Custei a escrever o texto sobre o Grupo Especial, devido a alguns contratempos que tive, mas, antes do resultado, vamos às impressões. Diria que o nível foi um dos mais fracos dos últimos anos, com muitas escolas tendo problemas nos quesitos de pista. Vamos aguardar como será o julgamento destes quesitos hoje, mais tarde.
Por outro lado, vimos um desfile que pode ser considerado antológico da Vila Isabel, que, em que pese alguns problemas de acabamento em alegorias (que precisam sofrer alguma penalização), precisa ser a campeã deste ano com folga. Foi um desfile como há muito não se vê na Sapucaí.
Por outro lado, os desfiles de São Clemente e Grande Rio foram muito ruins, com conceituações equivocadas e erros inúmeros. Acredito que o rebaixamento deverá sobrar para a Inocentes, mas acredite, caro leitor: será muito injusto.
Escola a escola, vamos a um panorama dos desfiles. Antes, coloco abaixo os arquivos com os sambas ao vivo do Especial, lembrando que faltam Mocidade e Portela – desta última temos o MP3 do vídeo acima.
1 – Inocentes de Belford Roxo
Cheguei a escrever em tempo real nas redes sociais que a agremiação da Baixada, de subida controversa, “cairia com dignidade”. Entretanto, depois de São Clemente e especialmente Grande Rio, vai ser uma grande injustiça o (provável) rebaixamento da escola. A agremiação não fez nada demais, mas errou muito menos que as outras citadas.
2 – Salgueiro
Ser a segunda escola a desfilar no domingo sempre atrapalha, mas apesar da queda do ritmo do meio para o final fez um bom desfile. O samba fez o que pôde, levando-se em conta o enredo.
Com os problemas de outras escolas, pode perfeitamente ser a vice campeã.
3 – Tijuca
Apesar do sensacional carro do Playmobil, que é alemão (foto), com direito a Michael Jackson caracterizado como o boneco, a Tijuca patinou nos próprios erros. Carros quebrados e evolução complicada destruíram o sonho do bicampeonato.
Em uma apuração coerente aos quesitos sequer voltaria no sábado das Campeãs, mas duvido que isso ocorra. A comissão de frente também não estava em sua melhor forma.
4 – União da Ilha
Linda plasticamente para contar a história do “Poetinha”, mas insuportavelmente chata. O leitor deste blog sabe desde outubro, quando a composição foi escolhida, que ela não servia para o desfile. Não deu outra: foi o pior samba do ano na avenida.
Pode brigar pela sexta vaga nas Campeãs, mas sinceramente, não acredito.
5 – Mocidade
Vi apenas o início, pois iria desfilar na Portela – depois vi o vt. Fez um desfile que após os percalços das co-irmãs deverá ser suficiente para mantê-la no grupo.
6 – Portela
Desfilar muda um pouco a perspectiva – e não vi o vt completo ainda, apenas o resumido – mas foi o segundo melhor desfile em termos de chão, perdendo apenas para a virtual campeã Vila Isabel. O lindo samba e a ótima bateria propiciaram um desfile delicioso e sem atropelos. Se tivesse alegorias e fantasias melhores brigaria pelo título, mas é aquilo que o portelense já sabe…
Ainda assim, é bem possível, provável até, que volte no Desfile das Campeãs, o que se levando em conta a perspectiva anterior ao carnaval seria excelente – falava-se até em rebaixamento…
7 – São Clemente
Um desastre. Alas fora de ordem, novelas das seis e das sete sendo enfocadas – embora o enredo fosse sobre o “Horário Nobre” – bateria errando o tempo todo e a escola muda na avenida. Em condições normais disputaria décimo a décimo com a Grande Rio para não ser rebaixada.
8 – Mangueira
A escola fazia um bom desfile até se perder na harmonia, estourar o tempo e se complicar totalmente. Em uma das paradonas a Sapucaí ficou quase um minuto em silêncio total – a escola simplesmente não cantava. Além disso pelo segundo ano seguido houve atravessamento de canto.
A ideia das duas baterias acabou provocando o estouro do tempo em seis minutos – que poderiam ser uns doze não tivesse sido retardado o estouro do cronômetro no início de seu desfile.
Um fato insólito: a Mangueira homenageando a Portela em seu esquenta. Outro, preocupante: relatos de que haviam pessoas armadas dentro da bateria – e brigando entre si.
Em condições normais o estouro do tempo, os carros muito mal acabados e os problemas de Harmonia a tirariam do Desfile das Campeãs, mas depois do Estandarte de Ouro insólito de melhor escola não duvido de nada.
9 – Beija Flor
A Beija Flor vinha com desfile de campeã até o penúltimo carro ter dificuldades para entrar na avenida e, somando-se ao erro da Harmonia de não ter segurado a escola, gerou um buraco de dois setores (foto) que comprometeu de forma definitiva o desfile da agremiação.
Uma pena. A escola fazia um desfile merecedor de título até este problema. Ainda assim deve ficar em terceiro ou quarto lugar. Destaque para a bateria brincando com o público.
10 – Grande Rio
A foto diz tudo. Um desfile totalmente equivocado, o pior de todos, onde todos os quesitos tiveram problemas. Em condições normais brigaria para não cair, mas como o julgamento da Liesa não tem muita lógica, pode até voltar sábado das Campeãs – o que seria um absurdo.
11 – Imperatriz
Desfile frio e com problemas, como o incêndio em um dos carros. A escola passou quase sem cantar.
12 – Vila Isabel
Apesar do mau acabamento das alegorias, passou o rodo. Desfile histórico. Campeã.
O que vc acha que vai acontecer com excessão da grande rio parecido com o meu
1- VILA ISABEL
2 -BEIJA FLOR
3- SALGUEIRO
4-TIJUCA
5-MANGUEIRA
6-GRANDE RIO
7- PORTELA
8- ILHA
9-INOCENTES
10-IMPERATRIZ
11-MOCIDADE
12-SÃO CLEMENTE
oi Migao! Pela Tv tive a impressao de uma Mangueira mais impactante! A Ilha pra mim foi uma decepção…Pela Tv foi sonolento demais, apesar de muito bonita. Pra mim ficaria assim: 1 – Vila, 2 – Mamgueira, 3 – Beija-Flor, 4 Salgueiro, 5 – Tijuca, 6 – Imperatriz, 7- Uniao da Ilha, 8 – Portela, 9 – Mocidade, 10 – Sao Clemente , 11 – Grande RIo, 12 – Inocentes
Bateria da São clemente errando? Desfilei lá e não vi ou ouvi um erro…