Nesta terça a coluna do estudante Leonardo Dahi traz a sua proposta para o calendário do futebol brasileiro – da qual, confesso, discordo quase integralmente.

O meu calendário ideal para o futebol brasileiro

Todo começo de ano é a mesma coisa. Temos o início do futebol brasileiro com a Copa São Paulo de Futebol Júnior e, em seguida, o início dos Estaduais, marcando o começo do futebol profissional. Junto com os Estaduais, começam os zilhões de textos reclamando do excesso de datas, do baixo nível técnico dos mesmos, e com propostas como transformar o torneio em uma Copa com cinco ou seis jogos. Isso quando não falam em acabar com ele.

Eu gosto dos Estaduais. O porquê fica para outra hora, mas eu gosto. E acho que eles podem sim ter uma duração razoável. Vinte e três datas, como tínhamos até o ano passado, de fato era demais. Mesmo essas 19 que temos atualmente acabam inchando o campeonato. Contudo, é possível fazer um campeonato de alto nível em 15 datas (o que não pode é reduzir o número de datas com fórmulas absurdas como a do Paulistão 2014). Para desenvolver melhor a ideia, aproveito para mostrar aqui o meu calendário ideal para o futebol brasileiro. Já falei por alto sobre isso aqui no Ouro de Tolo, agora é hora de detalhar um pouco mais.

Antes disso, vamos ver qual o número máximo de jogos que um time pode fazer por ano atualmente: 19 (se for finalista do Estadual) + 16 (se chegar na final da Libertadores e disputar a fase inicial) + 38 (Brasileirão) + 8 (se chegar na final da Copa do Brasil ou Sul-Americana) + 2 (se disputar a Recopa) + 2 (se for para o Mundial) = 85 jogos. Um cenário extremo, mas possível (e impressionante). Guarde este número, leitor. Agora sim, ao meu calendário. Não vou exemplificar em datas exatas (“começa dia tal, termina dia tal”) porque acho desnecessário.protestoCampeonatos Estaduais

Como eu disse no início, 15 datas para os Estaduais são suficientes. O Campeonato Mineiro já é disputado nessa duração: são 12 times, turno único (11 jogos) mais semifinal e final em dois jogos cada.

Em São Paulo, a fórmula usada, ao meu ver, seria a mesma de 2004: dois grupos de 10, turno único dentro do grupo (nove datas); os quatro primeiros de cada grupo avançam e o mata-mata é disputado em dois jogos (mais seis datas). No Rio, vejo como absurdo o fim dos dois turnos que davam todo um charme ao campeonato. Por isso, acho necessária a redução de 16 para 12 times, divididos em dois grupos de seis. Na Taça Guanabara, jogos contra as equipes do outro grupo (seis datas) com os líderes de cada grupo avançando e fazendo a final em jogo único (sete datas no total). Na Taça Rio, jogos dentro do grupo (cinco datas) mais a final entre os líderes de cada chave em jogo único (até o momento, 13 datas). Os campeões de cada turno jogam a final em dois jogos (treze mais dois, 15).

Para os demais Estaduais, a mesma fórmula do Campeonato Mineiro. Um caso a ser estudado é o do Nordeste, já que lá o Nordestão tem ganho cada vez mais importância. Minha solução seria fazer o torneio em seis datas (hoje ocorre em doze porque os jogos são em ida e volta; logo, reduziria para jogos apenas de ida). Enquanto isso, os times não classificados começam a disputar o Estadual em cinco, seis ou sete datas. A partir daí, alguns se classificam e se juntam aos representantes do Estado no torneio Regional. Assim, cria-se uma fase final em nove datas para definir o campeão. Como são casos diferentes, não vale entrar em detalhes. Aí fica com as federações, que, aliás, tem se especializado em regulamentos absurdos por lá.

Mas, por exemplo, o campeonato pernambucano. São 12 times, três disputam a Copa do Nordeste. Os outros nove poderiam ser divididos em três grupos de três e jogarem em ida e volta dentro dos grupos, com os líderes avançando para a fase final. Os outros seis jogariam a fuga do rebaixamento enquanto os três classificados mais os três do Nordestão jogam em turno único (cinco jogos), classificando-se os quatro primeiros para a semifinal que, assim como a final, é disputada em ida e volta.

protesto 3Campeonato Brasileiro

Quanto ao Brasileirão, vamos lá: eu sou a favor da volta do mata-mata. Meu Brasileirão ideal começaria depois dos Estaduais e teria 26 times que jogam entre si em turno único (acho o Brasil grande demais para 20 times na elite). A partir daí, os oito melhores fazem mata-mata até o fim em ida e volta. Seriam 25 jogos na primeira fase mais seis no mata-mata, resultando em 31 datas. Por causa da minha Copa do Brasil ideal, um campeonato de 38 datas seria complicado. Quanto ao rebaixamento, quatro times, os últimos da primeira fase, cairiam.

Na Série B, voltaria com a fórmula antiga, também com 26 times. Eles jogariam em turno único e os oito primeiros avançariam. Dois grupos de quatro, ida e volta, os dois primeiros sobem, o que também resulta em 31 datas. Dá para encaixar um jogo entre os dois líderes de cada grupo pelo título. Também cairiam os quatro últimos da fase inicial.

A Série C também seria maior, com 40 times divididos regionalmente em dois grupos de 20. Turno único, 19 datas. Os oito primeiros de cada grupo passariam (os três últimos de cada grupo cairiam) e formariam quatro grupos de quatro (agora por critério de classificação) em ida e volta (25 datas até o momento). Os dois primeiros avançam e fazem mata-mata até o fim, com os semifinalistas subindo para a Série B.

Falando em Série D, ela comportaria 72 times divididos regionalmente em seis grupos de doze. Seis viriam da Série C do ano anterior e 66 seriam escolhidos pelas federações através de Estaduais e Copas locais. De cada grupo, após 11 jogos, avançariam os seis primeiros, que formariam seis grupos de seis. Em turno único, avançam os três primeiros que formam três grupos de seis. Em ida e volta, os dois melhores de cada grupo sobem. Os três líderes fazem um triangular pelo título em ida e volta (seis datas e quatro jogos por time). 11 + 5 + 10 + 6 = 32 datas, com o máximo de 30 jogos por time.

Claro que a implantação de um sistema como esse não se dá do dia para noite e demandaria de muito tempo, mas esse é, repito, o meu calendário ideal. Fato é que, assim, teríamos 164 (26 + 26 + 40 + 72) times disputando o Brasileirão em suas quatro divisões, 72 a mais que atualmente. Os demais se virariam com as Copas locais (e, como veremos abaixo, na Copa do Brasil).

Agora vamos a um ponto que não depende exatamente da CBF.

Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana

A única coisa que eu copiaria do calendário europeu não depende da CBF, mas sim da CONMEBOL. O ideal é que a Libertadores e a Sul-Americana durem o ano todo. Mais do que isso: em um meio de semana, jogos de Libertadores e Sul-Americana. Quem joga um, não joga outro. Jogos da Copa do Brasil ocorrem em outro meio de semana com todas as equipes disputando. Isso evitaria que times caíssem fora de propósito da Copa do Brasil para jogar a Sul-Americana (como aconteceu com a Ponte Preta em 2013, por exemplo).

Na Libertadores, não mudaria nada na fórmula em si (apenas excluiria os mexicanos e transferiria uma vaga para Uruguai, Chile e Colômbia). Seriam, assim como é hoje, 16 datas. Na Sul-Americana, 10 para os brasileiros, 12 no geral – ou seja, o máximo que um brasileiro poderia jogar em competições internacionais seria 16 jogos, além das 2 datas para a Recopa (que seria no fim do ano ou no início do ano seguinte).

Para valorizar mais o torneio, cortaria umas três vagas do Brasil (e, consequentemente, da Argentina – essas seis vagas passam para outros países). Oito é muito e faz com que times que ficam no meio da tabela larguem o Brasileirão na reta final. Dessas cinco, deixaria quatro para o Brasileirão (com os melhores que não forem para a Libertadores) e uma para o vencedor da Copa do Nordeste ou da Série B, por exemplo. Ah, e dispensaria essa tal de Copa Suruga lá no Japão. Se a CONMEBOL quiser continuar com isso e o campeão da Sul-Americana for brasileiro, manda o vice.

protesto 2Uma nova Copa do Brasil

Mudança mesmo eu faria na Copa do Brasil. A CBF deu um passo enorme incluindo os times da Libertadores, mas uma Copa nacional merece mais que 86 times. Também acho difícil fazer um torneio que permita participação de times amadores por questões logísticas e técnicas. Portanto, acho interessante restringir a participação aos profissionais (pelo menos em teoria). Com o número de vagas por estado definidas através do ranking e do número de times ativos nas divisões estaduais, é possível fazer uma Copa do Brasil com 676 times.

Na primeira fase, jogariam 512 times que não disputam as séries A, B, C e D. Definidos regionalmente, os confrontos classificariam 256 equipes para a segunda fase. Essas, se juntariam às 72 da Série D, o que resultaria em 328 equipes. Em ida e volta, desses confrontos sairiam 164 clubes que se juntariam aos 92 times das séries A, B e C a partir da terceira fase. A partir daí, teríamos os 256 times que fariam o mata-mata até o final. De 256, 128. De 128, 64. De 64, 32. De 32, 16. De 16, oito. De oito, quatro. De quatro, dois. De dois, o campeão. Os times das três primeiras divisões jogariam, no máximo, em 16 datas. Não gosto da ideia de jogos só de ida se houver um vencedor, nem da final ser em campo neutro. Não acho que funcionaria aqui. Antes de cada fase, sorteio para definir os confrontos e, a partir das oitavas de final, o mando do jogo de volta também se define assim (antes, através do ranking).

Enfim, este seria o meu calendário ideal. Claro, o campeão da Libertadores joga em mais 2 datas no Mundial de Clubes.

Portanto, nesse cenário, o número máximo de jogos que um time pode fazer (desde que vença a Libertadores e tenha vencido a mesma ou a Sul-Americana no ano anterior) é: 15 (Estaduais) + 31 (Brasileirão) + 16 (Libertadores) + 16 (Copa do Brasil) + 2 (Recopa) + 2 (Mundial) = 82 jogos, três a menos que atualmente.

Como a CBF pretende criar a Supercopa do Brasil, entre o vencedor do Brasileirão e da Copa do Brasil, em jogo único, em um campo neutro (nesse caso, sou a favor, seriam 86 jogos no calendário atual e 83 nesse aí).

Essas três datas poderiam ser usadas para que o Brasileirão fosse parado em algumas datas FIFA, para que os clubes não perdessem jogadores para a Seleção com tanta frequência. Você pode até dizer que isso deixa o número de jogos praticamente igual (ou seja, não faz diferença nenhuma essa mudança toda) e eu lhes respondo que não acho que eles estejam jogando demais. O calendário do futebol em 2014 deve girar em torno de 43 semanas (descontando as da Copa do Mundo), portanto, na pior das hipóteses, pouco menos de dois jogos por semana.

Admitindo cerca de 70 a 75 jogos como o número real máximo de jogos por ano (é quase impossível alguém jogar todos os torneios até o fim e para os times que não estiverem na Libertadores, o número máximo é de 74 – quem estiver fora até da Sul-Americana, máximo de 62) com muitos deles sendo contra adversários de nível técnico muito inferior, não é nada que mate alguém de cansaço. Meu problema com o calendário não é pelo número de jogos, mas sim pela sua distribuição.

Em minha visão, este calendário manteria vivas as maiores tradições do nosso futebol sem prejudicar o nível técnico dos torneios mais importantes, como aconteceu em 2013.

(Imagens: Terra, Gazeta, Espn e Rede Record)

8 Replies to “Filho Pródigo: “O meu calendário ideal para o futebol brasileiro””

  1. Sinceramente eu nao gostei de quase nada do do seu calendario, contudo da de 10 a 0 no calemdario da CBF

  2. Sinceramente eu nao gostei de quase nada do seu calendario, contudo da de 10 a 0 no calemdario da CBF

  3. Tenho uma proposta: futebol brasileiro ter o calendário que
    é utilizado na Europa, começando em agosto de um ano e terminando
    em maio do ano seguinte, em junho as férias e em julho a pré-temporada.
    Os elencos principais de cada clube NÃO disputam os estaduais que ficam
    para os times B, ou sub-23 ou sub-20 de cada clube.Concordo com a criação da Série E, como da Supercopa do Brasil (que reúne o campeão da Copa do Brasil e o da Série A do brasileiro e seria disputada em partida única no Mané Garrincha) e a Recopa Inter-Americana (que reúne o campeão da Recopa Sul-Americana e o campeão da Recopa da Concacaf também disputada em partida única). A Série A seria disputada por 20 clubes, todos contra todos em turno e returno com os 3 últimos caindo para a Série B. Já a Série B seria disputada por 22 clubes, todos contra todos em turno e returno com os 3 primeiros subindo para a Série A e os 4 últimos caindo para a Série C. As Séries C,D e E seriam todas regionalizadas. A Série C teria 40 clubes divididos em 2 grupos. Cada grupo teria 20 clubes cada um, cada equipe joga (dentro do seu grupo) todos contra todos em turno e returno. No final, os 2 primeiros de cada grupo sobem para a Série B, os 3 últimos de cada grupo caem para a Série D e o time com a maior pontuação no geral é o CAMPEÃO. A Série D teria 132 clubes divididos em 6 grupos. Cada grupo teria 22 clubes cada um, cada equipe joga (dentro do seu grupo) todos contra todos em turno e returno. No final, apenas o campeão de cada grupo sobe para a Série C, os 4 últimos de cada grupo caem para a Série E e o time com a maior pontuação no geral é o CAMPEÃO. A Série E teria 470 clubes divididos em 24 grupos. 14 grupos com 20 clubes cada um e os outros 10 grupos com 19 clubes cada um. Cada equipe joga (dentro do seu grupo) todos contra todos em turno e returno. No final, apenas o campeão de cada grupo sobe para a Série D. Como teremos alguns campeões de grupo com 38 partidas jogadas e outros com 36 partidas jogadas, far-se-á uma final com o maior pontuador dos campeões de grupo com 38 partidas jogadas e com o maior pontuador dos campeões de grupo com 36 partidas jogadas. Assim, cada clube (independente da divisão) joga de 36 a 42 partidas.
    Libertadores teria 32 clubes. Argentina e Brasil: 4 clubes cada. Uruguai, Paraguai, Chile e Colômbia: 3 clubes cada. Bolívia, Peru, Equador, Venezuela e México: 2 clubes cada. Além de todos esses, tem o campeão da última Libertadores e o campeão da última Copa Sul-Americana. Seria disputada da mesma maneira de hoje, sem a fase de Pré-Libertadores. Representariam o Brasil o campeão atual da Copa do Brasil e os 3 primeiros do último Brasileirão Série A. Já a Copa Sul-Americana teria 64 clubes e seria disputada toda mata-mata. Argentina e Brasil teriam 8 representantes cada. Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela teriam 6 representantes cada. Representariam o Brasil, os times que ficassem do quarto ao sétimo lugar do último Brasileirão Série A (podendo no pior das hipóteses ser do sétimo ao décimo) e os atuais campeões brasileiros das Séries B,C,D e E. Nenhum clube joga as duas competições na mesma temporada e os clubes pequenos tem chance de aparecer no cenário internacional. Vai se tornar importante conquistar uma Série C ou E por exemplo. Já a Copa do Brasil teria 158 (L+SA = 14),165 (L+SA = 13)ou 172 (L + SA = 12) clubes. L – Libertadores e SA – Sul-Americana. Dependendo de quanto for L + SA. Seria disputada na mesma fase de sempre (mata-mata), com 8 fases e os times que disputam Libertadores ou Sul-Americana só entram na quarta fase (16 avos de final). No caso da Copa do Brasil ter 158 clubes, cada estado teria pelo menos 4 representantes e nos casos da mesma ter 165 ou 172 clubes, cada estado teria pelo menos 5 representantes.
    campeonatos brasileiros Séries A e C: 38 datas
    campeonatos brasileiros Séries B e D: 42 datas
    campeonato brasileiro Série E: 36,38 ou 40 datas
    Copa do Brasil: de 1 à 16 datas
    Supercopa do Brasil: 1 data
    Libertadores da América: de 6 à 14 datas
    Copa Sul-Americana: de 2 à 12 datas
    Recopa Sul-Americana: 2 datas
    Copa Suruga: 1 data
    Recopa Inter-Americana: 1 data
    Mundial de Clubes: 2 datas ——————- temporada 2015-16
    ———————— 05-08 Copa Suruga
    08,09-08 Brasileirões Séries A,B e D
    12-08 Supercopa do Brasil
    15,16-08 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    19,20-08 Brasileirões Séries A,B e D
    22,23-08 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    26-08 Recopa Sul-Americana (ida-final)
    29,30-08 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    02,03-09 Copa do Brasil (ida-1 fase), Sul-Americana (ida-32 avos de final) e Libertadores (1 rodada-1 fase)
    05,06-09 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    12,13-09 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    16,17-09 Copa do Brasil (volta-1 fase), Sul-Americana (volta-32 avos de final) e Libertadores (2 rodada-1 fase)
    19,20-09 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    23-09 Recopa Sul-Americana (volta-final)
    26,27-09 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    30-09,01-10 Brasileirões Séries B e D
    03,04-10 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    07,08-10 Copa do Brasil (ida-2 fase), Sul-Americana (ida- 16 avos de final) e Libertadores (3 rodada-1 fase)
    10,11-10 Brasileirões Séries B,C,D e E e Data FIFA
    14-10 Data FIFA
    17,18-10 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    20,21-10 Copa do Brasil (volta-2 fase), Sul-Americana (volta- 16 avos de final) e Libertadores (4 rodada-1 fase)
    24,25-10 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    31-10,01-11 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    04-11 Copa do Brasil (ida-3 fase), Sul-Americana (ida- 8 avos de final) e Libertadores (5 rodada-1 fase)
    07,08-11 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    14,15-11 Brasileirões Séries B,C,D e E e Data FIFA
    18/nov Data FIFA
    21,22-11 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    25,26-11 Copa do Brasil (volta-3 fase), Sul-Americana (volta- 8 avos de final) e Libertadores (6 rodada-1 fase)
    28,29-11 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    05,06-12 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    12,13-12 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    19,20-12 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    16 e 20-12 Mundial Inter Clubes
    21-12 a 05-01 Pausa para as festas de Natal e Ano-Novo
    06 e 07-01 Copa do Brasil (ida- 16 avos de final)
    09 e 10-01 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    16 e 17-01 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    20 e 21-01 Copa do Brasil (volta – 16 avos de final)
    23 e 24-01 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    27 e 28-01 rodada adiantada série A
    30 e 31-01 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    02 e 03-02 Copa do Brasil (ida – 8 de final)
    05 e 06-02 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    10 e 11-02 Libertadores (ida – 8 de final) e Copa Sul-Americana (ida – 4 de final)
    13 e 14-02 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    17 e 18-02 Copa do Brasil(volta – 8 de final)
    20 e 21-02 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    24 e 25-02 Libertadores (volta – 8 de final) e Copa Sul-Americana (volta – 4 de final)
    27 e 28-02 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    02 e 03-03 Copa do Brasil (ida- 4 de final)
    05 e 06-03 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    09 e 10-03 Libertadores (ida – 4 de final) e Copa Sul-Americana (ida – semifinal)
    12 e 13-03 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    16 e 17-03 Copa do Brasil (volta- 4 de final)
    19 e 20-03 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    23 e 24-03 Libertadores (volta – 4 de final) e Copa Sul-Americana (volta – semifinal)
    26 e 27-03 Brasileirões Séries B,C,D e E e Data FIFA
    30-03 Brasileirões séries B e D e Data FIFA
    02 e 03-04 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    06-04 Libertadores (ida – semifinal) e Copa Sul-Americana (ida – final)
    09 e 10-04 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    13 e 14-04 Copa do Brasil(ida- semifinal)
    16 e 17-04 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    20 e 21-04 Libertadores (volta-semifinal) e Copa Sul-Americana (volta – final)
    23 e 24-04 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    27-04 Copa do Brasil (volta – final)
    30-04,01-05 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    04-05 Libertadores (ida-final)
    07,08-05 Brasileirões Séries A,B,C,D e E
    11-05 Copa do Brasil (ida – Final)
    15-05 Brasileirões Séries A,B,C,D e E (última rodada exceto a Série E)
    18-05 Libertadores (volta-final)
    21,22-05 Copa do Brasil (volta – Final) e Série E (ida – Final)
    29-05 Série E (volta – Final) e Data FIFA
    25-05 Recopa Inter-Americana (Final)
    01-06 a 03-07 férias
    04-07 a 07-08 pré-temporada
    14/ago Brasileirões Séries A,B,C,D e E (edição 2016-17)

    Alguns espaços em branco podem ser preenchidos como datas FIFA e também podem ser preenchidos como datas FIFA a Copa Suruga, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Séries B e D e Recopa Inter-Americana.

  4. Boa tarde,estava lendo seu post ,e super concordo com a volta do mata mata no brasileirão,mas tem uma coisa q vejo ser pouco citada , e q acho q a longo prazo melhoraria o futebol no continente,a fusão da CONMEBOL com a CONCACAF,assim como tb acho q a fusão da OFC com a AFC melhoraria o futebol do outro lado do planeta,ja q desde q a Australia mudou-se pra AFC,a OFC perdeu a razão de existir…,outra coisa q nao concordo,e q no mundial de clubes times da America do Sul e da Europa sejam privilegiados entrando ja nas semi finais,deveriam entrar junto com os outros,o campeao devia ter vaga garantida,esse criterio tb devia valer na copa de seleções,alem de que,sou a favor dos continentais valerem vaga na Copa do Mundo,pra torneios internacionais,sou a favor do uso de coeficientes como os da UEFA(Eu usaria criterios diferentes dos la adotados,mas acho justo usar calculos para distribuir vagas),tanto pra Clubes,quanto pra seleções(no caso da Copa do Mundo),tb sou a favor da volta da Copa dos Campeões pra haver uma valorizaçcão dos estaduais,e assim,um time vencendo o estadual,poder disputar um torneio classificatorio pra Libertadores,tb sou a favor de haver um torneio de nivel mundial de segundo escalão,a Copa das Confederações de Clubes(substituindo a Copa Suruga),para ser disputada em paralelo ao Mundial de Clubes,valendo uma vaga no Mundial do ano seguinte,tb sou a favor de uma Recopa Mundial,disputada no pais sede dos 2 torneios acima citados entre os campeoes dos respectivos torneios,segue o calendario

    Calendario Nacional

    *Janeiro:Pre-temporada

    *Fevereiro:Super Copa:Sempre disputada nas quartas feiras,os campeoes do ano anterior da Super Copa,da Copa do Brasil,do Brasileiro,e da Copa dos Campeoes,esses 4 jogam semi finais e final entre si em ida e volta,mandos de campo definidos por sorteio,assim como confrontos,empate no placar agregado penaltis,caso um time abrace 2 vagas,entra ja na final,abraçando 3,final ja automatica,disputada em melhor de 3(2 na casa do q abraçou 3 vagas,e a primeira na casa do q pegou uma vaga),e caso um time ganhe os 4 torneios classificatorios,ja tem o titulo automatico do ano seguinte,vencedor desse torneio vai pra Libertadores do ano seguinte

    *Março-Abril:Copa dos campeoes:Participam 2 times do estado-sede(campeao e vice do ano anterior),o campeao dos demais estados do ano anterior,e os clubes que disputaram a Super Copa,fechando 32 clubes,torneio todo em mata mata e jogo unico no estado sede,empate penaltis,campeao vai pra Libertadores do ano seguinte

    *Fevereiro-Junho:Copa do Brasil:Com 288 clubes,os 32 que participaram da Copa dos Campeões entram apenas na quarta fase,juntando-se com os 32 remanescentes das fases anteriores(primeira fase com 256 clubes),as 2 primeiras fases seriam diluidas em metade da rodada pra cada semana,nao haveria gol fora nem eliminar o jogo de volta,

    *Fevereiro-Maio:Estaduais:Todos seguindo a mesma formula,12 clubes,turno unico todos x todos,classificam os 4 primeiros pras semi finais,em jogos de ida e volta,com a volta na casa do melhor,que joga por empate,campeao vai pra Copa dos Campeoes do ano seguinte

    *Junho-Julho(Primeira semana)-Datas FIFA

    *Julho-Dezembro:Brasileiro:20 clubes,turno unico,mais uma rodada extra de classicos,fechando assim 10 jogos em casa e 10 fora pra cada clube,os 8 primeiros classificam pro mata mata,em ida e volta,com o melhor jogando por empate agregado,e decidindo em casa,campeao e vice vão pra Libertadores,3 e 4 pra Pan Americana(q substituiria a Sul Americana),campeao garantiria tb vaga na Super Copa,e na Copa dos Campeoes do ano seguinte,os 4 piores da primeira fase caem

    Calendario Continental(Clubes)

    *Fevereiro-Outubro:Libertadores:Juntando Conmebol e Concacaf teriamos 51 paises filiados a PAFC(Pan American Football Confederation),para determinar a distribuição de vagas,seria calculado um coeficiente considerando o historico dos paises na Libertadores atual,e na Concacaf,o maximo que um pais poderia ter na Libertadores,seriam 5 clubes classificados diretamente a fase de grupos por torneios nacionais,e outros 3 diretamente pela propria Libertadores,pela Pan Americana,e pela Recopa,assim,tendo no maximo 8 clubes para um unico pais,evitando confrontos nacionais na fase de grupos.Para o calculo do coeficiente,seriam considerados aqueles paises que ja tiveram clubes na final de um dos campeonatos,o campeao teria peso 2,o vice 1,a Conmebol peso 2,Concacaf 1,alem de que o numero da edicao determinaria o peso do torneio,se esse criterio fosse usado ja em 2015(supondo q a final 2014 de San Lorenzo x Defensor,e o San Lorenzo vença),Brasil e Argentina teriam 5 vagas diretas na fase de grupos,Mexico teria 4 diretas e uma na repescagem,Uruguai,Paraguai,Chile,Colombia,Equador,Costa Rica,e EUA,teriam direito a uma vaga direta na fase de grupos,e 1 na fase de repescagem,Honduras e Suriname,teriam direito a 1 vaga na Repescagem,e outra na Pre repescagem,Peru,Trinidad,Guatemala,e El Salvador,teriam uma vaga na repescagem,Porto Rico,1 vaga na segunda fase,Curaçao,Haiti,Bolivia,Venezuela,e Panama,cada 1 teria uma vaga na Primeira fase,os demais paises(29 restantes),se dividiriam em 2 grupos de acordo com o historico na Concacaf,os 3 melhores entrariam nas oitavas da seletiva da Libertadores,os 26 piores,jogariam a primeira fase,torneio todo em mata mata,os times eliminados iriam se classificando pra Copa Pan Americana,o campeao da seletiva,iria pra primeira fase da Libertadores,com os previamente classificados,os vencedores dessa fase,disputariam a segunda com os pre classificados,perdedores iriam pra CPA,os vencedores da segunda,iriam pra Pre Repescagem,os perdedores,pra CPA,os vencedores da Pre repescagem,iriam pra Repescagem,os perdedores pra CPA,os vencedores iriam pra fase de grupos,e os perdedores pra CPA,depois,a fase de grupos seria sorteada de modo a evitar confrontos nacionais na primeira fase,e evitar jogos de muito longa distancia,a partir das oitavas,teriamos o mesmo regulamento da atual Libertadores,mas sem o gol fora,e sem a prorrogação na final,empate e penaltis,campeão vai pro mundial do mesmo ano,pra Libertadores,e pra Recopa do ano seguinte,ate a pre repescagem,todas as fases sao disputadas antes da parada pras datas FIFA,da repescagem em diante,tudo depois das datas FIFA

    *Julho-Outubro:Copa Pan Americana,os 43 clubes que não atingiram a fase de grupos da Libertadores,mais 1 de cada pais que ja foi finalista da Libertadores ou da Concacaf(19 no total),mais 1 BR e 1 argentino devido aos coeficientes,totalizando 64 clubes,torneio todo em mata mata,quem for campeão vai pra Libertadores e Recopa do ano seguinte,e pra Copa das Confederações de clubes do mesmo ano

    *Julho:Recopa:Mesmo modelo atual,pra ser disputada durante a repescagem da Libertadores,campeao garante vaga na Libertadores do ano seguinte

    Calendario Mundial(Clubes)

    *Mundial de clubes(Dezembro)-7 clubes,os 4 campeoes continentais(Lembrando q teriamos fusao das Americas,e tb fusao de Asia e Oceania),mais o campeao do pais sede,o atual campeao,e o campeao da Copa das Conf de clubes do ano anterior,o vencedor da Recopa de clubes do ano anterior,entraria ja nas semi finais do torneio,os demais,jogariam as quartas,os 3 vencedores se juntariam a esse clube,campeao garante vaga no mundial do ano seguinte,e na Recopa de clubes do mesmo ano

    *Copa das Confederações de Clubes(Dezembro)-Com 5 clubes,Paralela ao mundial,no mesmo pais sede do mundial,iriam os 4 campeoes dos torneios secundarios dos continentes,(CPA,UEL,etc),mais o campeao do torneio secundario do pais sede(por ex no Brasil,o campeao da Copa do BR),o clube do pais sede,o clube do continente sede,e o clube do continente com o maior coeficiente,iriam direto as semi finais,os 2 restantes jogariam um mata mata entre si,quem vencesse iria as semi finais,os vencedores fariam a final,quem vencesse iria ao Mundial do ano seguinte,e a Recopa de Clubes do mesmo ano

    *Recopa de clubes(Dezembro):Jogo unico no pais sede entre o campeao da Copa das Conf e do Mundial,o vencedor,entraria nas semi finais do mundial do ano seguinte,o perdedor nas quartas

    Calendario de selecoes

    *Copa America:Sempre no ano seguinte a Copa do Mundo,contaria com 16 seleções,3 delas ja estariam na fase de grupos,a selecao do pais sede,o atual campeao,e o campeao das eliminatorias da Copa do Mundo anterior,4 seleções entrariam na segunda fase das eliminatorias da Copa America,enquanto 44,disputariam a primeira fase das eliminatorias da Copa America,a partir da fase de grupos,seriam 4 grupos de 4 seleções,onde as 2 primeiras de cada iriam as quartas de final,depois semi finais,e final,campeão garantiria vaga na Copa do Mundo,e na Copa das Confederações

    *Eliminatorias da Copa America:Como ja dito antes,4 seleções entrariam na segunda fase das eliminatorias,do vice ao quarto da Copa America,e o vice das eliminatorias pra Copa do Mundo,os outros 44,jogariam mata mata entre si,os 22 vencedores iriam pra segunda fase das eliminatorias,os 22 perdedores,disputariam sobrevida nas eliminatorias da Copa do Mundo,na segunda fase,seriam 26 seleções,os 13 vencedores iriam pra fase de grupos da Copa America,nas 2 primeiras fases das eliminatorias,os jogos seriam em ida e volta

    *Eliminatorias pra Copa do Mundo:As 22 seleções derrotadas entre as 44 que jogam a primeira fase das eliminatorias da Copa America,se enfrentam de novo,as 11 vencedoras avançam,as 11 perdedoras tão fora da Copa do Mundo,enquanto as 22 perdedoras da primeira fase se enfrentam,as 26 seleções da segunda fase das eliminatorias da C.A se enfrentam,as 13 perdedoras,se juntam as 11 vencedoras,essas 24 seleções se enfrentam em ida e volta durante as 2 primeiras rodadas da Copa America,as 12 remanescentes se enfrentam em ida e volta durante a terceira rodada e as quartas da Copa America,as 6 remanescentes se juntam com as 12 eliminadas na fase de grupos e nas quartas de final,em paralelo as semi finais e final da C.A,as 9 vencedoras,se juntam com as 3 nao campeas entre as semi finalistas,no ano das olimpiadas,em junho,as 12 seleções remanescentes são divididas em 2 grupos de 6,turno e returno,as 3 primeiras de cada grupo,vão direto pra Copa do Mundo,durante a Copa das Conf(1 ano antes da Copa do Mundo,no pais sede da Copa),as quartas colocadas jogam um mata mata entre si,quem vencer,vai pra Copa,as primeiras tb se enfrentam,mas pra fazer a final das eliminatorias,quem vencer,ta na fase de grupos da proxima Copa America,quem perder,na segunda fase das eliminatorias da C.A

    *Copa do Mundo:Mesmo regulamento de hj,mas com coeficientes como os da UEFA pra determinar as vagas de cada continente,o teto das eliminatorias seria de 11 vagas por continente,pra fechar no maximo 16 seleções,e assim,evitar de haver mais de 2 seleções do mesmo continente no mesmo grupo,seriam 24 vagas por eliminatorias,4 vagas por torneio continental(1 pra cada CONF,lembrando q haveriam as fusoes das Americas,e da Asia com Oceania),e 4 vagas previas(1 pro atual campeao,1 pro campeao da Copa das Conf anterior a ultima,1 pro campeao da Recopa anterior a ultima,e 1 pro pais sede,por exemplo,se isso valesse pra 2018,teriamos ja na copa,Alemanha,pela Copa 2014,Russia,por ser a sede,e Brasil,pela Copa das Conf 2013,e Espanha,pela RMS 2012(supondo que isso ja existisse…)),mais as 4 vagas pros campeoes continentais,as outras 24 vagas,pelos calculos q fiz seriam 12 pra Europa,7 pra America,3 pra Africa,e 2 pra Asia/Oceania

    *Copa das Conf: 8 selecoes,mesma formula de disputa de hj,o atual campeao da Copa do Mundo,da CDC,os 4 campeoes continentais,e mais o vencedor da Penultima Recopa Mundial de seleções,o vencedor iria pra RMS seguinte,e pra Copa do Mundo depois da proxima,ja q pra proxima,todos ja iriam classificados

    *Recopa Mundial de selecoes:Disputada em jogo unico,em junho do ano das olimpiadas,no pais sede da Copa Anterior,entre os atuais Campeoes da Copa do Mundo,e da Copa das Conf,quem vencer vai pra Copa das Conf posterior a proxima,e pra Copa do Mundo posterior a proxima

  5. boa tarde tava lendo seu post e resolvi fazer uma proposta de calendário também.
    *Janeiro = Pré-temporada
    *Fevereiro a Novembro = Brasiliga 1 20 clubes jogando entre si em turno e returno os 4 melhores iam pra libertadores e do 5 até o 8 colocado iriam para a sulamericana. os 4 piores seriam rebaixados.
    Brasiliga 2 = 24 clubes jogando entre si em turno e returno. os 2 primeiros subiriam enquanto do 3 até o 10 colocado fariam um playoff em duas fases ( 3ºx10º,4ºx 9º,5ºx8º e 6ºx7º os vencedores iriam para a final na arena pantanal e arena da amazonia. Os 4 piores cairiam para a Série C.
    Série C = 80 clubes divididos em 8 grupos de 10 equipes jogando em turno e returno.os 5 melhores passariam para o acesso e os 5 piores para o descenso. Quanto no Acesso e no descenso seriam divididos em 4 grupos de 10 equipes jogando em turno e returno. No acesso os 4 primeiros de cada grupo passariam para o playoff que seria jogado em ida e volta os 4 sobreviventes iriam a brasiliga 2.quanto ao rebaixamento os 3 piores cairiam a Serie D.
    Série D = 164 clubes diivdidos em duas Zonas, Norte(80 clubes) e Sul (84 clubes).Na zona norte teriamos o mesmo regulamento da serie C mudando apenas no descenso onde os 2 piores cairiam + os perdedores de um playoff ao todo 10 rebaixados.Na zona sul seriam 6 grupos de 14 equipes jogando em turno e returno. os 6 primeiros passariam ao ascesso e os 8 piores ao descenso. No acesso 6 grupos de 6 equipes jogando em turno e returno no descenso 8 grupos de 6 equipes jogando em turno e returno. No acesso o campeão de cada grupo subiria a Série C já no descenso o pior de cada grupo + os perdedores de um playoff ao todo 12 rebaixados.
    Série E : 396 clubes divididos em 22 grupos de 18 equipes sendo eles divididos regionalmente.Jogariam no sistema de turno e returno com os 8 melhores passando para a disputa do titulo do grupo que seria jogado em ida e volta até a final.O campeão de cada grupo subiria á Série D.
    *Janeiro a Novembro = Copa do Brasil, antes da temporada começar haveriam as 3 primeiras rodadas da copa sendo elas etapas municipais e estaduais sobrariam 2534 equipes que se juntariam as 966 equipes amadoras da primeira divisão estadual e 396 equipes da Série E. 1948 equipes passariam a segunda rodada aonde se juntariam aos 164 clubes da Série D. 1056 clubes continuariam na terceira Rodada.528 clubes passariam a quarta rodada junto as 80 equipes da Série C.304 equipes passariam a quinta Rodada.152 equipes passariam a sexta rodada junto com as 24 equipes da Brasiliga 2.88 clubes passariam a Sétima Rodada.44 equipes + 20 clubes da Brasiliga 1 passariam a 32-avos de final e assim por diante até a final que seria disputada no mané garrincha. todas as partidas seriam disputadas em jogo único.
    *Fevereiro á Novembro = Copa Libertadores,Sul-Americana E Recopa, a libertadores teria o mesmo numero de equipes de sempre a exceção do méxico que eu tiraria da competição essas vagas seriam transferidas ao uruguai e paraguai. Na pré-libertadores o pior classificado de cada pais participaria da fase disputada em jogo unico em seguida os vencedores passariam a fase de grupos. na fase de grupos haveriam 32 clubes divididos em 8 grupos de 4 equipes jogando em turno e returno havendo parada para data fifa, todos os jogos da rodada aconteceriam na mesma semana evitando prejuizos aos clubes, as oitava de final em diante seriam disputadas depois das competições internacionais geralmente depois de julho. o campeão vai para a recopa do ano seguinte disputada no inicio do ano em jogo único. Sul-americana cada pais da américa teria 4 vagas totalizando 40 equipes que seriam divididas em 8 grupos de 5 equipes, jogando entre si em turno único os 2 primeiros de cada grupo passariam a segunda fase aonde 8 clubes avançariam as oitavas de final junto com os 3 colocados da fase de grupos da libertadores.
    *Junho/Julho = Estaduais seriam jogados durante as competiçoes internacionais pois atualmente o estadual é so enche linguiça e não da renda ao clube, ele seria disputados após uma eliminatoria que aconteceria entre agosto e novembro com os clubes da serie E,D e C. O formato poderia varia de acordo com o estados deveria ter entre 8 á 32 clubes.
    *Dezembro = Mundial de clubes disputados apenas pelos campeões continentais, 6 equipes 2 grupos de 3 jogando entre si en turno único, os clubes da europa e da américa do sul entrariam apenasna segunda rodada pois a primeira seria de folga.o campeão de cada grupo avançaria a final enquanto o segundo colocado a disputa de terceiro e o terceiro colocado a disputa de 5 lugar.Para os outros clubes seria férias, isto se o campeão da libertadores não foi brasileiro.
    Supercopa do brasil seria disputada na ultima semana da pré-temporada no mané garrincha.
    Agora imaginamos o pior cenário para um clube fazendo o maximo de jogos neste calendário. 38 liga + 14 libertadores + 1 recopa + 7 estaduais + 6 copa do brasil = 66 jogos lógico isto seria um pouco improvavél mas nunca pode se saber né vai que…

  6. Qualquer mudança possível precisa entender que as federações estaduais não abriram mão dos estaduais, pois são sua razão de existir. Portanto parto desta premissa de valorizar esta competição, aumentando seu prazo para os clubes pequenos e reduzindo para os grandes, além de dar vagas nas competições nacionais, na forma de copas)
    Fev – dez): seria A B e C, (20 clubes, 38 datas, com pausa no inverno)
    Campeonato estadual (duas fases): 1. fev-maio (sem os times A B C, 19 datas/ 2. jun-julh(finais 9 datas com os grandes, pausa no Campeonato brasileiro)
    agost -nov serie D (64 clubes vindos dos campeonatos estaduais, 16 datas).
    Meios de semana : fev- jun= libertadores (16 datas)/ ou 1° fase copa do brasil (06 datas, 80 times) e 5 copas regionais (16 times 8 datas- vindos dos estaduais)
    julho-out: Finais copa do Brasil (7 datas, com times da libertadores e final jogo unico)/
    Agost-dez: sul America (10 datas, vagas: 5 copas regionais, 1 copa dos campeões, 2 brasileirão)/ ou copa campeões (9 datas, vagas 27 campeões estaduais + 5 pelo brasileirão)
    Total 80 datas

  7. Outra proposta interessante seria reservar 38 datas para os campeonatos (finais de semana) e 38 datas para as copas(meios de semana), + 6 datas no ultimo mês do ano para uma supercopa dos campeões, envolvendo todos os vencedores, de todas as divisões, valendo a ultima vaga na libertadores.
    Fev-out: Campeonatos: A B C (20 times 38 datas)/ Campeonato estadual (26 datas, pontos corridos, sem times A B C) + serie D (64 times 12 datas, mata-mata)
    Copas:
    Copa do Brasil(14 datas ao longo do ano)/ 128 times, (68 classificados pelo campeonato estadual + 60 times A B C),
    1° semestre: Libertadores (16 datas) ou copa estaduais (classificados pelo campeonato estadual + times A B C)/
    2° semestre: Copa Sul Americana (10 datas)/ ou 5 copa regionais (16 times, 8 datas, classificados pelas copas estaduais)
    Nov: Supercopa dos campeões (64 times, mata-mata jogo único, mando do melhor colocado no brasileirão por confronto, vagas: 27 campeonatos estaduais + 27 copas estaduais + 4 brasileirão A B C D, + 1 copa do Brasil + 5 copas regionais)
    vagas na libertadores: 4 brasileirão + 1 supercopa dos campeões
    vagas na sul americana: 5 copas regionais + 1 Copa do Brasil + 2 brasileirão
    Total: 82 jogos

  8. A melhor saída é a da simplificação:
    -Finais de semanas:38 datas, campeonatos em pontos corridos, turno e returno, Series A B C com 20 clubes + Campeonatos estaduais com até 16 times, turno e returno, os melhores disputam um serie D resumida, 32 times. Os estaduais classificam os pequenos para copa do Brasil, copa regional e para copa estadual, que se unem aos times das series A B C nestas copas.
    -Meios de semanas: copas em mata mata, libertadores ou Copas estaduais e regionais (8 datas cada); copa sul americana ou copa dos campeões(10 datas); copa do Brasil (128 times, 14 datas).
    Total: 78 datas.
    Classificações: Libertadores (4 Brasileirão e 1 Copa do Brasil)
    Sul-americana (1 Copa dos Campeões, 5 copas regionais e 2 brasileirão)
    Copa dos campeões (27 pelas copas estaduais + 5 copas regionais)
    Copa do Brasil: 3 por campeonato estadual + 47 pelo Brasileirão
    Copas regionais: (Nordeste, Norte, Sul, Centro-oeste, Sudeste): 8 pelo Brasileirão + 8 pelos campeonatos estaduais, ou adaptação.
    Copas estaduais: 8 pelo Brasileirão + 8 pelos campeonatos estaduais, ou adaptações.

Comments are closed.