Após um ano longo em que os sambas estiveram longe do nível normal (muito por conta do enredo) lá pelas bandas do bairro do Limão, voltemos a ter uma disputa de verdade na Mocidade.
Após quase dois meses de concorrência, teremos a final da Morada do Samba no próximo domingo às 19h, com cinco sambas na disputa. Abaixo farei uma análise de cada um dos cinco concorrentes da final com comentários e notas de 8 a 10.
Samba 4
Compositores: Biro-Biro, Alemão da Morada, Dodô Show, Márcio André, Rapha SP e Vágner Mariano
Intérprete: Nêgo
O samba da parceria de número 4 não é um samba ruim, mas com certeza é o pior dos 5 finalistas, a parceria conseguiu fazer dois bons refrães em especial o da cabeça, mas o restante do samba é bem abaixo do nível da grande final, destaco a bela interpretação do Nêgo e o refrão de cabeça que é bastante forte.
Nota: 9.6
Samba 5
Compositores: Ana Martins, Douglas Sabião, Imperial, Márcio Bueno, Rodriguinho e Victor Alves
Intérprete: Freddy Viana
O samba da parceria bicampeã nos últimos dois anos é um dos melhores sambas desta final, extremamente bem gravado, me ganhou de cara pela bela letra e a melodia totalmente fora do padrão para enredos afros e que mesmo assim consegue envolver qualquer um, apesar disso, as apresentações na quadra em vídeo e ao vivo não conseguiram fazer valer a primeira ótima impressão que eu tinha deste samba, muito por isso ele caiu um pouco no meu conceito, mas ressalto que caso venha a vencer, a escola terá um belo samba para um grande enredo.
Nota: 9.9
Samba 7
Compositores: Aquiles da Vila, Chanel, Edu Borel, Fabinho Jelleya, Henrique Barba e JC Castilho
Intérpretes: Ito Melodia e Renan Ludwig
Outro samba espetacular de uma parceria que se consagrou em outra escola. A parceria liderada por Aquiles da Vila conseguiu fazer um samba extremamente bem pensado em termos de letra e melodia, há muitos pontos a se destacar, mas ressalto que o samba além de bonito é forte desde seu inicio, o refrão de meio é de longe o melhor refrão da disputa e a segunda parte encanta e envolve a todos, apesar da gravação não ter sido perfeita, o samba só cresce a cada apresentação ao vivo, se este for o escolhido, a Mocidade com toda certeza terá no mínimo um dos três melhores sambas do ano no Grupo Especial
Nota: 10
Samba 11
Compositores: Dudu Nobre, Murilo TK, Rafa Malva, Paulinho Miranda, Bruno Ribas e Ricardo Mandu
Intérprete: Bruno Ribas
A parceria liderada por Dudu Nobre que já venceu uma disputa para 2016 em SP, conseguiu fazer um bom samba, os refrães são muito fortes, principalmente o do meio do samba e a letra é correta durante o samba todo, a melodia até que chega a envolver quem escuta e não tem grandes problemas, mas no alto nível deste ano, não consigo colocar este samba como um dos dois melhores, apesar de considerar ele um bom samba e que serviria bem à Morada do Samba.
Nota: 9.8
Samba 14
Compositores: Gui Cruz, Luciano Rosa, Portuga, Rafael Falanga, Rodrigo Minuetto e Vitor Gabriel
Intérpretes: Émerson Dias e Carlos Júnior
Primeiro concorrente divulgado oficialmente na disputa, este samba foi chegando de mansinho, não contando com nenhum grande nome entre os compositores, o samba foi ganhando certo apoio entre os torcedores da escola e foi indo adiante na disputa. Acho este um samba bom, gosto bastante da letra, apesar da melodia não me agradar tanto; considero a segunda parte melhor executada que a primeira, mas não é um samba de queda brusca de qualidade em nenhum momento. Não é um samba espetacular, mas se for escolhido pode render bem na avenida.
Nota: 9.7
Minha análise geral da final, é que a Mocidade tem 4 bons caminhos entre 5, claro que gostaria que o meu predileto na disputa fosse o escolhido, mas ressalto que há 4 sambas com capacidade de representar a Mocidade Alegre em 2016 e qualquer um dos 4 em maior ou menor grau me deixaria satisfeito.
Ressalto que essa é a minha opinião e que nenhuma crítica feita foi para menosprezar o trabalho de ninguém e que tenho certeza que todos os compositores lutaram para fazer o melhor possível pra ser o hino da nossa Mocidade Alegre.
Qualquer discordância sobre a análise pode ser feita nos comentários, estarei respondendo à todos.
É isso
Um abraço!
Bruno deixa eu te falar uma coisa,VC ta mais para crítico de axé e Sertanejo do que para crítico de samba enredo,já deu para perceber que VC não entende absolutamente nada de samba enredo,pergunto VC leu a sinopse? Vc entende de melodia.para meu filho!!!!!
Antes de qualquer coisa, obrigado pela leitura.
E sim, eu li a sinopse e sim, eu acredito que conheça algo de melodia, se não, nem escreveria sobre.
Como disse no texto, essa é a minha opinião, não estou impondo nada a ninguém, disputa é complicado, porque o que agrada um, pode não agradar outro e assim vai, mas respeito a sua opinião sobre o meu (pouco) conhecimento de samba-enredo.
Obrigado novamente pela leitura
Realmente a nossa parceria não tem ninguém de nome, eu acredito que não a necessidade também pois foi assim quem ganhamos 2012,2013 no Mocidade Alegre um estandarte e 2 campeonatos. Que venha 2016 com o samba dessa parceria que não carrega nome e sim títulos, vamos com tudo.
Respeite quem pode chegar aonde a gente chegou!!!