Neste sábado, início de abril, temos mais uma edição da coluna “Do Jacaré ao Litoral”, assinada pela analista e corredora Stella Souto. Nosso tema de hoje é a roupa e o calçado adequados para se começar a correr.
“Tênis para corrida e outros apetrechos
Para começar a correr basta calçar o tênis e sair por aí, certo? 
Sim, mas alguns cuidados tornam a prática do esporte mais prazeirosa e afastam as lesões. Abaixo, dicas preciosas para se seguir antes mesmo de dar seus primeiros passos.
O principal equipamento de sua corrida consiste em um par de tênis. Mas antes de comprar o calçado adequado, você precisa aprender que há diferentes pisadas e que, portanto, você deve fazer um teste e descobrir qual é a sua. As melhores lojas esportivas dispõem de uma esteira onde você caminhará por alguns minutos e um equipamento que avaliará seus movimentos para determinar qual seu tipo de pisada.
Uma vez determinado o tipo de pisada, procure as marcas renomadas. Não economize nessa hora! As mais populares entre os corredores são Mizuno, Asics e Saucony. 
A melhor das três? Bom, só experimentando uma a uma. Eu comecei correndo com um Mizuno e senti uma diferença brutal para meu tênis anterior. Mas foi só depois de correr com um Asics que estabeleci minha preferência e até hoje não mudei de marca. Calce os tênis, caminhe pela loja, se houver uma esteira onde você for comprar seu par, peça para dar um trotezinho. Ajuda bastante.
Além dos tênis, uma roupa apropriada completa o equipamento básico e indispensável do corredor. Um short, uma camiseta, um par de meias e, para as meninas, um top é tudo de que você vai precisar. O diferencial fica por conta da tecnologia empregada no tecido. 
Sim, tecnologia! Procure itens de vestuário com tecido “dry fit” [N.doE.: se tiver dúvidas, as camisas dos principais clubes brasileiros possuem esta tecnologia]. O principal benefício deste tipo de tecido é absorver o suor do corpo e facilitar sua evaporação, evitando que você fique “encharcado” durante o treino ou que a roupa fique pesada, limitando seus movimentos.
As meias também são itens que merecem atenção. Procure as especiais para corredores, que não só absorvem o suor como tem um ajuste mais preciso. Isto é importante para evitar o aparecimento das temíveis bolhas causadas pelo atrito entre uma meia mal ajustada e sua pele e que acabam algumas vezes por interromper sua rotina de treinos para tratamento.
Todas estas informações eu descobri ao longo da prática do esporte, mas você já pode iniciar seu treinamento, estando de posse delas! Uma vez com o “equipamento” em mãos, comece já a se mexer! 
Não se esqueça: antes da corrida, inicie adaptando seu organismo às caminhadas. Vá aumentando gradativamente a duração delas e só depois aumente o esforço para a corrida. Não tenha pressa, o importante é encontrar prazer no exercício físico para tirar o máximo proveito da atividade física.
Na próxima coluna, vamos falar sobre a corrida propriamente dita. Dicas e planilhas para começar caminhando e concluir correndo sua primeira prova de cinco quilômetros. 
Até lá!
Stella”

2 Replies to “Do Jacaré ao Litoral – "Tênis para corrida e outros apetrechos"”

  1. COMO CORRER , PEDALAR , JOGAR FUTEBOL,…… E COMPETIR COM CONFORTO NA PELE ?

    PREVENÇÃO E DIMINUIÇÃO DE INCIDENCIA DE BOLHAS NOS PÉS

    PROTEÇÃO CONTRA ATRITOS E ROÇAMENTOS

    Com o Creme NOK da linha AKILEINE SPORT, LINHA OFICIAL DA SELEÇÃO DA FRANÇA dos jogos olímpicos de Pekim e outros

    O creme NOK é um creme protetor contra atritos para Preparação da pele submetida às fricções (pés, axilas, virilha, seios,…)

    ele e também usado por diabético na proteção contra atritos

    MODO DE AÇÃO

    limita o risco de acidentes cutâneos: queimaduras, bolhas (flictenas).Reforça a epiderme e a protege dos roçamentos ligados aos equipamentos do esportista e aos roçamentos pele contra pele.Torna o sistema articular mais flexível

    ESTUDOS DE EFICACIA MENSURAVEL:

    Estudos Laboratoriais

    Comparado á uma região não tratada, o produto permite um aumento mínimo da vermelhidão oriunda de roçamentos padronizados no lado do pé dez minutos após aplicação do produto: -9,34%. Este efeito não é mais observado 30 minutos após aplicação: +5,95%.

    Comparado á uma região não tratada, as medições efetuadas no nível do calcanhar mostram um aumento mínimo da vermelhidão oriunda de roçamentos padronizados dez minutos após aplicação do produto: -4,39% e 30 minutos após aplicação: -9,59%.
    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda):

    http://www.asepta.com ( da França )
    http://www.asepta.com.br ( no Brasil )

    No site asepta.com.br na pagina “parceiros” ha inúmeras opções onde comprar. Ate pela internet com a Dermatan, Dermexpress e Pharmaweb entre outros…………….

Comments are closed.