A atual legislação do futebol (Lei Pelé) permite que jogadores em fim de contrato assinem, seis meses antes, um novo vínculo (que chamamos de pré-contrato) com uma nova equipe do Brasil ou do exterior.
Dessa forma, atletas que tem compromissos firmados com suas equipes até dezembro de 2017, por exemplo, podem assinar um novo contrato já daqui a 10 dias com outros clubes interessados, sem que o clube original receba nada por isso.
Essa é uma situação que preocupa muitos times brasileiros e que certamente vai ganhar espaço na imprensa nesse segundo semestre. Sabendo disso, fiz um levantamento da questão contratual dos jogadores dos quatro grandes clubes do Rio. Nessa minha análise, levei em consideração as informações publicadas pelo Bira (Boletim Informativo de Registro de Atleta) da Federação de Futebol do Rio de Janeiro e pelos portais da transparência de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
Nesses clubes, há muitos jogadores do sub-20 cujo contrato se encerram no final desse ano, mas considerei no levantamento apenas os atletas que têm jogado ou feito parte com certa regularidade do elenco profissional.
O caso mais preocupante é o do Botafogo. Quinze jogadores encerram o contrato em dezembro desse ano, ou seja, a partir do dia 1° de julho esses atletas poderão sair de graça do clube.
Na lista do alvinegro há nomes importantes, como os titulares Rodrigo Lindoso e Roger. O goleiro Jefferson também estava nessa situação, mas a diretoria anunciou recentemente a renovação do camisa 1 por mais dois anos. Há também a questão de Emerson Santos, que vive situação semelhante ao que aconteceu com Sassá. O jovem zagueiro tem um impasse salarial com a diretoria para a renovação do contrato e, se um acordo não sair nos próximos dias, vai poder assinar um pré-contrato e sair de graça, algo ruim para o clube que investiu em sua formação e está prestes a perder um jovem com bom valor de mercado.
Já o Vasco deve perder Eder Luís e o lateral Julio Cesar. Mas talvez perder nem seja a palavra certa uma vez que esses jogadores estão afastados e não fazem parte dos planos do técnico Milton Mendes. Deve ter vascaíno agradecendo na verdade. O problema no Vasco é outro: muitos jogadores emprestados só até o fim desse ano. Se quiser continuar contando com nomes como Paulão e Jean, o clube vai precisar solicitar um novo empréstimo, uma vez que os contratos com as equipes de origem é maior e não expira no final dessa temporada.
Aqui também vale uma ressalva: pelo Bira, Martín Silva e Matheus Vital teriam seus vínculos se encerrando nesse ano, mas segundo noticiado na imprensa esportiva, eles renovaram até 2019 e 2021 respectivamente.
Já o Flamengo se antecipou em parte com esse problema na renovação. Recentemente, anunciou um acordo com o zagueiro e capitão Réver por mais dois anos. Mas outros nomes como Márcio Araújo, Ederson, Juan e Leandro Damião (emprestado pelo Santos) podem deixar o clube.
No Fluminense, são apenas cinco jogadores do elenco com o contrato terminando em dezembro, sendo que um deles é o lateral Lucas, emprestado pelo Palmeiras. Um caso peculiar é o do atacante Michael. Tido como uma joia, ele foi pego no antidoping, se envolveu em um acidente automobilístico grave no início do ano e recentemente foi emprestado para o Boavista, mas não apareceu no clube da Região dos Lagos.
Confira abaixo a lista dos jogadores que daqui a dez dias já podem assinar um pré-contrato com outras equipes. Os que estão com asterisco é porque terminam o vínculo de empréstimo no fim do ano com os clubes cariocas, mas o contrato com a equipe dona de seu passe se estende além dessa temporada.
BOTAFOGO
Saulo (goleiro)
Emerson Santos (zagueiro)
Emerson Silva (zagueiro)
Renan Fonseca (zagueiro)
Luis Ricardo (lateral)
*Victor Luis (lateral) – emprestado pelo Palmeiras, tem contrato com a equipe paulista até 2019
Gilson (lateral)
Jonas (lateral)
Arnaldo (lateral)
Airton (meio-campo)
Rodrigo Lindoso (meio-campo)
Dudu Cearense (meio-campo)
Vinícius Tanque (atacante)
*Guilherme (atacante) – emprestado pelo Grêmio, tem contrato com os gaúchos até 2019
Roger (atacante)
VASCO
*Breno (zagueiro) – emprestado pelo São Paulo, contrato com os paulistas até dezembro
Rafael Marques (zagueiro)
*Paulão (zagueiro) – emprestado pelo Internacional, contrato com os gaúchos até 2019
*Gilberto (lateral) – emprestado pela Fiorentina, contrato com os italianos até 2020
Bruno Gallo (meio-campo)
Julio Cesar (lateral)
*Jean (meio-campo) – emprestado pelo Corinthians, contrato com os paulistas até 2020
*Wellington (meio-campo) – emprestado pelo São Paulo, contrato com os paulistas até o fim de outubro de 2018
*Manga Escobar (atacante) – emprestado pelo Dinamo de Kiev
Eder Luís (atacante)
*Kelvin (atacante) – emprestado pelo Porto, contrato com os portugueses até 2018
FLAMENGO
Juan (zagueiro)
Adryan (meio-campo)
Marcio Araújo (meio-campo)
Conca (meio-campo)
Ederson (meio-campo)
*Leandro Damião (atacante) – emprestado pelo Santos, contrato com a equipe paulistana até 2018
Cafu (atacante)
FLUMINENSE
Frazan (zagueiro)
*Lucas (lateral) – emprestado pelo Palmeiras até o fim do ano, contrato com a equipe paulista até dezembro
Renato (meio-campo)
Pierre (meio-campo)
Michael (atacante)
Imagens: Flickr/Botafogo e Gilvan de Souza/Flamengo