Na última sexta feira o Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou as novas camisas do clube para a temporada 2010.
A grande novidade é a existência de um uniforme em azul e amarelo, como terceira camisa. Foi aprovado com condições: não pode ser utilizada no Maracanã, somente fora de casa; e apenas uma vez a cada trinta dias.
Segundo o que li em órgãos de imprensa que estiveram presentes à reunião, a nova camisa será semelhante à montagem que coloco aqui. Seria uma cópia do uniforme número 1 apenas com a troca das cores.
Entretanto, o colunista do Flamengo no Globoesporte.com afirmou que a camisa na verdade não tem as cores citadas como predominantes, apenas terá detalhes em amarelo e azul sobre uma base em vermelho ou preto.
Como ele possui um bom relacionamento com o pessoal da Olympikus, é fonte que não se deve descartar, apesar de contraditória com o relato de jornalistas presentes ao evento.
Assim quando do lançamento da camisa atual, furo exclusivo do Ouro de Tolo, estou tentando obter os desenhos reais. Contudo, gostaria muito que a camisa fosse igual ou semelhante à montagem apresentada aqui.
Muitos de meus leitores devem estar se perguntando: “o que tem a ver o Flamengo com as cores azul e amarelo?”
Para aqueles desconhecedores da história do centenário clube carioca, o Flamengo originalmente era um Clube de Regatas dedicado, obviamente, ao remo.
Suas primeiras cores eram o azul e ouro, que foram trocadas em 1896 pelo vermelho e o negro pelo fato de desbotarem demais com o sal e a salinidade da Baía de Guanabara. Portanto, a proposta de terceiro uniforme se coaduna com os primórdios da história flamenga e está perfeitamente ajustada à tradição do clube. Basta ver a bandeira ao lado, existente na sala de troféus da Gávea.
Por outro lado, este terceiro uniforme irá permitir uma nova fonte de renda ao clube. Basta ver as camisas de goleiro azul e amarela, individuais, que a Olk vendeu que nem água. Nestes tempos empresariais em que o futebol vive, sempre é uma boa opção aliar a modernidade com a tradição.
Em 1997 houve a tentativa de se aprovar um uniforme predominantemente azul – com detalhes em amarelo, preto e vermelho (foto). A camisa chegou a ser colocada a venda pela Umbro, então fornecedora, e obteve números expressivos de vendas. Infelizmente, à época não tive grana para adquirir meu exemplar.
Entretanto, o modelo acabou não sendo aprovado pelo Conselho Deliberativo. Consta que, durante os debates, um senhor de mais ou menos 90 anos – daqueles que defendem que o clube deva ser administrado como em 1912, aliás tipo este que predomina no Conselho do clube – levantou-se e disse o seguinte: “o Flamengo é vermelho e preto, jamais poderia ver a arquibancada em tons de azul”. Sua posição foi seguida histericamente por outros velhinhos, e o então presidente Kleber Leite foi obrigado a retirar da pauta sob risco de não aprovação.
Em nome de uma tradição duvidosa rasgaram milhares de reais. Ainda denota desconhecimento da história do clube, como vimos aqui. Menos mal que, apesar das restrições, o Conselho atual não repetiu o erro.
Eu, particularmente, seria ainda mais radical. Colocaria este como o segundo uniforme, para variar um pouco do insosso branco. Ainda mais se o uniforme branco for igual ao da montagem abaixo, publicada pelo jornal O Dia, e que lamentavelmente não tem um desenho muito feliz.

25 Replies to “Azul e amarelo”

  1. eu tbm prefiro a camisa em azul e amarelo do que alguma coisa sequer proxima ao que foi aquela da umbro, com o azul e amarelo junto com o rubro-negro….

  2. Tudo seria mais bonito sem esta alcinha de sutiã ridícula e patética no desenho da camisa que a Olimpikus criou e que, infelizmente, vai ficar na história.

  3. Há muito tempo Flamengo deveria oferecer uma linah de camisas em azul e amarelo. São as cores originais. Estes anciões não desgrudam do Flamengo e impedem ele crescer. É um saco. Conselhos e mais Conselhos com esta gente voltada ao passado de uma gestão amadora.

    E fecho com o Migão. A camisa reserva deveria ser azul e ouro. Eu compraria. Não comprei esta atual pq além de cópia bambi é tão insossa que dá pena. os desenhos da Olimpikus invariavelmente são ruins. O Departamento de arte de lá é um horror. Os da NIKE são bem melhores. Mas é o preço que temos que pagar pela “independência”.

  4. A atual branca (segundo uniforme) acho ridícula. Que colocassem a branca, que fomos campeões mundiais dem Tóquio, em 1981. Aquela sim, é bonita (o vermelho e preto nos ombros).

  5. A branca atual, de perto, não é tão feia.

    e acho o design de menos perto do trabalho que a OLK está fazendo com o clube. fez até o nosso mkt trabalhar !

    se bem que já me acostumei com a alcinha.

  6. daqueles que defendem que o clube deva ser administrado como em 1912, aliás tipo este que predomina no Conselho do clube – levantou-se e disse o seguinte: “o Flamengo é vermelho e preto, jamais poderia ver a arquibancada em tons de azul”. Sua posição foi seguida histericamente por outros velhinhos, e o então presidente Kleber Leite foi obrigado a retirar da pauta sob risco de não aprovação.

    he he he é assim mesmo a situação hem deve ser uma comédia kkk e essa branca publicada pelo o dia é fraquinha né,a azul e amarela eu compraria,achei legal,abraços,ronaldo.

  7. Sou Flamenguista e acho que uma nova camisa com outras cores, pode existir sim, mas, com algumas ressalvas: Em decisões e jogos muitos importantes, sempre usar a camisa já tradicional, vermelha e preta com as devidas atualizações das conquistas; usar em alguns jogos oficiais dos campeonatos as camisas com as novas cores; Outra opção, seria usar no primeiro tempo a camisa vermelha e preta e no segundo tempo usar a camisa com as cores novas.
    Abs,

  8. Pior fez o Palmeiras usando a camisa do Olaria em parte do campeonato brasileiro. Terrível isto. Não coincidentemente começou a perder depois disso. É o tipo da coisa que não poderia acontecer com o Flamengo.

    Acho que a camisa azul e amarelo só em eventos especiais. Amistosos, datas comemorativas, etc. O ideal é ser a camisa reserva pq esta branca não tem sal. Ainda mais esta última, mais um legado do pior departamento de arte do mundo.

  9. por favor não chamem o palmeiras de olaria,primeiro pois temos que tratar a freguesia bem,e segundo porque o nobre time da bariri não tem nada a ver com a história rs rs rs valeu galera saudações migão,ronaldo angelim o deus da raça dois.

  10. eu achei totalmente nda haver essa blusa,somos vermelho e preto mudar mta gente nao vai concorda com isso !

  11. pow o desenho da camisa ficou namoral mais oq eu nao goste foi da cor por que o flamengo e vermelho e preto essa ai e amarela e azul!!

  12. a camisa do flamengo podia ter um desenho diferente mais tinha q ser vermelho e preto que e classico e da historia do flamengo

  13. Só me faltava essa: justo em ano de eleições presidenciais, o flamengo fazer propaganda descarada para o PSDB do José Serra. Só faltou colocar o número 45.

  14. A Nova Camisa ficou Shoow Mas o numero tinha que ser preto pra chamar mas a atenção da Camisa mas ela em si fiou muito linda

Comments are closed.