Isso sem se falar nos últimos resultados: o Grupo Especial não refletiu o que se viu na avenida e o insólito resultado do Grupo de Acesso A deu ensejo a uma denúncia do Presidente da Acadêmicos do Cubango dando conta de que catorze jurados tiveram suas notas alteradas – inclusive com um laudo grafotécnico em um destes mapas provando a adulteração, segundo divulgado.
Contudo, em que pesem ameaças de CPIs e coisas correlatas, como sempre acabou ficando por isto mesmo – apesar dos indícios de que algo muito esquisito ocorreu. Lembro aos leitores que antes do desfile comentava-se insistentemente de que ocorreria este tipo de “manobra”, inclusive na imprensa especializada… Mas deixa para lá.
Mas como o colunista Aloísio Villar escreveu recentemente, o carnaval já começou e a vida continua. Farei um panorama das principais mudanças ocorridas nas escolas dos Grupos Especial e de Acesso A, e os enredos definidos. Os sorteios da ordem de desfile serão respectivamente nos dias 06 de julho (Especial) e 18 de julho (Grupos de Acesso A e B).
Grupo Especial
Beija Flor – manteve praticamente toda a equipe do carnaval 2011, à exceção do carnavalesco Alexandre Louzada. Realizou “eleições”, que serviram apenas para colocar Nelson David, irmão do patrono Anísio, na presidência. Fala-se que a escola irá atrair celebridades e colocar um pouco a comunidade em segundo plano, mas veremos. O enredo está definido e será sobre o Maranhão.
Unidos da Tijuca – sem mudanças em sua equipe. Enredo definido, homenagem a Luiz Gonzaga, o Gonzagão.
Mangueira – trocou de carnavalesco e agora Cid Carvalho assinará o enredo sobre o Cacique de Ramos. É possível que a implantação da Unidade de Polícia Pacificadora no morro da Mangueira (no último domingo) afete o dia a dia da escola, mas só o tempo dirá.
Vila Isabel – com o ex-presidente Moisés preso, seu filho foi “eleito” presidente em chapa única. O enredo será sobre Angola e o mestre de bateria Átila foi substituído por Paulinho Botelho.
Salgueiro – em eleição conturbada a atual presidente Regina Celi foi confirmada para mais um mandato. Enredo sobre a literatura de cordel, e após os problemas do último desfile a escola trocou sua direção de Harmonia.
Imperatriz – homenageará o centenário do escritor Jorge Amado e a única dúvida em sua equipe é quanto ao puxador – Dominguinhos do Estácio enfrenta problemas de saúde.
Mocidade – turbinada com os recursos do contraventor Rogério Andrade, a escola investiu alto: trouxe o carnavalesco Alexandre Louzada, o puxador Luizinho Andanças, o casal de mestre sala e porta bandeira Robson e Ana Paula e montrou uma super comissão de bateria liderada por Mestre Odilon. O presidente Paulo Vianna, apesar das críticas, também se reelegeu. Enredo será sobre Portinari.
Porto da Pedra – perdeu o carnavalesco Paulo Menezes e o puxador Luizinho Andanças. Vieram Roberto Szaniecki e o veterano Wander Pires. Não divulgou o enredo, mas transita entre duas propostas patrocinadas (atualizado 06/07).
São Clemente – manteve a equipe e terá enredo sobre musicais. Realizou “eleições” nesta última semana, apenas para referendar mais um mandato da família Almeida Gomes no poder.
União da Ilha – outra que manteve a equipe do bem sucedido, apesar de não julgado, desfile de 2011. Seu enredo será sobre Londres, cidade olímpica de 2012.
Grande Rio – perdeu seu diretor de Harmonia para o Salgueiro e trouxe de lá mesmo seu substituto. Seu tema será “Superação”.
Portela – viveu fortíssimas emoções nos últimos meses. Foi criada uma superintendência de carnaval, sob a liderança do policial Marcos Vieira (o “Falcon”) e o presidente Nilo Figueiredo se afastaria do comando da escola. Com isso os segmentos da escola foram mantidos e o carnavalesco Paulo Menezes contratado.
Entretanto o superintendente foi preso logo depois sob acusação de porte ilegal de armas e formação de quadrilha. Com isso o presidente Nilo Figueiredo retomou o poder de fato, ao que parece, e voltou a busca por um enredo patrocinado ao contrário das expectativas iniciais – o mais provável é que seja sobre as cidades da Serra Gaúcha.
(Atualização 06/07: ao contrário das expectativas iniciais, a Portela anunciou um enredo autoral sobre a Bahia)
Assim como a União da Ilha, a agremiação está sem quadra (em obras) e sem barracão (idem). Somado ao já conhecido desprezo por planejamento e prazos do atual presidente as expectativas não são das melhores.
Renascer de Jacarepaguá – estreante no Grupo Especial a escola também manteve a equipe e terá como enredo a obra do artista plástico Romero Brito.
Os pares do sorteio – escolas que se dividirão entre domingo e segunda feira – já foram definidos: Beija Flor e Tijuca, Portela e Mangueira, Imperatriz e União da Ilha, Vila Isabel e Salgueiro, Mocidade e Grande Rio. A Renascer abrirá o desfile de domingo, o Porto da Pedra também estará domingo e a São Clemente abrirá o desfile de segunda feira.
Meu palpite, deixando claro que é puro “chute”, seria o seguinte:
Domingo
Renascer
Porto da Pedra
Mangueira
Mocidade
Imperatriz
Beija Flor
Vila Isabel
Segunda Feira
São Clemente
União da Ilha
Grande Rio
Salgueiro
Tijuca
Portela
Grupo de Acesso A
A mecânica do sorteio é um pouco mais simples, por ser em um dia somente. O Paraíso do Tuiuti, campeão do Acesso B em 2011 abre a noite, e a Viradouro poderá escolher a posição de desfile por ter sido a vice campeã de 2011. As demais irão para o sorteio.
Vamos a uma parcial dos enredos definidos:
Viradouro – Nelson Rodrigues;
Estácio de Sá – anunciou enredo sobre a modelo Luma de Oliveira;
Acadêmicos do Cubango – após a confusão toda pós-resultado a escola definiu o enredo sobre o empreendedor do Século XIX Barão de Mauá.
Acadêmicos de Santa Cruz – ainda não definiu enredo.
Império Serrano – de presidente novo – o ex-mestre de bateria Átila – a escola homenageará D. Ivone Lara.
Império da Tijuca – com tema sobre “utopias”, manteve o talentoso carnavalesco Severo Luzardo;
Inocentes de Belford Roxo – terá a cidade de Corumbá como tema;
Acadêmicos da Rocinha – as praças da cidade serão seu tema;
Paraíso do Tuiuti – fará o enredo dos sonhos de muito portelense: Clara Nunes.
Muito boa a análise do blogueiro sobre o panorama das escolas. Isenta, objetiva e séria. Ando desligado de carnaval, sem tempo, e percebo que este blog será uma importante fonte de informações sobre as escolas.
DOMINGO
Renascer
Porto da Pedra
Vila Isabel
Ilha
Mocidade
Beija-Flor
Mangueira
SEGUNDA
São Clemente
Tijuca
Salgueiro
Imperatriz
Grande Rio
Portela
Domingo
Renascer
Porto da Pedra
Portela
Salgueiro
Beija Flor
Imperatriz
Grande Rio
Segunda
São Clemente
Mangueira
Vila Isabel
Ilha
Unidos da Tijuca
Mocidade
Ordem que eu gostaria:
Domingo
1 – Renascer
2 – Porto da Pedra
3 – Beija Flor
4 – Grande Rio
5 – União da Ilha
6 – Portela
7 – Salgueiro
Segunda
1 – São Clemente
2 – Imperatriz
3 – Vila Isabel
4 – Mocidade
5 – Mangueira
6 – Unidos da Tijuca
—————————
Ordem que acho que vai acontecer:
Domingo
1 – Renascer
2 – Mocidade
3 – Porto da Pedra
4 – Vila Isabel
5 – União da Ilha
6 – Beija Flor
7 – Mangueira
Segunda
1 – São Clemente
2 – Grande Rio
3 – Salgueiro
4 – Imperatriz
5 – Unidos da Tijuca
6 – Portela
Eu gostaria que a ordem mudasse o máximo possível, ficando assim:
DOMINGO
1 – Renascer
2 – Beija-Flor
3 – Mangueira
4 – Salgueiro
5 – Mocidade
6 – Porto da Pedra
7 – Imperatriz
SEGUNDA
1 – São Clemente
2 – Grande Rio
3 – Vila Isabel
4 – Portela
5 – Unidos da Tijuca
6 – União da Ilha
Mas duvido que Mangueira, Beija-Flor e Grande Rio fiquem longe de fechar; e que Manga e BF estejam no mesmo dia. Porto da Pedra deve ser uma das primeiras do domingo
Pra mim, a ordem será algo do tipo…
DOMINGO:
Renascer
Unidos da Tijuca
Porto da Pedra
Portela
Imperatriz
Vila Isabel
Beija-Flor (que trocou com Porto da Pedra)
SEGUNDA:
São Clemente
Mangueira
Salgueiro
União da Ilha
Mocidade
Grande Rio
Abs,
Carlos do K
Portela… Sifu…
Campeã do Acesso em 2013!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK