Há exatamente um mês foi realizado o Desfile das Campeãs e, desde então, uma série de notícias movimentou os bastidores do Carnaval do Rio. Agora que as coisas parecem ter acalmado um pouco, vamos a uma análise do que aconteceu de mais importantes nas últimas semanas.
– Contratação de Paulo Barros pela Portela – depois da decepcionante passagem do carnavalesco pela Mocidade, a Águia surpreendeu ao contratá-lo. Surpreendeu porque PB tem um perfil bem diferente do qual a escola está acostumado. Resta saber se ambos vão se moldar um ao outro, porque se isso não ocorrer, a tendência é a de um casamento problemático e curto. Era muito jovem e não vi na época, mas essa situação atual me lembra muito a do breve enlace entre Fernando Pinto e Mangueira em 1982. Por outro lado, Paulo Barros é gênio e pode entregar o algo mais que a Portela precisa para quebrar o jejum.
– Volta de Alexandre Louzada para a Mocidade – a capacidade de Louzada é inquestionável, tanto que ele já foi campeão por Mangueira, Vila Isabel e Beija-Flor. Fez um excepcional trabalho em 2014 e um pouco inferior em 2015, mas está ainda em grande forma. O enredo #alendaimaginação, se bem desenvolvido, promete um belo desfile para a Verde e Branco, que terá ainda no barracão o excelente Edson Pereira,que ainda segue na Unidos de Padre Miguel.
– Contratação de Igor Sorriso pela Vila Isabel – a escola do bairro de Noel dispensou o ótimo cantor Gilsinho e apostou no mais promissor intérprete da nova geração do Carnaval. É o típico caso em que tanto a Vila como Igor sairão ganhando. Já Gilsinho pode acertar com a Imperatriz. Quem perde, e muito, é a São Clemente, que nos últimos anos vem jogando para longe o estigma de escola ioiô, com grande contribuição de Igor.
– Permanência de Rosa Magalhães na São Clemente – se a escola perdeu Igor Sorriso, por outro lado manteve a grande carnavalesca Rosa Magalhães, que se antecipou ao anunciar o enredo para 2016: “Mordomia-Mor da Casa Real de Dom João VI”, que promete aliar os aspectos históricos tão presentes nos enredos de Rosa e a irreverência da agremiação da Zona Sul – o presidente Renato ainda não confirma o enredo. De qualquer forma, ponto para os clementianos!
– Enredo da Imperatriz sobre Zezé di Camargo & Luciano – pode até dar certo, mas confesso que não curti. Tudo vai depender da forma como Cahê Rodrigues desenvolver o enredo, o que ele fez com competência nos últimos três anos (Pará, Zico e Axé Nkenda). Se levar pelo lado poético da superação de vida dos irmãos e a chegada ao estrelato, pode funcionar e até emocionar. Se for simplesmente pelo lado dos sucessos da dupla, pode render um samba cheio de clichês e um desfile chato. O que não aprovo nem sob tortura é a dupla participar da gravação do samba. Nesse ponto, pra mim é “cada macaco no seu galho”.
– Enredo do Salgueiro – por enquanto, sabe-se apenas o título do enredo, “A Ópera dos Malandros”, e que será autoral/cultural. Parece num primeiro momento algo a se tornar um gol de placa da direção da escola, e da sempre competentíssima dupla formada por Renato e Márcia Lage. Aguardo com ansiedade a divulgação de mais detalhes do enredo.
– Enredo da União da Ilha sobre as Olimpíadas – a simpaticíssima escola tricolor vai aproveitar o ano olímpico para falar sobre os Jogos. Parece justo, mas a Ilha precisa tomar cuidado no desenvolvimento do enredo, já que há o perigo de isso se tornar repetitivo, lembrando que Mangueira (1997) e Portela (2007, embora sobre o Pan) já levaram para a avenida temáticas semelhantes.
– Contratação de Paulo Menezes e Jack Vasconcelos pela Ilha – os dois carnavalescos já tiveram passagens pela Tricolor e sem dúvida podem fazer um belo trabalho, pois já conhecem bem a escola. Resta saber como será o desenvolvimento do enredo.
– Contratação de Alex de Souza pela Vila Isabel – o carnavalesco encerrou seu ciclo na Ilha e voltou para a escola em que desenvolveu um de seus melhores trabalhos, ao lado de Paulo Barros, em 2009 (enredo sobre o Theatro Municipal). Depois de dois desfiles com colocações ruins – o deste ano merecia uma posição mais acima na tabela -, a Vila resolveu mudar. A qualidade de Alex é inquestionável e ele já prometeu buscar inspiração na própria Vila para o próximo desfile.
– Permanência de Mestre Casagrande na Tijuca – a melhor notícia possível para a comunidade tijucana foi a permanência do diretor de bateria, depois dos excelentes trabalhos nos últimos anos, o que culminou com um inédito Estandarte de Ouro para a Pura Cadência. Identificado com a escola e de competência inequívoca, Casagrande sem dúvida continuará mantendo a Tijuca com ótimas notas no quesito.
– Indefinição do novo carnavalesco da Mangueira – Cid Carvalho ficou revoltado com a forma pela qual foi dispensado, enquanto a direção da escola alega que o carnavalesco não compareceu ao desfile e tampouco entregou o trabalho que se esperava. É o típico caso que não havia mais clima para ambos trabalharem juntos. Lamentavelmente a indefinição sobre o carnavalesco oficialmente persiste, mas a escola deve fechar com o promissor Leandro Vieira, que faria uma parceria de luxo com o consagrado Max Lopes.
– Contratação de Pixulé pelo Império Serrano – apesar do ótimo desfile de 2014 nos quesitos samba-enredo e harmonia, a escola da Serrinha contratou o ótimo cantor Pixulé para dar peso ao carro de som. Outro caso em que tanto escola como intérprete saem ganhando. Vamos ver se a querida agremiação consegue finalmente voltar ao Grupo Especial.
a imperatriz,sabino se não tomar cuidado com esse enredo pode ser rebaixado,o que é uma pena.a portela só desejo boa sorte. o igor sorriso saiu da tranquilidade para pegar uma bomba,mas pode fazer um ótimo trabalho como sempre.a ilha com esse enredo,pode surpreeender.o enredo do salgueiro é excelente,mas seguindo a lógica de 2010 para cá a unidos da tijuca é campeã sempre de dois em dois anos pode ser este ano mesmo que tenha um fraco enredo.sabino quero comentários.
Ola boa noite,
Sou presidente da BANDA ATLANTICA de Copacabana,
este ano realizamos o 15 carnaval na Rua Constante Ramos ajacente Atlantica,
Gostaria imensamente de divulgar o nosso projeto para 2016…….
Fazemos os 04 dias da folia e sempre na segunda-feira desfilamos pela orla.
Fizemos o convite a querida Elza Soares para se a nossa MADRINHA que prontamente aceitou, iremos agora marcar uma reunião para definir.
Parabens pelas ecxelentes reportagens…sou assíduo fá….
Atenciosamente.
Phabbio Salvatt
Contato: 979205301.
Phabbio, favor entrar em contato pelo email pedromigao@pedromigao.com.br
Com essa dupla: Alexandre e Edson, e um enredo com esse nome, ALEM DA IMAGINAÇÃO, só posso dizer que,finalmente, sopra o verde da esperança na minha Mocidade Independente de Padre Miguel ( se a diretoria corresponder, nossa Estrela voltará a brilhar) :)
Otima a cmtrataçao de p Barros e dar certovai