Hoje é 5 de agosto. Neste dia, estaremos recebendo a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, a serem realizados na cidade onde nasci e vivo, o Rio de Janeiro.

O objetivo deste artigo é trazer uma trilha sonora de sambas enredo a fim de embalar este dia, feriado na Cidade Maravilhosa. Composições que enaltecem o Rio de Janeiro ou falam de esportes, Jogos Olímpicos e tudo que tenha a ver com estes 17 de dias de eventos esportivos em nossa polis.

É uma lista que não pretende ser definitiva. Ideias e sugestões serão bem vindas a este espaço. Vamos aos sambas.

“Rio, Capital Eterna do Samba” (Portela, 1960)

A meu juízo, é o maior samba de enredo da história da Portela – o que não é pouca coisa. A poucos meses de deixar de ser a Capital Federal, é uma homenagem à Cidade Sede dos Jogos.

“Os Cinco Bailes da História do Rio” (Império Serrano 1965)

Clássico cantando grandes festas da cidade. Assinado por Dona Ivone Lara, é o primeiro da história a ter uma mulher entre seus autores.

“33, Destino Dom Pedro II” (Em Cima da Hora 1984)

Este está aqui representando os modais de transporte que serão utilizados durante a competição. Hoje o serviço é bem melhor que o “33” da época, mas este não pode ficar de fora.

“Os Santos que a África Não Viu” (Grande Rio 1994)

A Umbanda é a única religião nascida e criada no Rio de Janeiro. E 1994 marca a única vez onde a religião foi enredo no carnaval carioca. Bons tempos onde a Grande Rio fazia samba bom…

“Só Rio… É Verão (Unidos da Tijuca 1994)

Outra composição que não é de antologia, mas que traduz o espírito do verão carioca. E Copacabana é uma das sedes olímpicas. Trilha sonora ideal para o vôlei de praia.

“O Olimpo é Verde e Rosa” (Mangueira 1997)

O samba não é grande coisa. Mas é o primeiro a falar sobre o tema na história moderna do nosso carnaval. Também se refere a 2004, primeira candidatura olímpica do Rio de Janeiro.

“Rio de Janeiro, o Rio Que Todo Mundo Ama” (União de Jacarepaguá 2004)

A meu juízo, deveria ser o hino da Rio 2016. Uma descrição acurada do que é a cidade atualmente. Curiosamente, o vídeo acima é o único registro deste samba no YouTube. Desfilei e tenho boas lembranças…

“Os Deuses do Olimpo na Terra do Carnaval” (Portela 2007)

No ano dos Jogos PanAmericanos sediados pela cidade, a Portela aproveitou para falar de esportes e dos Deuses do Olimpo. a preparação daquele carnaval foi muito complicada, mas o bom samba levou a Águia a um desfile bastante digno.

“ImaginaRio, 450 Janeiros de uma Cidade Surreal” (Portela 2015)

Nos 450 anos de aniversário da cidade, a Portela uma vez mais homenageou a Cidade Maravilhosa. O resultado foi impactado por pequenos percalços de desfile, mas a Águia Redentora será eterna!

“Olímpico por Natureza… Todo Mundo se Encontra no Rio” (União da Ilha 2016)

O desfile em si foi bem aquém do que seria esperado, mas a União da Ilha trouxe a Cidade Olímpica como seu tema neste ano. Em 2012 a agremiação já trouxe os jogos de Londres como seu enredo.

“A Ópera dos Malandros” (Salgueiro 2016)

Fechando nossa seleção, não poderia faltar a malandragem carioca. Não poderia faltar Zé Pilintra abrindo nossos caminhos para os Jogos Olímpicos.

E este blog trará a sua cobertura da Rio 2016.

[related_posts limit=”3″]

2 Replies to “Rio 2016 – Alguns Sambas para Esta Data”

  1. Ótima lista. Acho que, pelo tema, talvez Salgueiro 2008 possa estar na lista, apesar de admitir que o considero fraco, com exceção do refrão de cabeça empolgante e do bom refrão do meio. Um que certamente merece lugar é aquele que infelizmente não foi pra avenida, o concorrente da São Clemente para 2011 assinado pelo Eduardo Medrado e pelo Eugênio Leal! Que samba! Traduz a perfeição o que é a cidade maravilhosa!

Comments are closed.