Essa semana um dos caras mais importantes da história faz aniversário. Pelé, que tem como apelido Edson Arantes do Nascimento – ou seria o contrário? Enfim, não importa. Mesmo Pelé não querendo se misturam: são dois e um só.
Até agora acredito que você esteja pensando “Esse cara está exagerando. Um dos caras mais importantes da humanidade?”. Sim, por quê não seria? Porque é esportista? Um esportista não devia ser mais exaltado que alguém que faz guerra? Ou por que ele é nosso contemporâneo?
Vamos puxar para o Brasil pelo menos. Quem foi mais importante em nossa história ou mais marcante que Pelé? Cabral? D.Pedro? Tiradentes? Os dois primeiros nem brasileiros eram. Pelé em todas as pesquisas é um dos seres humanos mais conhecidos do planeta. Um dos primeiros nomes a ser lembrados. É mais que um ser humano. Uma marca, uma lenda.
Fez 75 anos e está envelhecendo.
Ok, no mundo moderno 75 anos é uma idade que o homem está em plena atividade. Mas notamos que Edson sente o peso do tempo. Suas ideias estão ultrapassadas; percebemos claramente que são pensamentos de um homem do passado. Seu corpo de atleta começa a apresentar sinais de cansaço. Várias vezes internado nos últimos meses, algumas vezes nos causando grandes sustos e com gente até deixando pronto seu obituário.
Não digo que Pelé está morrendo, não sou louco disso. Mas começamos a nos tocar que Edson é mortal.
Os grandes feitos de Pelé vão se desbotando com a crueldade do tempo. Novos astros surgem e, impulsionados pelas inúmeras mídias que existem hoje em dia, são aclamados como os maiores de todos os tempos.
Puxando tudo isso que escrevi acima. A força da marca Pelé, o fato de Edson ser já um idoso, os feitos dele estarem em preto e branco e desbotando, finalmente pergunto:
Somos justos com Pelé?
Acho que somos cruéis, somos incisivos. Como eu disse acima, ele completou setenta e cinco anos, é um homem de outra geração, com outros ensinamentos e mesmo viajado, conhecendo o mundo é de origem humilde e nem sei se teve muito estudo. Será que não exigimos muito desse senhor? Que ele tenha um pensamento moderno?
Será que somos justos comparando e de certa forma desfazendo de Pelé ao comparar com Messi e Cristiano Ronaldo, por exemplo, quando até o espirro desses dois passa via satélite? Muitos dos grandes feitos de Pelé se perderam, boa parte dos que viram envelheceram ou morreram.
Edson Arantes do Nascimento fez e faz muitas besteiras? Fez e faz. Mas quem nunca fez? Quem pode realmente atirar a primeira pedra?
Temos que aproveitar o Pelé enquanto ele está aqui. O cara que trata bem a todos, que nunca negou uma foto, um autógrafo, um carinho aos fãs ou entrevista a imprensa. Um cara com inúmeros defeitos como qualquer um, até porque rei ele foi no campo. Aliás, que falta faz um camisa 10 como ele na nossa decadente seleção brasileira.
Temos que aproveitar porque depois que ele partir não adianta aclamá-lo e reverenciá-lo. Sim, eu sei que Pelé é todos os dias homenageado pelo mundo. Mas por incrível que pareça vejo no Brasil uma resistência a ele.
Parabéns Pelé por seu aniversário. Um dos poucos astros que eu gostaria de conhecer um dia. Não deve ser fácil ser Pelé, ter que marcar mil gols por dia. Não deve ser fácil ser Edson. O ser humano que não pode errar. Edson é o Clark Kent que faz sombra ao rei. Pelé é o astro rei do nosso futebol, quer queiram ou não.
E é brasileiro.
Entende?
Twitter – @aloisiovillar
Facebook – Aloisio Villar
Somos injustos com o Pelé, sim.
Mas o Edson é quem põe tudo a perder, e isso é um pouco cruel com quem é uma pessoa pública, conhecida no mundo todo. É o preço a se pagar pela fama; quem é ícone mundial têm que se policiar ao agir e ao falar; você mesmo, como vice-presidente de uma escola de samba, não pode sair falando tudo que pensa. É normal. Não deveria, mas é.
Eu mesmo, na webrádio – olha que é um público minúsculo comparado a grandes emissoras – tenho que tomar cuidado ao falar.
No mais, brilhante texto!!! E discordo sobre os feitos dele se “apagarem”. Justamente a mídia e a tecnologia está aí para sempre manter vivo o legado futebolístico deixado pelo único atleta a vencer três Copas do Mundo!!