Mesmo com a Olimpíada o Campeonato Brasileiro não parou. Não só não parou como chega em sua metade como um dos mais disputados da era dos pontos corridos.

Devido os Jogos Olímpicos, escrevo essa coluna antes das partidas de quinta-feira, mas nada do que ocorreu irá mudar o fato que sete equipes começam a abrir vantagem na busca pelo título e as vagas para a Libertadores de 2017.

Palmeiras, Atlético Mineiro, Grêmio, Santos, Corinthians, Flamengo e Atlético Paranaense. Um desses sete será campeão brasileiro e provavelmente sairão daí os times da Libertadores via Brasileirão.

Antes do começo, falei que Palmeiras e o perdedor do duelo entre Atlético e São Paulo na Libertadores seriam os favoritos e essa tendência vai se confirmando. O Palmeiras desde o ano passado vem contratando bons jogadores e só agora o time começou a “dar liga”. Desde a chegada de Cuca. Além disso contou com a explosão do garoto Gabriel Jesus, já negociado com o Manchester City.

O Atlético já tinha um grande elenco e ainda teve o reforço do artilheiro Fred. Mesmo com tudo isso, começou muito mal o campeonato, andou pela zona de rebaixamento, mas reagiu. Já está entre os primeiros e briga por título.

atleticoprcorinthians2016O Grêmio vem com a consistência esperada. Não tem um grande elenco, mas é forte em seu esquema tático e comando. Mesmo caso do Corinthians. Muito inferior ao ano passado, mas com um campeonato até aqui acima do esperado. Perdeu Tite para a Seleção e terá de provar que tem fôlego até o fim.

Santos e Flamengo dependem de perdas e ganhos que podem ter. Santos com novos meninos da Vila mostra muita força. Cabe ver se perderá alguns deles. Flamengo foi montando ao longo do primeiro turno elenco forte. Mas é o que mais viaja e se desgasta por não poder jogar em casa. Precisa manter o fôlego até a volta do Maracanã e contar com o brilho de Diego.

A grande surpresa sem dúvidas é o Atlético Paranaense. Valendo-se da força em casa (N.E.: com um campo de grama sintética) constrói uma bela campanha.

Na zona de baixo, América já caiu. Coritiba, Figueirense estão ameaçados e Inter e Cruzeiro flertam com o perigo e a tragédia inédita do rebaixamento. Acredito que o Cruzeiro com os novos reforços e Mano Menezes escape. O Inter é o grande que preocupa em 2016.

Fluminense e São Paulo devem se preocupar mais com a Copa do Brasil. A esse grupo se junta o Botafogo, que melhorou o elenco. Esse grupo de times a princípio não briga por Libertadores nem briga contra o rebaixamento.

A metade chegou e o campeonato começa a se desenhar. Mas ainda tem muita tinta para ser posta.

Que venha a segunda metade.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

[related_posts limit=”3″]