Todo ano a frase mais ouvida no mundo do samba é que “São Paulo tem a pior safra de samba-enredo da história”. Apesar de muito exagero, em alguns anos a máxima se valeu, em especial, em 2014, quando havia sambas inclassificáveis. A safra de 2016 chegou e com ela novamente a frase se fez presente na maioria dos comentários carnavalesco.
Apesar de não ser a pior da história, mais uma vez, o Carnaval da Terra da Garoa nos reserva uma safra aquém do esperado. Com a definição do samba da atual campeã no último domingo, enfim temos os 14 sambas decididos. Abaixo, faço uma primeira análise, ressaltando que a opinião do colunista pode mudar na segunda análise com todas as versões oficiais divulgadas em Dezembro.
A ordem das escolas segue a ordem de desfile, começando pela Pérola Negra e terminando na X-9 Paulistana.
Pérola Negra
A agremiação da Vila Madalena levará um interessante enredo sobre as danças do Brasil. Interessante, pois é um enredo que envolve todos os tipos de dança e música na mais brasileira festa do Brasil. Apesar da ideia interessante e da boa sinopse, o enredo não gerou um grande samba. O vencedor até conta bem o enredo, mas tem falhas melódicas nas duas partes e o refrão principal não contagia. Com mais de duas passadas, você simplesmente se cansa do samba. Tudo isso não deixa de ser ruim, porque a Pérola nos últimos anos vem trazendo sempre belas composições. Fico no aguardo da versão oficial na voz de Juninho Branco, estreante na Vila Madalena.
Unidos de Vila Maria
A Tricolor do Jardim Japão vem em busca da retomada de seus grandes dias. Para isso contratou Alexandre Louzada, que vai confeccionar o enredo sobre a bela cidade de Ilha Bela. O que também é bonito é o samba da escola, feito por Dudu Nobre e parceiros. O samba conta muito bem o enredo e é extremamente bem construído melodicamente. Infelizmente peca em alguns lugares comuns na letra, mas isso é comum em enredos C.E.P.. Mesmo assim, não prejudica em nada a bela obra. A segunda parte do samba é maravilhosa e chama para um ótimo refrão principal. Bela composição da Vila mais famosa.
Águia de Ouro
Em busca do sonhado título que bateu na trave por duas vezes recentemente, o povo da Pompeia traz um belo enredo sobre Virgem Maria. A escola mais uma vez optou pela encomenda e dessa vez, ao contrário de 2015, acertou bem. O samba não é brilhante em termos de letra e sofre em alguns problemas de métrica, especialmente na segunda parte, mas envolve nos refrães, principalmente no de cabeça, que conta com versos que tem tudo pra empolgar o Anhembi. Como o samba já fora divulgado pronto, a avaliação fica ainda mais completa, podendo também destacar a bela interpretação do veterano Douglinhas.
Rosas de Ouro
Mais uma vez, vai ter um samba que todos vão esquecer na quarta-feira de cinzas. Com outro enredo-tema (Tatuagem), a escola da Freguesia do Ó mesmo contando na disputa com outros sambas de mais qualidade, escolheu mais uma vez a opção mais conservadora e que se encaixa melhor na voz de seu intérprete. Sobre o samba em si, não tem nenhum grande destaque, sendo uma obra correta que conta bem o enredo. A melodia não tem uma grande quebra melódica que irrita os ouvidos, mas é o típico samba que ninguém vai lembrar após a quarta-feira de cinzas, ganhando ou perdendo.
Nenê de Vila Matilde
Depois de um belo enredo e maravilhoso samba sobre Moçambique, a Águia Guerreira optou inexplicavelmente para um enredo sobre os 30 anos de carreira de Cláudia Raia. A sinopse nem era das piores, mas era aquela coisa que já conhecemos de enredos biográficos e que apareceu muito recentemente e semelhança incrível no ano passado nas bandas do Limão. Com isso, o samba apesar de não ser fora do enredo ou ter graves falhas, é sem graça. Alguns lugares-comuns da letra incomodam e a melodia é um tanto enjoativa. O refrão principal não chega a ser trash, mas tem momento de tal. No geral, fica a impressão de que Cláudia Raia não deu samba.
Gaviões da Fiel
Uma ideia de enredo muito interessante que não gerou samba de grande qualidade. Não se entende muito o porquê, mas a safra esteve abaixo do enredo, desde o ínicio, foi praticamente unânime que a Gaviões da Fiel tinha uma safra abaixo do seu histórico e do samba de 2015. O samba escolhido não é trash, mas não brilha em nenhum momento, o samba em nenhum momento cativa. A letra é um tanto melhor que a melodia, mas nenhuma das duas brilha, o refrão principal além de se encaixar bem na voz do sempre competente Ernesto Teixeira deve contagiar os componentes e é o ponto de mais alegria do samba. Mesmo assim para o enredo, o samba ficou bem aquém do esperado.
Acadêmicos do Tatuapé
Essa fez disputa, interna, mas fez. Apesar de não termos a possibilidade de ouvir os concorrentes, a notícia da junção preocupou muita gente, já que normalmente junções não costumam funcionar muito bem. Mas essa passa muito bem, obrigado. Falando sobre a Beija-Flor de Nilópolis, a Tatuapé tem um samba que conta muito bem o enredo e ainda empolga em muitos momentos. O samba já apresentado na voz do excelente Celsinho Mody tem no seu ponto alto o excelente refrão de meio e, apesar de alguns “esquecimentos” históricos, conta muito bem o enredo como foi dito e ainda corrige uma injustiça histórica com a volta do lindo verso “Valeu, João, foi o sonho de um Beija-Flor”. Bom samba.
Unidos do Peruche
O samba do ano no grupo. Falando sobre o centenário do gênero musical samba, a querida Fillial do Samba volta ao Grupo Especial com um lindo enredo e um grande samba que remete aos seus melhores momentos. O samba conta espetacularmente bem o enredo e ainda tem na sua melodia, marcas registradas da Peruche e do próprio Carnaval paulista. É o típico samba que você escuta e sabe que é feito na Terra da Garoa. O único senão do samba – nem é um senão, mas tudo bem – é que a segunda parte é melhor que a primeira e houve algumas mudanças na letra feitas pela escola após a vitória. Mas isso nem de longe prejudica o que deve ser o samba do ano no Carnaval de SP.
Império de Casa Verde
Outra escola que optou pela encomenda, a Caçula do Samba é bastante aguardada devido a contratação do carnavalesco Jorge Freitas, de reconhecido talento e de grandes passagens por Rosas e Gaviões. Para sua estreia, Jorge optou pelo enredo sobre os grandes mistérios da humanidade, o samba é muito bem construído melodicamente, a letra não é brilhante mas tem seus bons momentos e conta bem o enredo, Carlos Júnior, intérprete da escola, mostra que vive a melhor fase da carreira com mais um belo desempenho na gravação, um ponto a se destacar no samba é que ele deve crescer e muito na avenida, com o auxílio da Barcelona do Samba, que sobra em termos de bateria em SP.
Acadêmicos da Tucuruvi
A escola da Cantareira conta com as festas da Fé para conquistar a sonhada festa do título. Tudo bem, ficou péssima, mas eu precisava disso, enfim. O pessoal do Tucuruvi cantará as festas da Fé. Como não temos a sinopse disponível para leitura, parto da ideia de que o samba está contando bem o enredo, já que consegue falar bem de todas as festas e com bons conectivos entre elas. Apesar disso, a melodia do samba não é das melhores para desespero do editor-chefe, fã de carteirinha de Arlindo Neto, um dos autores. Havia um samba melhor na disputa, mas como bem dito pelo colunista Emerson Braz, que esteve na escola no dia da final, a escola preferiu escolher o samba da comunidade e, como diz o ditado, a voz do povo é a voz de Deus…
Mocidade Alegre
Falei sobre essa disputa em outro post. Apesar de ser aclamado na quadra, o samba vencedor era o quarto melhor numa final de cinco. Mesmo assim, ele não é ruim. Como ressaltei no outro post, a melodia tem alguns problemas, como no começo do samba, que tem três versos que parecem fazer uma introdução para o restante do samba. Além disso, há duas quebras melódicas um tanto quanto complicadas na segunda parte. O ponto alto do samba é sem dúvida o refrão de meio, que envolve e contagia. O refrão principal não é brilhante, mas passa bem. É um samba que deve crescer na versão oficial com a voz do sempre competente Igor Sorriso.
Vai-Vai
A atual campeã do Carnaval foi a última a escolher seu samba. Com isso, tivemos um encerramento de gala das disputas em SP, a Escola do Povo mais uma vez tem um belo samba. Se não é apoteótico e histórico como em 2015, o samba deste ano falando sobre a França é um dos melhores da safra, com dois belos refrães. A melodia mais uma vez é o ponto forte do samba que mesmo com o inacreditável verso “Alan Kardec é luz, encanto” tem tudo pra sacudir o Anhembi mais uma vez e levar a Saracura ao 16°título.
Dragões da Real
Inacreditável, para não dizer algo mais forte. Com todo respeito do mundo à escola e aos compositores, que tenho absoluta certeza que buscaram fazer o melhor pra escola, mas este enredo e, por consequência, o samba são inacreditáveis. São tantas coisas complicadas, que nem sei por onde começar. O enredo é sobre os presentes e o samba é cantado em primeira pessoa. Imagine você leitor um presente cantando… É, pois é. Os compositores tentaram fazer um samba animado de uma sinopse complicada, mas mesmo assim, não foram felizes. O refrão de meio, assim como o refrão principal da Nenê, não chega a ser trash, mas tem momento de tal. Além disso, a segunda parte é complicada em termos de letra e melodia. Definitivamente posso assegura que os presentes não foram uma surpresa positiva para o samba.
X-9 Paulistana
Outro samba de um enredo complicado, para não dizer algo pesado. A escola da Parada Inglesa falará sobre o estado do Pará, em especial sobre o Açaí, muito por conta do enredo ser um tanto quanto batido numa parte e o Açaí não ser um tema exatamente carnavalesco. Mesmo com uma sinopse espetacular do carnavalesco André Machado, infelizmente não foi possível sair dos lugares-comuns na letra. A melodia é até interessante e conta com momentos felizes. A letra tinha em seu ponto alto o refrão de meio. Porém, a escola mexeu quase que integralmente nele e, como até o presente momento não temos a nova versão de áudio, fica difícil de avaliar. Mas adianto que não acredito numa mudança muito brusca de qualidade. Talvez melhore ou piore um pouco, mas nada de grande lamentação ou euforia.
A safra mais uma vez, não é das melhores. Mesmo assim, há mais sambas “escutáveis” por assim dizer, do que aqueles que chamamos de “skip”, podemos dividir a samba em quatro grupos:
Ótimo: Peruche
Bons: Império, Tatuapé, Vila Maria, Vai-Vai e Águia
Medianos: Mocidade Alegre, Rosas de Ouro e Tucuruvi
Aquém do Esperado: Nenê, X-9, Gaviões, Pérola e Dragões
Qualquer discordância sobre a análise pode ser feita nos comentários, estarei respondendo a todos.
É isso
Um abraço!
O samba que você postou da rosas de ouro foi eliminado na primeira rodada de eliminatórias. .. talvez com o samba certo você faca uma análise diferente.
Abs
Na verdade, Fábio o samba vencedor tá na Playlist – que contem todos os sambas da escola – que foi colocada no post e eu fiz a análise com o conhecimento do vencedor sim, mas você tem todo direito de discordar.
Obrigado pelo comentário, abs.
ta de brincadeira… ter de ler essas besteiras…
desrespeito com os sambas feitos… falar é fácil, falar besteira é ainda mais…
mas quero ver compor um samba!! o samba pode não ser dos melhores, mas esculachar como por exemplo o da dragões, é no minimo ridículo, acho que deveria ser respeitado o tempo gasto e a entrega dos compositores. o que vc fez foi denegrir a imagem deles e humilhar o trabalho e empenho dos mesmos!!!! alguns concordo como o da peruche, realmente uma bela obra.. o da tucuruvi também concordo, o do rosas de ouro outra você escreveu baboseira, era melhor ter ficado quieto..e ainda postou o samba errado, incompetência pura, amigo acho que você precisa viver mais o samba!! aprender a respeitar cada pavilhão!!! era melhor só deixar as outras pessoas acharem que vc é burro, do que escrever um texto e comprovar!!
se voce nao tem respeito com os compositores e agremiações não tenho respeito por vc!!
Xará, vou repetir o que escrevi no samba da Dragões da Real
“inacreditável, para não dizer algo mais forte. Com todo respeito do mundo à escola e aos compositores, que tenho absoluta certeza que buscaram fazer o melhor pra escola, mas este enredo e, por consequência, o samba são inacreditáveis.”
Em nenhum momento disse que os compositores estão de sacanagem, pelo contrário, escrevi que tenho absoluta certeza que buscaram o melhor para escola, entretanto, o enredo não ajuda.
Sobre o Rosas e o “erro” da postagem, repito o comentário anterior:
Na verdade, Fábio o samba vencedor tá na Playlist – que contem todos os sambas da escola – que foi colocada no post
Obrigado pelo comentário, abs.
É por causa de comentários como o seu que hoje em dia a população tem medo de opinar – e assim vamos emburrecendo cada vez mais.
A mão não vai cair do corpo se você só discordar e apresentar argumentos. Aliás, o que o Bruno Malta fez é exatamente o que sentimos saudades na transmissão oficial: de alguém que critique, mas de forma construtiva, justamente para que os envolvidos façam uma auto-análise e busquem sempre melhorar.
Porra, o samba e o enredo da Dragões são horríveis e você quer avaliação do nível de “Os sertões”? Conta outra, vai!!
Vivemos um momento histórico muito delicado, onde centenas de cidades tiveram seus carnavais cancelados, há uma corrente cada vez mais evidente – através das políticas públicas – que desqualificam o “carnaval” como importante evento sociocultural para o povo brasileiro.
Vale ressaltar a importância da festa paulistana, sobretudo, para aqueles que trabalham diretamente no evento, como: aderecistas, serralheiros, marceneiros, costureiras, músicos, imprensa especializada, etc.
Ironicamente o movimento cultural mais democrático da sociedade (pois há miscigenação das raças, dos credos, econômico, social, entre outros) a cada dia parece estar mais segregado da sociedade, lutando isolado por reconhecimento e ampliação. Porém, surpreendentemente muitas das pessoas que formam este exército atiram contra sua tropa, pulverizando e disseminando informações tendenciosas, que desqualificam e formam opiniões negativas.
Não questionamos “o gosto”, mas temos a certeza que nesse universo há profissionais qualificados que buscam o melhor não só para sua escola, mas para o público e para o carnaval de forma geral.
Uma opinião negativa e massificada sobre os sambas de enredo sem alguns cuidados, como: perfil da escola, critérios e regulamento contidos no manual do jurado, contexto da criação, leitura na íntegra do enredo (e não a sinopse) e leitura do material entregue aos compositores é no mínimo deplorável pelo tamanho desserviço ao bem comum.
Nós da Dragões registramos aqui o descontentamento com: a forma que o Carnaval Paulistano foi tratado, a “ideia” que foi transmitida dos sambas paulistanos, e, sobretudo, o desrespeito com o trabalho da nossa equipe de artístas.
Registramos que em nosso entendimento precisamos agregar positivamente as ações, analisar sob o prisma da arte, da intelectualidade e do respeito a diferença. Somente dessa forma teremos o fortalecimento do maior movimento cultural do nosso país: o carnaval.
Diego, em nenhum momento quis desrespeitar a Dragões da Real, muito pelo contrário, gosto muito de todos os profissionais lá, carnavalescos, intérprete, diretor de carnaval e bateria, a escola é das mais profissionais do Carnaval de São Paulo, meu ponto não foi numa crítica a escola e nem ao enredo que com toda certeza será um enredo que pode levar a escola até o título, visto que a escola tem profissionais pra tal como todos sabem, meu critica é apenas ao samba, visto que o gosto é individual a cada pessoa, reitero que em momento algum quis desrespeitar os compositores e a escola, que ressalto tenho certeza que buscaram o melhor para a mesma e para o nosso amado Carnaval.
Agradeço ao comentário, abs.
Entretanto, mais uma vez, se não fiz entender e se algum momento, qualquer pessoa da Dragões da Real se sentiu desrespeitada, faço aqui o meu pedido de desculpas e ressalto que essa opinião é minha e que nenhum momento quis forçar como a minha opinião sendo única, inclusive deixo espaços para comentários discordantes – como o seu, para que possamos discutir sempre em alto nível.
Novamente, agradeço o comentário.
Diego, o enredo da Dragões é ruim pra caralho. O samba da Dragões é ruim pra caralho.
Vocês escolhem um enredo ruim e um samba ruim e ainda querem receber elogios? Querem que seus sambas sejam comparados a “Aquarela Brasileira” a ” Herois da Liberdade” ?
Se vocês da Dragões estivessem mesmo querendo agregar alguma coisa à cultura nacional.
Escolheriam um enredo rico. Um enredo bastante cultural. Um enredo que fizessem as pessoas pensarem, que criticasse as coisas erradas que estão acontecendo no país. Um enredo que passasse uma mensagem positiva. Aí sim vocês estariam agregando alguma coisa à cultura nacional.
Não chegaria nesse ponto de achar que enredos “incomuns” sempre darão em sambas insossos. Mas realmente o samba da Dragões não empolga.
E não é nenhum demérito aos integrantes da diretoria. Mas não exime de críticas.
Não vou entrar nesse mérito de discutir a utilidade do enredo da escola, só quis pontuar mesmo a crítica construtiva ao samba da escola, mesmo considerando que ele pode inclusive dar um “sacode” e ajudar a escola na luta pelo sonhado campeonato.
Li os seus análises dos sambas de 2016 apesar de não concordar em alguns aspectos mais irei falar ” Parabéns “pelo analise acho que São Paulo esta precisando de mais pessoas assim que de alguma forma fala de samba com critérios técnicos e que conheça cada particularidade de cada escola. Parabéns.
Bom, agradeço o parabéns, mesmo sem saber se foi irônico, agradeço. Eu em nenhum momento quero impor minha opinião, só quis expressar o que penso sobre safra de 2016, como fiz em 2015 aqui mesmo.
Agradeço o comentário, abs.
De forma alguma Bruno sendo irônico tenho certeza que qualquer tipo de divulgação, noticias sobre o carnaval de São Paulo é valida sinto muita falta de papo “sambistico ” pelo internet as vezes as pessoas criam muita critica sobre a opinião alheia e acaba sendo um tema quase que proibido a se expressar pela internet. Mais uma vez Parabéns.
Explicado então, infelizmente, muita gente acaba se afastando de comentários sobre São Paulo por conta de vários motivos que todos sabem, eu como admirador do Carnaval de São Paulo busco ir na contramão, mas ainda assim, é uma tarefa árdua, mas vamos tentando, né?
Obrigado pelo elogio e pelo comentário, abraços!
Bom, prometi pra mim mesmo que não iria mais tocar neste assunto, até porque fui intimidado por um compositor, mas quem é do Tucuruvi sabe não foi feita a vontade do povo, o motivo de escolher o samba 8 para representar o Zaca em 2016 eu não sei, mas de uma coisa eu tenho certeza, este samba 8 pode até levar a nota máxima, acho que é um samba burocrático e nada mais, já o samba 3 tem a cara da escola e esses compositores já haviam ganhado nos últimos quatro anos e sambas bons têm sido a marca da Tucuruvi, o que facilita o canto da escola, trazendo nota máxima em harmonia e evolução. Acredito que os harmonias vão ter que trabalhar muito em 2016 pois este samba que ganhou será um sério candidato a geladeira do ano na minha opinião. Não torço para o pior da escola, mas queria que a justiça fosse feita. Quanto ao samba do Vai Vai discordo totalmente de você quanto ao trecho que fala de Allan Kardec por dois motivos, ele é uma das figuras centrais do enredo e tem muita identificação com o Brasil, que é a maior nação espírita do mundo, assim sendo, acredito que tocara tanto os componentes quanto os espectadores e este é o segundo motivo.
Cleiton, eu concordo com você integralmente sobre o que falou na Tucuruvi, o samba 3 tinha mais a cara da escola e acredito que tinha mais o que o enredo pedia e concordo que ele faria uma harmonia e evolução mais tranquila, sendo mais balanceado.
Sobre o verso do Allan Kardec, também concordo que ele seja um personagem fundamental no enredo e bastante identificado no Brasil, só não acho que os compositores foram felizes na hora de compor o verso, deixando o personagem um tanto descaracterizado.
Mas concordo com boa parte do seu comentário, obrigado pela leitura
Abs.
Cleiton, eu concordo com você integralmente sobre o que falou na Tucuruvi, o samba 3 tinha mais a cara da escola e acredito que tinha mais o que o enredo pedia e concordo que ele faria uma harmonia e evolução mais tranquila, sendo mais balanceado.
Sobre o verso do Allan Kardec, também concordo que ele seja um personagem fundamental no enredo e bastante identificado no Brasil, só não acho que os compositores foram felizes na hora de compor o verso, deixando o personagem um tanto descaracterizado.
Mas concordo com boa parte do seu comentário, obrigado pela leitura
Cara…..eu nao entendo esse povo….e apenas uma explanacao da sua opiniao…kkkk….legal…gostei. oque bc falou do samba campeao da minha escola..”Unidos do Peruche” e discordo com a sua opiniao em outros sambas….mas achei legal esse post…..
Valeu, Rodrigo! Faz parte agradar uns e desagradar outros num mesmo texto, estamos aí pra isso, sempre com boa vontade e educação. Obrigado pelo comentário.
Peruche é, não leve a mal. A grande campeã de carnaval! Viva o samba! Viva a minha Unidos do Peruche!
Torço muito para que a Peruche aproveite esse samba e esse enredo para fixar raiz no seu verdadeiro lugar que é o Grupo Especial, como diz o samba: “A nação perucheana faz a festa”
Muito interessante. Sua ótica registra a importância da democracia. Parabéns pela iniciativa.
Obrigado Aurora, sempre aberto ao debate com respeito da opinião de cada um.
Gente, parei !!!! censura agora???? Opinião sem ser desrespeitoso foi isso.
Meu caro Bruno em nada foste deselegante, tiveste critério e ponto, muito compositor para linhas melódicas parecidas com outros sambas etc….Ideval, Grego tem sambas sozinhos de arrepiar apenas exemplo.
Sempre amei ouvir sambas de enredo e sou de um tempo que eles eram obras de arte tenho 37 anos e aos mais jovens peço que escutem os “discos” de 1995 para trás e perceberão o quanto Camisa Verde e Branco que não é do Palmeiras, Vai Vai, Rosas de Ouro, Peruche e Nenê de Vila Matilde possuem sambas que nunca mais escutei na última década, talvez Nenê ainda em 2006, 2011, 2013 e 2015 depois Mocidade Alegre com sua despontada na última década mas que para mim OMY 2003 é lindo e a escola foi Vice e que possui sambas lindos antigos mas com pegada bem moderna antes da década de vitórias do Limão.
Detalhe, antigamente os sambas enredo tocavam nas rádios em SP normalmente e o povo sabia cantar pois tinha Uma escola do coração, hoje se não comprar o CD que não vende em lojas, e não for em quadra ninguém sabe nada e realmente na quarta de cinzas o samba evaporou.
A Tiradentes sabia cantar ….se alguém tiver dúvidas You Tube está aí.
Aqui temos que fazer sim o samba enredo do “Verão” que cai na boca do povo, assim como foi em 1995 Gaviões, 1996 , 1998 Vai Vai etc…assim teríamos sambas bons de verdade…
Bruno continue firme pois amamos o samba de São Paulo e queremos vê-lo bem! Abaixo a censura!
Antes de começar a resposta, obrigado pelo comentário, fico feliz que o texto também agradou algumas pessoas.
Gabriela, te agradeço imensamente pelo comentário, é bom ver que o intuito do texto foi visto, hoje em dia, cada vez menos pessoas escutam samba-enredo e isso é pouco percebido por quase todo mundo do samba que parece feliz com a pouca repercussão. Eu como amante do Carnaval e do trabalho espetacular de 95% dessa galera me recuso a ver o Carnaval ser esquecido como é durante quase 10 meses do ano, sempre busco informações sobre os desfiles, busco ler as sinopses, ouvir sambas concorrentes no MP3 e na quadra, enfim…busco sempre valorizar o trabalho de luta o ano inteiro pra dar aquele lindo espetáculo no Anhembi, não quis em momento algum desrespeitar alguém e apesar de não achar que tenha feito isso, peço desculpas a todos que se sentiram assim, porque verdadeiramente não era a intenção, muito pelo contrário.
Não vou me estender mais, te agradeço novamente e se eu puder continuar dando opiniões, assim o farei, o CD tá vindo aí e com ele, novas avaliações.
Muito obrigado novamente pelo comentário e pela leitura.
Abraços.
Gabriela, você falou tudo.
Bruno Malta eu gostei da sua analise, embora discordando de alguma .
Obrigado, Sônia. Fico feliz que tenha te agradado.
Obrigado pelo comentário e pela leitura
Abs.
MAS QUEM VOCÊ PENSA QUE É PRA FALAR ASSIM DOS MAGNÍFICOS SAMBAS VOCÊ POR ACASO É COMPOSITOR, VOCÊ POR ACASO É FORMADO EM MÚSICA, VOCÊ SABE O QUE É FICAR HORAS E HORAS NO ESTÚDIO GRAVANDO SAMBAS E AINDA FAZENDO CARA FELIZ PRA FICAR BONITO NO CLIPE, VOCÊ SABE O QUE É PASSAR A NOITE ENCHENDO BOLA PRA LEVAR PROS PINGUÇO SACUDIR NA QUADRA????????? MAS VOCÊ VAI VER NA APURAÇÃO OS JURADO TUDO VÃO DAR DEEEEEEEEZZZZ #CHUPABRUNO
Tô zoando, mano. Muito boa análise, até muito bonzinho com alguns que não mereciam e um pouco pessimista com outros, hahaha. Mas no geral, a safra de SP está, com todo respeito, uma bela bosta. E isso muito se deve aos jurados de samba que não julgam nada em SP e saem distribuindo 10 pra qualquer coisa. A falta de exigência está deixando tudo nivelado por baixo. A década passada foi musicalmente maravilhosa pra São Paulo, mas de uns tempos pra cá o nível só tem caído, infelizmente. Torço pra que a situação se reverta logo. E o pessoal revoltadinho deveria é reclamar com seus compositores e suas diretorias, e não com quem apenas evidencia a falta de qualidade das obras. Até porque, com certeza você também preferiria só falar coisas boas de todas os sambas. Mas é assim que é no samba, no futebol, na política… Nunca se reclama de quem faz as merdas e sim de quem as expõe, rs. Abraços!
André, você bem sabe os motivos para o meu pessimismo com alguns sambas, hahaha. E infelizmente sou obrigado a concordar com a análise sobre o júri e suas cachoeiras de nota 10, eu como amante de samba-enredo e do Carnaval de São Paulo espero que se reverta logo, para que voltemos a ter belos CDs como já tivemos por aqui. E seu trecho final de comentário é simplesmente perfeito
Obrigado pelo comentário e pela leitura
Abraços
PS: Não sou compositor, hahaha.
A maioria dos sambas vai tirar 10 pq o nosso carnaval, tirando fantasia e evolução, não se tem mais julgamento.
Acabaram com o julgamento de harmonia e bateria no carnaval passado e vamos esperar as surpresas que virão em 2016. Essa falta de critério gera esses pensamentos de que tudo é ótiQuem vive no mundo do samba sabe que se tem uma mentalidade meio “mafiosa” (termo usado por falta de outro melhor) no carnaval paulista, haja vista o que ocorreu com o administrador da página “Anhembi Depressivo” no facebook. Nada pode ser criticado, td é lindo, as escolas trabalham muito o ano todo e merecem respeito etc. Eu aprendi que quando vc se presta a COMPETIR e DISPUTAR algo, vc será passível de comparações e críticas. Se não quer críticas e comparações desfile seu próprio bairro e sem jurados, só por amor ao carnaval.
Qto aos sambas, nenhum espetacular, a maioria é ruim e tem uns passáveis. E infelizmente isso não vai mudar enquanto houver chuva de 10 na terça-feira de carnaval.mo e nada pode ser criticado.
Concordo integralmente com o seu comentário, principalmente no que diz respeito ao julgamento e no que diz respeito a chuva de 10 na terça-feira de Carnaval.
Obrigado pelo comentário, Paulo
Abraços.
Só esqueci de uma coisa
Depois um samba desses gabarita a nota e vão vir aqui te xingar.
Eu, sendo um bom pessimista, prevejo o fim dos desfiles nos próximos 30 anos e muito por causa dos “sambistas” de hoje, que não valorizam o samba enquanto gênero musical
Infelizmente isso é muito comum, mas vamos levando, né Paulo. O julgamento de samba-enredo na cidade de São Paulo é completamente não existente. É lamentável.
Desculpem a ignorância, o que aconteceu com o administrador do “Anhembi Depressivo”???
Algumas pessoas o intimidaram e ele resolveu fechar a página.
Bruno, gostaria de registrar o meu parabéns pela sua análise. Bastante informativa, cuidadosa e sóbria. Acho, inclusive, que você foi um tanto quanto complacente com algumas obras merecedoras de críticas mais duras, mas compreendo totalmente o seu compromisso com a imparcialidade e em se manter hígido na análise, o que considero que você foi bem sucedido (apesar das notas de repúdio e críticas veementes acima).
Sabemos que o carnaval paulistano ainda carece de cobertura permanente durante o ano nos meios de comunicação, seja radiofônicos ou eletrônicos, e qualquer iniciativa de maior abrangência para esse conteúdo deveria ser abraçada sem ressalvas por profissionais da área e admiradores desse carnaval. Boicotar informações porque estas te desagradem é dar um “tiro no pé”, pois constrange e limita a informação, consequentemente trazendo reflexos nocivos para a difusão de conteúdo e disseminação dessa festa.
Continue fazendo o que gosta, porque competência e dedicação não lhe faltam.
Obrigado pelo elogio, Sérgio, fico agradecido que muita gente também gostou da crítica que em momento algum foi feita pra desmerecer o Carnaval de São Paulo, muito pelo contrário.
Sobre a parte de divulgação da festa, mais uma vez sou obrigado a concordar, como o Paulo disse num outro comentário, o Anhembi Depressivo foi obrigado a excluir sua página por conta de imposições externas, outros meios de divulgação do Carnaval Paulista fazem uma cobertura branda por conta também destas imposições que infelizmente são totalmente comuns e isso, como você bem disse só prejudica a festa já que nenhuma crítica é feita e todas as escolas se consideram perfeitas e a evolução natural da festa acaba ficando estagnada.
Entretanto, aqui no Ouro de Tolo, sempre com respeito, temos total liberdade de dar a nossa opinião e é isso que seguirei fazendo sempre com total respeito e que caso alguém se sinta desrespeitado, um mea-culpa e um pedido de desculpas sempre será emitido de minha parte.
Agradeço o comentário e a leitura
Abraços!
O que a maioria aqui precisa entender é que, se você escolhe um enredo ruim e uma sinopse confusa, fatalmente o samba vai ser sem graça.
Ninguém aqui desmerece o trabalho das escolas. Mas opinadores estão aqui para opinar. Até para que nos anos seguintes, os sambas sejam muito mais emotivos e não durem até a apuração.
No caso da Dragões, só digo uma coisa: cadê os sambas de qualidade, como o de 2012??
Brilhante análise, Bruno. Vou ouvir em casa com calma e depois digo se concordo ou não.
Eu em nenhum momento quis desmerecer o trabalho das escolas, pelo contrário, quis apenas pontuar a minha opinião com o artigo, somente isso, ainda bem que muitas pessoas entenderam o meu propósito.
Valeu pela leitura e pelo comentário, Rodrigo!
Abraços!
Então, sua análise ficou muito parecida com a minha primeira visão… Apenas três coisas meio que divergiram… O Samba da Rosas mesmo ainda não estando no nível do Carnaval que a escola faz ainda eh o melhor dos últimos 5 anos… o samba da Gaviões da Fiel para mim ficou bom, achei muito interessante aquele primeiro refrão… E o Enredo da pérola Negra, ficou ruim, eu esperava mais… Mesmo assim para mim os sambas estão em um nível legal… e o da Peruche ficou lindo mesmo… o melhor do ano com certeza parabéns para os compositores…
Gulima, antes de mais nada, obrigado pelo comentário.
Sobre as divergências, sou obrigado a concordar com você sobre o samba da Rosas, mas acredito que você concorde comigo, que o samba da Rosas, apesar de melhor do que seu histórico recente, ainda não é um samba daqueles marcantes, muito por isso, o coloquei na parte média.
Sobre a Gaviões, eu confesso que esperava bem mais da safra, achei bem abaixo do enredo e do que eu imaginava, após o bom samba da escola em 2015, achei bem aquém mesmo, mas o grande problema da Gaviões é que a gente, só consegue ver a Gaviões no samba na voz do Ernesto, eu particularmente tenho um “certo bloqueio” ao não ver ele cantando samba da Gaviões que é da Gaviões, haha.
Sobre a Pérola, achava o enredo bastante interessante, mas não gerou um bom samba, a sinopse me agradou também, espero que o Fábio Borges consiga fazer um bom trabalho na Joia Rara da Vila Madalena
Obrigado de novo!
Abraços!
Bruno Malta Gostei muito de ler esta bublicação.. achei legal que vc tem o capricho de responder a todos os comentarios mesmo aqueles mais ofencivos, vc de forma educada e com o máximo de cuidado na palavra, ainda responde e destaca argumentos que faria qualquer um mudar de opinião… Onde eu moro aq no Paraná eu imagino que eu seja o único que eh apaixonado por samba, em alguns momentos eu tenho vontade de debater temas do carnaval, novidades estas coisa, mas tenho essa carência… aq eu pude expressar um ‘pouquinho’ da minha ideia sobre os sambas…. Valew pela atenção
Que isso, Gulima. Eu que agradeço o comentário, se quiser, eu escrevo quase sempre sobre Carnaval e afins no meu Twitter, se você tiver um, pode seguir lá, que eu tô sempre comentando sobre.
Twitter: BrunoMalta__
Obrigado pelo comentário.
Abraços!
Bom, ouvi todos e não tem como ir muito diferente: o da Peruche TRUCIDOU!!!
O problema do Carnaval de SP é que os compositores – a maioria dos vencedores – são do Rio, mas acham que tem que mudar o estilo dos sambas aqui; acham que um samba emocionante e bem trabalhado não ganharia aqui. O resultado são letras, por vezes, paupérrimas de algumas canções. Pior é ver as escolas escolhendo esses “oba-obas” sem fundamento algum. Os últimos cinco CDs (2011-2015) estão aí pra não me deixar mentir. Foram 70 sambas nesses cinco anos e, pra ser bonzinho, 16 sambas bons ou ótimos (uns poucos excelentes, como Vai-Vai 2011 e Mocidade 2014). APENAS 22% de aprovação!!!
Ouvir de novo algo como Cabeções 1981, Leandro 1989 ou Rosas 1994 com frequência? Esqueçam.
Rodrigo, eu entendo o que diz sobre os CDs recentes, apesar de achar a safra de 2012 boa, as outras ficaram aquém mesmo, sobre os compositores cariocas em SP, penso um pouco diferente, isso é uma coisa das escolas, no Rosas esse ano tivemos um caso de uma composição paulista – aclamada pela imprensa carnavalesca – não vencer por fazer um samba diferente do que a escola pede, isso tem que mudar nas escolas e com isso os compositores vão mudando também.
Obrigado pelo comentário.
Abraços!
Com certeza, Bruno. A culpa maior é das escolas. Tal qual acontece no Rio, preferem os sambas que apenas vão “funcionar” na avenida. E as aspas denotam ironia!!
O funcionamento de certas obras é sem dúvida o grande mal do gênero samba-enredo nos dias atuais.
O funcionamento de certas obras é sem dúvida o grande mal do gênero samba-enredo nos dias atuais.
As escolas preferem os sambas funcionais a obras que marcam, que fazem história.
Infelizmente o Carnaval caminha pra isso cada vez mais e mais.
Em primeiro lugar quero parabeniza-lo pelo trabalho de análise sobre os sambas enredos do próximo desfile. Aqui em São Paulo é necessário que os amantes do carnaval divulguem essa manifestação cultural que perdeu muito de apelo de mídia. Tenho 39 anos e concordo inteiramente com um comentário feito a respeito da divulgação dos sambas de “antigamente”, nem sei se tão antigamente assim, pois vinte ou trinta anos em termos de história é um período de tempo irrelevante. O carnaval paulistano cresceu muito em plástica, e aqui não vejo porque motivo querermos comparar com o Rio de Janeiro, até porque as origens do samba nas duas cidades são diferentes, mas em termos de enredos e sambas, de fato, vem deixando a desejar, acredito que lamentavelmente a “ditadura” da disputa pelo título esteja criando uma “fórmula” que as agremiações não conseguem fugir dela, afinal de contas um décimo perdido podem significar uma ou duas posições piores. De qualquer maneira por ser um sambista convicto não vejo a hora de escutar os sambas em suas versões finais e oficiais, como sempre alguns vão agradar mais outros menos e outros sequer merecerão uma segunda conferida, faz parte, mesmo “antigamente” tínhamos sambas ruins, logicamente que os fantásticos eram em maior quantidade. E aos outros aficionados pelo carnaval um lembrete: É assim mesmo, nem todo ano a nossa escola de coração acerta na escolha do samba ou do samba enredo, mas claro, acredito que um enredo de qualidade tem maior probabilidade de estimular os compositores a criarem letras e melodias mais inspiradas, de qualquer maneira dizer que um samba não é bom não significa menosprezar o trabalho de quem o criou, somente uma opinião ou constatação. Saudações.
Agradeço a leitura do artigo e agradeço o comentário em primeiro lugar. Sobre o comentário só posso dizer que concordo integralmente sobre tudo o que disse.
Principalmente no trecho final onde diz que nem todo ano a nossa escola de coração acerta no enredo ou no samba-enredo e que um enredo de qualidade tem uma chance maior de render um samba de qualidade.
E acrescento outro agradecimento a linha final do seu comentário que representa a minha intenção ao escrever o texto que foi apenas de dar a minha opinião sem querer menosprezar o trabalho de ninguém.
Novamente agradeço a leitura e o comentário.
Abraços!
Boa análise Bruno! Eu tive algumas impressões sobre a safra que contrasta/complementa com o que você falou. Já digo de antemão que não escutei a fundo todas as eliminatórias e que esse ano estou muito mais ácido em relação aos sambas. Mas vamos aí:
No Geral -> é uma safra nivelada pra baixo em que temos surpresas (como Império e Tatuapé) e escolhas esquisitas. Um ou outro deve se salvar do esquecimento, mas aí só em 2017 saberemos.
Pérola -> Não nego que seja um bom samba, mas comparando com o histórico da escola é um tanto quanto “genérica” pra abrir o carnaval. Mesmo sabendo que a Madalena já tem o passaporte carimbado pro Acesso, ainda torço que ela fique.
Vila Maria -> Pensa em uma safra que induz ao sono. Essa é a da Vila Maria. TODOS os sambas eram medianos mas que me davam a sensação que iam botar a Anhembi nos braços de morfeu. Espero estar errado, porque não quero acordar só na Tatuapé não.
Águia -> Nem melhor nem pior, apenas diferente. A obra da Pompéia tem um estilo bem diferente da escola E dos sambas de São Paulo, o que me fará escutar umas trezentas vezes até me acostumar tanto com a letra quanto a melodia. Douglinhas, já repatriado a escola, deve fortalecer esse samba para que vire uma verdadeira prece no desfile.
Nenê -> Depois de Moçambique temos a Vila Matilde falando da Claudia Raia. Que samba melado hein? Os refrões grudam e a melodia parece se repetir por quase todo o samba. Se a Nenê não se cuidar, vai ser ela que precisará fugir da raia do rebaixamento.
Tatuapé -> Deus ouviu as minhas preces e me recompensou com um baita samba. Se antes eu pensava que engessariam a obra mais do que nos anos anteriores fico feliz por estar errado. Já sobre a obra em sí eu gostei mais da primeira parte, que se encaixa muito bem a voz do Celsinho. Vamos com tudo meu Tatu!
Peruche -> Se tivesse estandarte de ouro em São Paulo, esse ganharia. É um belo samba sobre o…samba! Demorou pra eu absorver a obra, mas assim que foi vi como ele era bom. Se nada atrapalhar, a Peruche consegue até um 10º lugar quem sabe.
Império -> DEUS EXISTE, MEU IRMÃOS! Depois de anos com sambas frívolos, a Casa Verde finalmente resgata a força do tigre pra fazer um samba forte. E isso junto ao Freitas pode ser uma fórmula para uma briga pelo 4º,3º lugar.
Tucuruvi -> Ambos os finalistas eram do mesmo nível. O escolhido tem uma boa melodia e deve sacudir a passarela como a Zaca faz a algum tempo, principalmente depois dos desfiles sobre o nordeste e o do Mazzaroppi.
Mocidade -> A ameaça mais clara à Saracura leva um samba com mais nuances que o rio amazonas em tempo de cheia. A melodia faz curvas que se não forem muito bem trabalhadas pode comprometer a harmonia, já a letra está no padrão Morada de qualidade, e que deve ficar melhor ainda na voz do Igor Sorriso.
Vai-Vai -> A escolha da Vai-Vai não foi aquela que eu adorei, mas é um bom samba (preferia a do Alemão do Cavaco…) e deve ir bem na avenida com os seus vinhos, queijos e Alan Kardecs luminosos. Eu recomendo ao Wander que se contenha para não acabar rouco na hora da Estácio rs
Dragões -> Eu aceitaria esse presente só pra não gerar aquele climão na festa. É um samba genérico e que deve complicar na hora do desfile. Isso mesmo com o Collete interpretando.
X-9 -> Eu a X-9 temos um caso de amor e ódio em relação a escolha de samba: a melhor obra pra mim ganha, mas ela faz umas mudanças na letra que me fazem querer que ela caia em 15º. Tristeza é ver o Royce ter que fazer um trabalho herculano pra fazer o samba ganhar corpo na avenida.
E isso foi tudo. No mais eu espero que 2017 seja mais feliz, porque esse ano tudo, eu disse TUDO, está saindo da pior maneira possível. Espero que tenhamos um alto nível plástico pra compensar a trilha sonora de algumas…
Vamos por parte, concordo com a maioria dos comentários
Sobre o que eu discordo:
-Vila Maria: Tudo bem que o enredo é meio dejavu do que já vimos por aí, mas o samba apesar de ser aquele típico samba CEP, é um samba bom e se pensarmos na discografia do pessoal do Jardim Japão…
-Tucuruvi: Não acho que os finalistas eram do mesmo nível, via o samba do Barba e cia bem acima do vencedor, mas pra mim, a escola fez o que deveria ter feito na final, não tinha como escolher outro samba após a belíssima apresentação da obra que vai pra avenida.
Mocidade: Sobre a Melodia, estou de acordo, não vou falar o que penso realmente dela aqui. Só quero pontuar que algumas rimas da letra são bem abaixo do que se espera.
Vai-Vai: Alemão do Cavaco? Não seria o Thiago de Xangô? Em todo caso, gosto muito do vencedor e acho que vai funcionar e muito no desfile do bicampeonato.
No geral, é isso.
Obrigado o comentário e a leitura.
Abraços!
Devo ter me confundido na parte do Alemão rs
Provavelmente, porque o Alemão disse que não pode compor para nenhuma escola devido ao fato de ser comentarista global confirmado para 2016.
Cadê a Gaviões? =D
Gostei bastante refente ao samba da mocidade alegre gostaria de destacar que ele se saiu muito bem na voz do Igor como podemos ver no video https://www.youtube.com/watch?v=UeMunxMD3pw .
Tinha vistado esse vídeo antes do post, ficou bem legal mesmo. Só espero que a gravação no CD seja pelo menos no mesmo nível, sei que o Igor é capaz disso e vai realizar uma grande gravação.
Obrigado pela leitura e pelo comentário
Abraços!
Parabéns pelos comentários! Só acrescento que se a X9 e o Rosas tivessem escolhido corretamente, a safra seria bem melhor! Uma pena! Abraço!!
Valeu, Antonio e concordo com os comentários sobre X9 e Roseira.
Agradeço a leitura e o comentário e o convido a ler a próxima análise
Abraços!
Achei que você falou com conhecimento e mostrou a realidade dos sambas de São Paulo. Apesar de algumas críticas aos sambas da Nenê e da X9 ainda acredito que possam funcionar muito bem na avenida, mas isso só no dia mesmo pra ver. Mas não tenho total confiança nos dois. E concordo com tudo que você falou sobre o samba da Dragões e ainda acrescento: a própria escola deveria se preocupar mais com o desenvolvimento dos seus enredos, não digo que eu faria melhor mas é o que eu desejo pro bem deles e aí quem sabe a qualidade dos seus sambas não melhore e venha o merecido campeonato? Enfim… pra mim os grandes sambas do ano são Peruche e Mocidade Alegre.
Olá Douglas, antes de tudo, obrigado pela leitura e pelo comentário.
Vou responder aqui na ordem do comentário
Nenê e X-9: A funcionalidade de ambos vai depender muito da comunidade da escola, o quanto cada uma vai “comprar” o barulho.
Dragões: Nada a acrescentar, é exatamente isso.
Sobre os grandes sambas: Peruche concordo muito, Mocidade vejo um pouco abaixo, mas Igor Sorriso melhorou demais esse samba.
É isso aí.
Obrigado pela leitura e pelo comentário.
Abraços!
concordo com a maioria…
X-9- confesso que fiquei chocado com o tema achei que nao funcionria , estive a pouco tempo na quadra da mesma q por sinal esta linda, e a comunidade aprovou eu adorei o primeiro refrao , “ta na boca o sabor do açai” creio q eles vao animar acrediro q fique entre as 6 primeiras…
Tuuruvi – meio batido este tema ma o samba e bom a bateria esta espetacular este ano mas o samba faz a mesma nao evoluir tanto
Anderson, só pude ler o seu comentário hoje. Eu achei o samba da X-9 bem fraco, apesar do Royce, a letra é batida demais e não contempla um bom entendimento do enredo em si. Sobre a Tucuruvi, não acho o samba bom e concordo sobre a bateria.
Obrigado pela leitura e pelo comentário.
Abraços!
Sensacional sua crítica. Samba a samba acho que você descreveu exatamente o panorama desse ano. O que eu não entendo vendo comentários no Youtube é ninguém ter reagido ao samba da Peruche como imaginei (e olha que Je Suis Vai Vai…). É de longe o mais forte (eu choro…), com cara de samba que levanta a arquibancada mesmo (apesar de ser o primeiro da noite, então pessoal está no pique total ainda). Em segundo a Vai Vai, que além de muito bonito, acaba mexendo em um problema sério atual, com a referência ao “Je suis…”. A França merece essa homenagem mais do que nunca.
Mas á pra nós, a Águia de Ouro vai surpreender na comoção do público. O enredo é muito forte, samba fácil e mexe com valores fortes no Brasil. Dá pra arriscar que, no mínimo, se mantém no grupo.
É fato que o que mais “marca” uma escola é o samba…. Não tem alegoria mirabolante que compense um samba fraco.
Agora, é impressão minha ou em 2016 SP está melhor do que Rio? Nunca liguei pra isso, pra mim é tudo carnaval, mas pelo que ouvi do Rio esse ano achei muito distante daqueles grandes enredos cariocas, muitos temas bobos e sambas idem. Bom, só opinião…
Parabéns pela análise.
Antes de qualquer coisa, muito obrigado pelo elogio Alessandra!
Concordo muito que Vai-Vai, Peruche e Águia devem ter ótima comunicação com o público. Você foi perfeita nos motivos que citou.
E subscrevo sobre a marca de uma escola ser o samba, nada é mais importante numa desfile. Afinal, não é escola de alegoria, é escola de SAMBA!
Só vou discordar (um pouquinho rsrs) de que a safra de SP está melhor que a do Rio. A carioca tem sambas de mais qualidade melódica, embora quase todos de um estilo mais requintado, faltando um pouco mais de diversificação haha. Mas é questão de opinião mesmo e eu respeito a sua!
Obrigado pelo comentário e pela leitura
Abraços!
Olá Bruno
não conhecia este espaço e adorei, parabéns pelas análises. Discordei um pouco com relação ao samba da Rosas, que nas eliminatórias era tido como um grande samba e eu pessoalmente o acho maravilhoso. Sua opinião mudou depois de ouvir a gravação oficial?
Estamos vivendo uma das piores fases na nossa sociedade. Os críticos (pessoas gabaritadas para fazerem análises competentes sobre determinado assunto) são vitimas de agressividade. Hoje em dia o cara da uma opinião e não apenas é agredido como sua opinião é desqualificada. Seja a critica de cinema, gastronomia, teatro ou samba. Todo mundo acha que tem gabarito para falar ou escrever sobre qualquer assunto. Não, não tem. Eu por exemplo não escrevo sobre física quântica, porque não entendo bulufas sobre o assunto. As pessoas têm opiniões, e isso tem que ser respeitado. Mas o que mais falta é a noção de discordar de algo, pontuando e argumentando sobre o porque não gostou. É muito mais fácil xingar o cara e dizer que ele torce contra.
Ótimas criticas Bruno, ganhou mais um leitor. Continue sempre escrevendo e argumentando, você pode. É exatamente isso que falta na transmissão do carnaval de SP, onde o Chico Pinheiro fica mandando abraços para todos, a Negra Lee manda um “salve” e a moça jornalista não entende patavinas de carnaval, ou seja, a transmissão não possui critica. Se continuar assim, vamos pedir pro William Waack julgar a harmonia dos desfiles ano que vem. Não, ele não pode.
Viva a Critica
abs
Olá Danilo.
Antes de tudo, muito obrigado pela leitura e pelo comentário. Me envaidece bastante saber que conquistei um leitor, rs.
Sobre o samba da Roseira, mudei de opinião sim, achei um samba muito bom na voz do Darlan, intérprete da escola. Gosto muito da segunda parte que deságua num ótimo refrão principal, inclusive cito isso aqui nessa segunda análise com os sambas já na versão do CD: http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/2015/12/os-sambas-de-enredo-do-grupo-especial-de-sao-paulo-sexta-feira-2/
Se quiser ler, fico agradecido.
E concordo sobre uma transmissão que necessita de mais crítica, só faço a ressalva de que a inclusão do Alemão do Cavaco nos comentários deu uma boa melhora nessa parte da transmissão.
Novamente, muito obrigado pela leitura e pelo comentário.
Volte sempre.
Um abraço!
Concordo com você sobre a participação do Alemão do Cavaco, melhorou muito. Vou ler essa outra coluna, não tinha visto. Nos falamos pelo twitter
grande abraço
Beleza.
Abraços!
Se William Waack comentar os desfiles ele vai dizer que todos os erros das escolas são culpa de Lula e Dilma…
Gostei muito do samba da Nenê como sempre fazendo grandes sambas muitos criticaram no começo e hj já falam que o samba é bom nos ensaios tem contagiado a todos além, do que gostei do tema desse ano vamos inovar e mostrarmos para todos a força e o samba da zona leste… li um comentário ai pra cima falando que temos que tomar cuidado para fugir do rebaixamento .esse não sabe nada de samba mesmo depois do carnaval vamos ver !!!