Nesta terça feira, a coluna “Cerveja, Prazer”, do especialista Nicholas Bittencourt, explica que o copo apropriado para se servir uma cerveja é em muitas ocasiões tão importante quanto a bebida em si.

Pessoalmente, devo ter cerca de 40 copos em minha cristaleira. Passemos ao texto.

Você também vai querer uma cristaleira!

Nunca entendi a fixação das mulheres em comprar uma cristaleira. Esse móvel meio inútil que só serve para guardar vidrarias que você nunca pretende usar.

Mas então conheci o mundo das cervejas e, por consequência, os copos. Foi então que vi que precisava de uma também.

Muita gente acha que é frescura, e eu era partidário dessa crença, mas cada tipo de cerveja tem um copo específico. Não é como uma regra, mas você pode escolher não desfrutar de toda a experiência bebendo em um copo qualquer. Como o jogador de futebol que chega em um bar, pede uma Deus, e então reclama que não tem o tradicional copo de boteco (fato real narrado pelo dono de um bar do Rio).

O copo mais tradicional para o brasileiro é a nossa tulipa, que na verdade nem podemos chamar ao certo de tulipa. Existe uma divergência sobre o copo ser um pint (já falo dele) ou um copo lager, mas seu uso para cervejas pilsen é indiscutível. Mais detalhes aqui.

Outro formato conhecido é a caldereta. Recomendado para Ales inglesas e americanas, especialmente as IPAs, o copo entrou na mira dos zitochatos ultimamente.

Cervejarias como a Russian River querem banir o formato e dizem que ele “é a pior coisa que você pode fazer com sua cerveja”. Só fazendo a comparação com outros copos para saber:  http://www.goronah.blog.br/2012/curiosidades/americanos-declaram-morte-a-caldereta-vulgo-shaker-pint

Se destacando na mesa de todos os bares brasileiros, o weizen é o tradicional copo das cervejas de trigo. Além de possuir o tamanho ideal para o serviço de uma garrafa, normalmente com 500ml, o copo ainda possui um espaço para o generoso colarinho que o estilo oferece.

ChimaysO curinga dos copos é a taça, o mesmo usado em degustações de cerveja ou vinho. Não é indicado para nenhum estilo específico, mas atende bem a todos por causa do formato e ergonomia. Recomendo como primeira aquisição a todos os leitores!

Existem muitos outros tipos de copos, mas falar de cada um aqui tomaria um tempo enorme. A melhor forma de descobrir sobre um novo copo é procurar o kit oficial de uma cerveja, já que o copo acompanhando a cerveja é recomendado para aquela degustação. Como o clássico da cerveja belga Duvel (abaixo).

Na hora de servir, alguns cuidados são importantes. O copo precisa estar limpo e sem resíduos de gordura ou detergente, pois isso atrapalha a formação de espuma da cerveja. Mais ainda: nunca sirva ou aceite o copo gelado, pois afeta o sabor da cerveja que está sendo servida.

Agora é começar a coleção e descobrir porque você também precisa de uma cristaleira!

foto-2013-05-25-10-28-23-108301757834852-Batecabeca

One Reply to “Cerveja, Prazer – “Você também vai querer uma cristaleira!””

Comments are closed.