Neste final de quinta feira, mais uma edição da coluna “Aspirinas Teatrais”, assinada pela atriz e professora de Educação Física Nívea Richa. Hoje uma vez mais temos uma dica teatral.
“Tio Vânia
A minha dica dessa semana é a peça “Tio Vânia”, de Anton Tchékhov.
É sempre bom ver os clássicos sendo encenados, principalmente quando atores tão bons estão envolvidos. A peça é encenada pelo Grupo Galpão, de Minas Gerais e vou falar uma coisa: fica difícil destacar somente um ator.
Com direção de Yara de Novaes, tradução e adaptação do próprio Grupo Galpão, a peça se passa numa decadente propriedade rural russa, no fim do século XIX. 
Como o próprio Grupo colocou, a peça “aborda, de maneira profunda e delicada, o amor, o desejo, a passagem do tempo, o declínio físico, a aridez da existência, o desalento, a aniquilação dos sonhos. E inclui, surpreendentemente, uma mensagem, atravessada de fé.”
Eles colocaram uma certa leveza no texto, que faz você ficar arrasada quando acaba. A vontade é que a história continue. A cenografia de Márcio Medina (que também é responsável pelo figurino) também me chamou muita atenção. Há umas colunas de madeira móveis, que definem os cômodos da casa, muito interessantes.
Essa é a última semana de apresentação. Os preços dos ingressos são super acessíveis e o local é de fácil acesso. Além disso, estão rolando algumas promoções na internet. Pelo twiiter do Grupo Galpão (@grupogalpaomg), você fica sabendo de todas.
“TIO VÂNIA (AOS QUE VIEREM DEPOIS DE NÓS)”
DE ANTON TCHÉKHOV
DIREÇÃO: YARA DE MORAES
ELENCO:
ANTONIO EDSON (TIO VÂNIA)
ARILDO DE BARROS (SEREBRIÁKOV)
EDUARDO MOREIRA (ÁSTROV)
FERNANDA VIANNA (HELENA)
PAULO ANDRÉ (TELÉGUINE)
TEUDA BARA (MARIA VASSILIÉVNA)
Atriz convidada:
MARIANA LIMA MUNIZ (SÔNIA)
A peça está em cartaz no Teatro Sesc Ginástico, que fica na Rua Graça Aranha, 187 – Centro
OBS.: Nessa última semana terá uma sessão extra no domingo, às 16 horas.