Quarta feira, semana de trabalho “exilada” e temos mais uma edição da coluna “Mr. Beer and Miss. Wine”, da especialista em eventos e historiadora Thatiane Manfredi. O tema de hoje é algo que assusta às pessoas mas que é bastante simples: uma boa fondue.
Rápido e rasteiro, ao texto.
Fondue
“O inverno desse ano está com os dias contados. E como fazer para aproveitarmos esses últimos momentos ? Uma dica é curtir o restinho de frio se saciando com uma gostosa fondue, um vinho super saboroso, uma boa companhia – quem sabe à luz de velas. A certeza de sucesso é garantida!
Não sei se todos sabem, mas a Fondue é originaria da Suíça e é um substantivo feminino: por isso chamamos de uma fondue. Em terras brasilis muitos podem dizer que não combina nem com o bolso por ser considerado muito elitista e nem com o nosso clima “Rio 40° graus”.
Porém, com a mentalidade em mutação de nossos compatriotas, uma fondue com um bom vinho começa a ganhar um status diferenciado até porque não exige grande conhecimento para elaborá-lo e tampouco é caro.
Existem hoje em dia pacotes prontos para uso e de custo bastante baixo. A modernidade nos proporcionou uma praticidade incrível! Basta comprar kit para fondue no supermercado e começar a curtir. Um pacotinho desses de fondue de queijo é bem prático e gostoso, serve duas pessoas e, se quiser algo mais, complemente com um de chocolate e frutas, para o gran finale! E lógico, super romântico!
E sempre bate a mesma duvida: mas qual vinho? Para os fondues de carne, a resposta é imediata! Vinho tinto. Vinhos mais leves são sempre a melhor pedida para a fondue de carne. Tem muita informação envolvida. A carne já tem um sabor acentuado, ela é frita, existem inúmeros molhos que complementam, normalmente acompanha-se com uma batata (ou a cozida na raclete com queijo, ou rosti com bacon, ou cozida somente na água e sal, por exemplo). Por causa disso, você não vai querer beber um vinho muito carregado, né?
Já para a fondue de queijo deixe sua imaginação fluir. Mas vamos antes para algumas regrinhas que são super importantes na fondue de queijo:
1) Variar os tipos de queijo não é nada incomum, temos preferencias pessoais e isso é livre.
2) Pode ser servido com um pãozinho italiano e legumes cozidos
3) Para prorrogar um pouco o tempo, cada pedaço de pão quando for mergulhado deve alcançar o fundo da panela e mexer a fondue.
4) Se a fondue desandar, se talhar ao fogo, coloque algumas gotas de limão e bata fortemente para ligá-la de novo.
Os mais radicais acharão um sacrilégio bebermos vinho tinto com fondue de queijo, mas querem saber de uma coisa? Sintam-se livres para poderem curtir esse momento. Lógico que vinho branco “combina mais” com fondue de queijo, mas por que não inovar e quem sabe harmonizar a sua fondue de queijo com um vinho rosê e até mesmo vinhos tintos mais marcantes ? O que vale é apreciar o momento.
E a sobremesa?
Se ainda vocês, caros leitores, aguentarem, sigam para a fondue de chocolate! Frutas são as mais comuns, mas a criatividade sempre vale nessas horas: marshmallow, biscoitinhos amanteigados, pedacinhos de bolo caseiro, profterolis, frutas secas, etc. Lembre-se de acrescentar ao chocolate algumas doses de licor, quebra um pouco o sabor forte do chocolate e dá um toque mais refinado à fondue
Com pouco dinheiro você já consegue fazer a festa com fondue de queijo, chocolate e um vinho. Lógico, dá para se sofisticar e aí o custo aumenta, mas não existe desculpa para você deixar de aproveitar o friozinho e se deliciar.
Quer juntar os amigos e curtir? Então a dica é expandir esse universo e começar com fondue de queijo, depois de carne; e termine com a de chocolate. Afora se divertirem certamente a noite será muito saborosa e alegre.