Depois de um tempo de ausência, nossa coluna “Resenha Literária” está de volta.
Este é um daqueles livros que a gente compra, vai adiando a leitura e, quando finalmente a procede, obtém uma agradável surpresa.
Este “Meu Chefe é um senhor de escravos” faz um passeio pelas profissões existentes na Idade Antiga, abarcando Roma e Grécia especialmente.
Algumas destas ocupações mantém-se até hoje, outras modificaram-se e ainda há aquelas que hoje achamos pitorescas – como o “animador de funerais” ou as profissões ligadas ao sacrifício de animais para os deuses.
À medida em que descreve as formas com que o trabalho desta época se organizava, a autora – pesquisadora há tempos do assunto – conta bastante sobre a vida naqueles tempos. Para mim, que conheço muito pouco sobre esta época da história, foi uma aula e tanto.
Chamou-me a atenção especialmente certas tecnologias utilizadas naqueles tempos, como o fornecimento de água e as construções civis. Por outro lado, certos costumes seriam avançados mesmo nos nossos tempos, como a relação com a prostituição.
Outro ponto interessante é a descrição das corridas de bigas e como estas são semelhantes, na forma de torcer, com nossos times de futebol. Também relaciona as formas de divertimento com a política na época.
Uma faceta bastante curiosa do livro é a explicação da origem de expressões utilizadas até hoje em nosso vocabulário, como “auspícios”, “augúrios”, “vestal”, “insulanos” e “erro crasso” – esta vem de Crasso, um general um tanto quanto trapalhão – e sanguinário a ponto de mandar crucificar seis mil prisioneiros de guerra de uma única vez.
Também é interessante ver que conceitos como o “fast food” e o “spa” já existiam naquela época. E sujeitos como o enólogo e o gastrônomo vem desta organização social.
Apoiado em um texto leve e com uma tradução bastante feliz, é leitura que informa e diverte. Passa rápido, quando a gente se dá conta a leitura está terminada.

E se você reclama do seu trabalho, há pelo menos uma dúzia de ocupações descritas na publicação que fariam qualquer “peão” de obra considerar-se feliz por ter este emprego.

Somente no Submarino o livro está disponível para pronta entrega, ao preço de R$ 30. Gostei muito e recomendo.