Faltam 11 rodadas (ou um pouco menos) para que seja definido o novo campeão brasileiro de futebol. Digo novo porque salvo uma hecatombe o Corinthians não defenderá seu título ante o trio formado por Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro.
Na rodada do último fim de semana, os três times conquistaram vitórias importantíssimas para descolar das demais equipes e se consolidaram como os postulantes reais ao campeonato.
O Palmeiras não fez uma grande partida contra o Coritiba mas mostrou sua força e venceu por 2 a 1. Tem se falado muito de “Cucabol”, que o time só joga a bola na área pra ver o que acontece, mas não é bem assim.
O grupo palmeirense é muito qualificado e homogêneo, o que permite a Cuca manejar bem suas peças. O grande senão do Palmeiras nas últimas rodadas vem sendo o nervosismo. A bola tem ficado muito quente no pé dos jogadores e essa ansiedade gera o excesso de bolas cruzadas na área.
Contra o Flamengo há três rodadas, o Verdão tinha um homem a mais e mesmo assim estava nervoso, a ponto de levar um gol numa bobeada e só empatar graças ao extraordinário Gabriel Jesus, o grande jogador da equipe nesta temporada.
O Palmeiras, sim, é um belo e consistente time, mas fica o receio de que haja um descontrole ainda maior no caso de a liderança escapar nas próximas rodadas. Mas Cuca é um ótimo técnico e os jogadores são de excelente qualidade. Ainda dá pro Verdão ficar mais tranquilo e disparar pro título.
O Flamengo conseguiu uma dramática vitória de virada sobre o Cruzeiro que o manteve a um ponto do Palmeiras. Mas o Rubro-Negro foi outro que não teve uma apresentação das melhores. O primeiro tempo foi bom, o time poderia ter saído na frente, mas a segunda etapa foi complicada.
Zé Ricardo tirou o exageradamente criticado Márcio Araújo para partir em busca da vitória, mas o time ficou muito exposto. Tomou um gol e deveria ter levado mais não fosse a incompetência de Ábila em aproveitar as oportunidades.
Achou o empate num lance de sorte de Guerrero e chegou à vitória numa (esta sim) muito bem trabalhada jogada que terminou numa excelente conclusão de Mancuello. Mas o grande mérito deste time do Flamengo é não se conformar com o empate ou a derrota. É uma equipe competitiva, que gosta de vencer.
O terceiro candidato mais forte ao caneco é o Atlético Mineiro. Ganhou com autoridade de um Internacional que está em situação delicada e manteve-se a quatro pontos do Flamengo.
Não é o Atlético mais pujante dos últimos anos. Prefiro os times campeões da Libertadores de 2013 e da Copa do Brasil de 2014. Mas o grande poder do Galo continua sendo o ataque: Fred, Lucas Pratto e Robinho são atacantes experientes e de respeito.
O Atlético ainda tem outros jogadores bastante experimentados como Victor, Leonardo Silva, Fabio Santos e Datolo, e pode, sim, chegar ao seu segundo Brasileirão. Afinal, encara Palmeiras e Flamengo em casa.
Três clubes vitoriosos, três camisas que pesam muito. Serão 11 rodadas de tirar o fôlego nessa briga pelo campeonato.
E nem comentei a briga pela vaga restante no G4 e a disputa contra o rebaixamento…
Fotos: Globoesporte.com