A coluna do especialista Nicholas Bittencourt faz um passeio pelo Chile, com ênfase nas cervejas locais.

Viagem cervejeira rumo ao Chile

Viajar pela América do Sul, ultimamente, tem saído mais em conta que conhecer o Brasil. E como bom cervejeiro, não poderia desperdiçar uma viagem ao Chile para conhecer as boas cervejas locais.

O Chile é um país que teve muita influência inglesa devido à mineração, explorada por empresas e trabalhadores daquele país durante o ápice desse mercado, então espero muitas cervejas dessa escola, como Pale Ales, Bitters, IPAs e Stouts, entre muitos outros.

IMG_7264-500x333Como chegar

A forma mais simples de chegar ao Chile é através dos voos operados pela LAN, em parceria com a TAM. Vôos diretos normalmente são muito caros, então melhor optar por uma conexão no Uruguai ou na Argentina. Escolhendo bem, você não vai ficar mais de 2 horas entre um voo e outro, mas pode dar azar (como eu) e ter que pernoitar em um aeroporto, pois o próximo sai apenas na manhã seguinte.

A diferença nas escolhas pode implicar numa diferença de 2 mil reais no preço dos bilhetes. Agendar com bastante antecedência ajuda muito também, como em toda compra de bilhetes aéreos. [1]

Aviso: Não tente levar nada de origem vegetal ou animal para o Chile! A vigilância sanitária na entrada do país é rigorosíssima e qualquer tentativa de infração pode render uma  multa ou mesmo a proibição de entrar no país.

Hospedagem

Uma dica para quem não se preocupa muito com luxo é alugar um apartamento pelo site AirBNB, que trabalha com alugueis por temporada. Enquanto um hotel chega a custar 200 reais na diária, um aparamento para duas pessoas pode ser encontrado por apenas 90 reais, a duas quadras da Plaza de Armas, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Deslocamentos

Toda a cidade pode ser visitada de metrô, até mesmo as vinícolas mais afastadas. Se puder, evite o horário de pico, que além de ter um bilhete mais caro ainda fica quase tão lotado quanto a linha dois no Rio de Janeiro.

O taxistas são tão honestos quanto os cariocas; então fique esperto e tenha uma ideia de quanto vai gastar na corrida, preferindo  o transporte público quando puder. Utilize apenas quando estiver retornando tarde para casa, ou no trajeto final para as vinícolas – quando precisei dos taxis.

Cervejas

Falando do que importa! A cultura cervejeira no Chile é bem diversa e você vai encontrar o que beber em quase todos os restaurantes que frequentar. As principais marcas distribuídas por lá são a Austral, Kuntsmann e Kross, essa última produzida na região metropolitana de Santiago.

Alguns restaurantes comercializam suas próprias cervejas, então sabendo onde procurar você pode encontrar algumas coisas interessantes.

Para quem gosta de trazer lembranças nas malas, os principais pontos de compra de cerveja são os supermercados, principalmente a rede Jumbo, ou mesmo algumas lojas de bebidas espalhadas pela cidade. Não encontrei uma loja especializada em cerveja, mas uma botilleria próxima ao aparamento possuía uma boa variedade de rótulos.

IMG_6972-500x333Bares e Restaurantes

O lugar mais movimentado por turistas é o Patio Bellavista. Se trata de uma espécie de Centro Cultural que possui sempre uma exposição aos visitantes, com entrada gratuita. Além disso, diversos restaurantes variados completam o lugar, com ofertas de diferentes cozinhas. Conheci o La Casa en el Aire, que possui petiscos colombianos e cerveja produzida com exclusividade para eles.

Outro ponto interessante é o Bar Berri, que fica na região da Lastarria, centro da boemia santiaguina. A decoração é característica dos pubs ingleses e os chopps servidos são produzidos também com exclusividade para o local. Vale dar uma passada, beber uns dois pints e depois seguir rodando outros bares no entorno.

Para os mais politizados, não reaças, o Bar The Clinic (foto abaixo) é um dos centros de oposição ao governo Piñera. A decoração é baseada em piadas visuais envolvendo o atual presidente e possui até mesmo túmulos para políticos que cometeram atos considerados como suicídio político. A carta de cerveja é bem variada e pude aproveitar um buffet com parrillada, o churrasco chileno.

IMG_7031-500x333[N.do.E.: fiz uma pesquisa rápida no site da Tam e há passagens Rio-Santiago (vôo por Guarulhos na ida e direto na volta) para novembro por menos de R$800 ida e volta. Pode ser uma boa pedida.]