Nesta sexta, a coluna “Os Nerds na Vida Real”, asinada pelo analista de sistemas Rodrigo Felga, traz algo que é objeto de muita reclamação em usuários e gestores de empresas: os custos e prazos de sistemas de TI, que sempre extrapolam.
Custos e Prazos de TI
Olá Amigos! A coluna de hoje falará um pouco sobre custos e prazos em projetos de TI, mais especificamente sobre projetos de desenvolvimento de software – que é a minha área de atuação.
Uma parte crucial em um projeto de desenvolvimento de software é a definição do escopo do projeto.
Essa é parte mais complicada, pois geralmente o cliente não entende desse tipo de projeto e por isso não compreende o que foi definido no escopo. Escopo é uma das principais fontes de problemas em projetos de TI. Fazendo uma analogia simples: o cliente quer um carro, o vendedor elabora o escopo de um carro popular mas o cliente espera uma Ferrari. Um projeto desse tipo irá provavelmente estourar o custo e prazo definidos ou então terá um cliente insatisfeito.
Um projeto de desenvolvimento de software geralmente tem quatro itens principais: escopo, prazo, custo e qualidade.
Depois de estabelecidos esses parâmetros é impossível mexer em um dos itens sem impactar o outro. Se eu quero diminuir o prazo, por exemplo, terei que mexer em pelo menos um dos outros itens, cortando alguma coisa do escopo, aumentando o custo do projeto ou ainda diminuindo os parâmetros de qualidade.
É parte importante do gerenciamento desse tipo de projeto a fase de negociações com o cliente. O gerente de projetos deve saber mostrar ao cliente que qualquer mudança no projeto fatalmente terá impacto no mesmo. Muitos projetos sofrem com problemas de custo e prazo pois os gerentes absorvem as mudanças solicitadas pelo clientes e no fim das contas estouram o prazo e custo.
Geralmente, essas mudanças chegam na forma de pequenas mudanças, que aparentam não causar nenhum impacto no projeto e são absorvidas pelo mesmo. No final das contas são tantas “mudancinhas” que acabam gerando um grande impacto no resultado final do projeto.
Mudanças são e sempre serão bem vindas em qualquer tipo de projeto, principalmente projetos de TI que devem ser dinâmicos. Entretanto essas mudanças devem sempre ser acompanhadas de um estudo de impacto no projeto e o cliente deve sempre estar de acordo com esses impactos. Ter o cliente ao seu lado e acreditando no projeto é sempre a coisa mais importante para o sucesso de qualquer projeto.
Até o próximo mês.