Ainda nesta quinta feira, a coluna “Os Nerds na Vida Real”, do analista de sistema e webmaster do Ouro de Tolo Rodrigo Felga, compara os novos lançamentos no mercado mundial de videogames. Nesta seara não me atrevo a emitir palpite, pois muito mal consigo jogar o “Football Manager” no computador por absoluta falta de tempo…

PlayStation 4 vs XboxOne

Olá Amigos,

A coluna deste mês falará um pouco sobre a guerra dos consoles de nova geração, principalmente entre Sony e Microsoft.

Está acontecendo nesta semana em Los Angeles a E3, mais importante feira de games do mundo, onde as empresas geralmente anunciam seus grandes lançamentos do ano e este é um ano especial para quem gosta de games. Especial pois um pouco antes da feira Sony e Microsoft anunciaram seus consoles de nova geração, o PlayStation 4 e o Xbox One, respectivamente.

Agora na E3 foram anunciados alguns detalhes desses consoles, o que nos permite fazer uma avaliação do futuro na área de games.

Primeiro, vale dar uma pincelada sobre o cenário atual dos consoles. A geração atual (PS3 e XB 360) concorre em pé de igualdade pela preferência dos fãs. Com especificações técnicas bem parecidas entre si, os serviços se tornam o diferencial na escolha de qual plataforma adotar. No quadro abaixo pode-se ver um pequeno resumo das principais diferenças entre os consoles da geração atual.

quadro1 Para a nova geração muita coisa mudou e a Sony está prometendo tomar a liderança. O PS4 apresentou uma especificação técnica superior ao concorrente XBox One. Mas este acaba não sendo um fator decisivo, visto que os fabricantes de jogos geralmente nivelam por baixo e lançam games idênticos para ambas as plataformas. Além do mais, apesar de superior, a diferença não é tão gritante assim.

Mais uma vez os serviços se mostrarão como peça chave na decisão do consumidor sobre qual plataforma escolher. Abaixo reproduzo a tabela comparativa entre os consoles para a nova geração, acrescentando um importante item, o preço:

quadro2A Microsoft começa a perder terreno pelo preço do console, que será $100 superior, mas dois anúncios feitos pela empresa caíram como uma bomba para quem pretendia comprar o XBox One.

A primeira notícia que desagradou aos fãs é uma regra ridícula que o console precisa verificar a cada 24 horas se você está conectado à internet, caso contrário seu vídeo game não rodará mais os jogos até que você conecte. Eu realmente não entendo o motivo desta regra e, apesar de nunca ter feito isso, gostaria de ter a liberdade de poder levar meu console para um sítio onde não tem internet e jogar com meus amigos.

Outra regra anunciada pela empresa que também desagradou muito aos consumidores foi a de que a Microsoft passará a controlar a revenda de jogos usados, permitindo que você venda ou troque seu jogo apenas uma vez. Ou seja, quem comprou nunca mais poderá revendê-lo. Existem jogos onde depois que se chega ao final do mesmo você já explorou tudo o que podia e a melhor alternativa é vender ou trocar por outros. Então não vejo com bons olhos que isso seja tirado dos consumidores pela Microsoft.

É importante ressaltar que algumas produtoras de jogos já fazem algum controle sobre a revenda de jogos, obrigando ao usuário que compre um jogo a pagar uma pequena taxa para poder jogá-lo online, independente do console. Mas nenhuma empresa fazia isso para jogos offline e a Microsoft pode abrir um precedente perigoso.

As notícias sobre essas regras impostas pela Microsoft repercutiram muito mal nos fóruns e redes sociais; espera-se que a empresa reveja sua estratégia até a data do lançamento. Caso a empresa não reveja, principalmente a sua política de jogos usados, eu (que sou um feliz proprietário de um XBox 360) me verei obrigado a mudar de plataforma e comprar um PlayStation 4.

E você leitor, pretende comprar algum console? Vai esperar a poeira baixar um pouco?

Até o próximo mês.

2 Replies to “Os Nerds na vida Real: “PlayStation 4 vs XboxOne””

    1. Eu nunca digo isso, prefiro avaliar o que cada um tem de bom e ruim e depois tomar uma decisão. Se você comprar sempre uma marca sem questionar ela fará de você o que quiser.

Comments are closed.