E começa amanhã… A maior festa deste país…

O carnaval, patrimônio cultural do Brasile mais ainda patrimônio do povo brasileiro.

Carnaval que nos remonta à festa que, séculos atrás, as pessoas faziam para o período de jejum e abstinência que teriam antes da Semana Santa. Cada povo ao seu modo.

As fantasias? É claro que Paris teria sua participação, assim como Nice e Nova Orleans. O mundo festeja o carnaval, mas numa gigante porção de terra abaixo do Equador, numa intensa mistura de raças, sons e ritmos, ele fez sua morada mais forte e feliz. É carnaval no Brasil.

mig2De norte a sul a folia tem suas características. Tem Bumbá, Frevo, Axé, Baile de Máscaras, Bonecos Gigantes, Desfile de Escolas e Blocos em todos os tamanhos e formas. E claro, a maior expressão fica com o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, onde o mundo assiste.

É claro que é uma época, onde começam a pipocar revoltosos debates sobre a participação do governo na festa. Ilações ao investimento, comparações com verbas educacionais e da saúde. Acúmulo de Lixo também faz parte. Orasbrasileiro, está escrito na constituição. O Estado tem que fomentar a cultura e as tradições do país, para que isso em forma de educação se eternize. Seja lá o que for, faz parte das obrigações do governante alimentar seu povo com cultura,o goste ou não.

mig3Enquanto essa bobagem fica nas discussões de boteco e nas novas formas de acaloradas contendas, é tranquilo. Mas quando as prefeituras soltam notas dizendo que vão economizar o carnaval, para investir na cultura, elas pincelam com a hipocrisia. Alguém acredita mesmo que um ente municipal ou estadual é dono da festa,para, via varinha de condão decidir se tem ou não? Com que direito se priva a população de participar de evento cultural secular? Não cabe ao governante buscar formas de fomentar da festa, reunindo a comunidade e em caso de não ter verbas oferecer a oportunidade de parceria público privada?

Não existe festa no mundo mais democrática. João Trinta.O maio gênio da Sapucaí, vaticinou um dia, que é o dia que o miserável se veste de LuísXV. E numa dessas curvas da vida ele fez milhares de intelectuais se vestirem de mendigose lixos ambulantes.

mig1Vejam, meus caros, a importância que os outros países dão a seus dias e eventos culturais.. O 4 de julho.A queda da Bastilha, a Oktoberfest, a Tanabata, as festas Chinesas e etc.etc. Mas aqui, gostamos de discutir se devemos, o quanto devemos, e se podemos…

Portanto meus caros…Curtam, brinquem se deliciem… Mas o mais importante saibam, que estão participando de uma manifestação cultural, enriquecendo algo em sua alma, nem que seja só a alegria e que o pecado pode até morar desse lado do equador …. mas não o é fazer parte disso tudo..

Quem beija essa flor, não chora!

Nota: Meu texto essa semana trataria da recuperação pós-perda de um amigo ou parente querido. Mas não consegui passar da terceira linha. Perder nunca é fácil… mas como digo… vamos à luta. De qualquer forma, fica o abraço ao primo, amigo, brother e Man Márcio Barbosa, o Gordinho, que foi pular Carnaval do outro lado esse ano.