bem melhor que anos anteriores.

11 – Caprichosos de Pilares

Desfilei pela escola, mas a falta de estrutura é visível. Carros muito ruins, pequeno contingente, evolução complicada e fantasias fracas. Destaque para samba e bateria.

Só não decreto seu rebaixamento devido à perda de pontos da Santa Cruz por estourar o tempo, mas ainda assim é difícil.

Detalhe: o presidente anunciou ao microfone que estava se desligando da escola. Todos os segmentos no Setor 1 comemoraram. Isso explica muita coisa.

Meu resultado seria o seguinte:

1 – Estácio
2 – Cubango
3 – Império da Tijuca
4 – Viradouro
5 – Império Serrano
6 – Renascer
7 – Rocinha
8 – Inocentes
9 – Santa Cruz
10 – Alegria
11 – Caprichosos

Amanhã teremos aqui fotos do desfile e os vídeos na íntegra de Estácio e Império Serrano, gravados das frisas do Setor 3.

3 Replies to “Acesso A 2011 – Impressões”

  1. Discordo quanto a Estácio pois problemas com carros alegóricos, comissão de frente tirando sapatos e jogando longe próximo aos jurados que observaram desabilitam a Escola ao Título que deve ficar entre Cubango e Império da Tijuca, quanto as demais críticas concordo. Abs Fred

Comments are closed.