Um Call Center é um conjunto de soluções que visam fazer uma ponte entre o cliente e as empresas.Existem diversas aplicações para Call Center: entre eles podemos destacar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), o Helpdesk e o Telemarketing.
O SAC, como o próprio nome diz, é um canal de comunicação entre uma empresa e seus clientes. É através deste canal que nós, clientes, podemos entrar em contato com as empresas para os mais diversos fins, tais como: crítica, sugestão, elogio, reclamação, cancelamento, mudança de plano, etc.
O Helpdesk é um serviço que visa o suporte e o atendimento de reclamações dos clientes. Um serviço de Helpdesk geralmente possui vários níveis, onde sempre somos atendidos pelo nível mais baixo que tenta resolver o problema; caso não consiga encaminha o problema para um nível acima até que o mesmo seja resolvido (ou não).
Por último, o serviço de Telemarketing como o nome também sugere é o serviço que as empresas utilizam para oferecer produtos/serviços.
O principal problema dos Call Centers hoje passa pelo quadro de pessoal.
Atualmente está surgindo com muita força um novo tipo de Call Center que está ficando conhecido como Web Call Center. O Web Call Center nada mais é do que um Call Center que utiliza como meio de comunicação a internet (chat, email, etc) no lugar do telefone. Esse tipo de Call Center tem crescido muito devido ao custo menor de manutenção e também por ser menos invasivo.
Para não dizer que não falei da parte tecnológica (afinal, esta é uma coluna de tecnologia), citarei abaixo os principais equipamentos/tecnologias utilizados nos Call Centers e a suas funções:
CTI – Computer Telephony Integration, equipamento que faz a integração entre a rede de telefonia e a rede de computadores. Geralmente utilizado no pré-atendimento para direcionar as ligações para o setor adequado;
URA – Unidade de Resposta Audível, equipamento que permite às centrais telefonicas executem operações de processamento de voz. Um exemplo é o menu de voz que ouvimos ao ligar para um Call Center;
TTS – Text To Speech, tecnologia que faz a conversão de textos em dados de voz. Em outras palavras, a tecnologia TTS é aquela que lê o texto para o usuário;
Discador Preditivo – Utilizados no telemarketing ativo, os discadores preditivos são ferramentas que diminuem o tempo de inatividade dos agentes. O discador realiza uma chamada para uma lista de clientes pré-definida e quando a ligação é atendida, o sistema a encaminha para um operador disponível;
CRM – Customer Relationship Management, ferramenta que tem por objetivo possibilitar às organizações um melhor gerenciamento do relacionamento com seu cliente. Essas ferramentas facilitam o entendimento do cliente por parte da empresa e estreita a relação empresa/cliente.
Espero que tenham gostado e até o próximo mês.