E de fato a Unidos de Vila Isabel começa a dar forma a um enredo em homenagem ao ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, que em 2016 completaria 100 anos.

Embora Arraes tenha sido daqueles políticos que honram as calças que vestem, torço o nariz para temas que tenham uma personalidade política como figura central, não obstante o fato de ele já ter falecido (N. do E.: Miguel Arraes era avô de Eduardo Campos, que curiosamente morreu no mesmo dia, nove anos depois, em 13 de agosto de 2014).

Soa, de alguma forma, oportunista. Ainda mais sabendo que, por trás disso, deve estar o Instituto Miguel Arraes, que tem o objetivo de preservar a memória do político, e, por isso, vê a escola de samba como mais um instrumento a ser utilizado para a obtenção do seu intuito.

Em suma, não seria uma real e sincera homenagem do povo de Vila Isabel a este, de fato, importante nome da história política brasileira. (N.do E.: além de governador, Arraes foi prefeito de Recife, deputado estadual por dois mandatos e deputado federal por três; foi deposto do governo pernambucano e preso depois do golpe militar de 1964 e ficou no exílio).

Por outro lado, o importante momento social pelo qual o Brasil passou, em meados dos anos 60, quando se intensificou a luta pela reforma agrária no país, graças, principalmente, às Ligas Camponesas, das quais Arraes foi fundamental braço político, é, sem dúvida, digno de ser retratado por um elemento da manifestação da cultura popular que é a escola de samba.

E, pra início de conversa, a coisa parece começar bem, já que o argumento do enredo é tocado por Martinho da Vila, um intelectual totalmente comprometido com as questões nacionais (N. do E.: Martinho foi o autor, por exemplo, do enredo “Kizomba, a Festa da Raça”, do título da Vila em 1988).

O histórico desfile da Vila Isabel em 1988
https://www.youtube.com/watch?v=znrWqhlHCgU

A Vila costuma dar bons recados sociais, quando se aventura a mergulhar neste contexto em seus enredos. A própria reforma agrária, nos tempos da presidente Ruça, desfilou pela Avenida, levado por um belíssimo samba-enredo.

O desfile da Vila em 1990, exaltando a Reforma Agrária
https://www.youtube.com/watch?v=mUbT6sBqD8Y

Temo, porém, que em tempos de uma perigosa bipolarização política, este conteúdo possa gerar mais dissabores do que prazeres à Vila Isabel, que vive conturbado processo em sua trajetória.

Discussões à parte, sorte pra Vila de Noel!

Veja mais um pouco sobre a figura de Miguel Arraes
https://www.youtube.com/watch?v=vkLzeF2A69Q