
Nossa resenha de hoje é de um livro que insere o futebol na análise da globalização, explicitando a análise de fatos através do ludopédio: “Como o futebol explica o mundo: um olhar inesperado sobre a globalização”, do jornalista americano Franklin Foer.
O autor viajou o mundo atrás de respostas para questões envolvendo o esporte e a influência da globalização sobre questões bastante enraizadas.
Ele esteve na Sérvia – onde analisou a utilização do esporte na guerra de libertação nacionalista do país, na Escócia analisando o clássico religioso entre Celtic e Rangers,no Brasil verificando o futebol como microcosmo da sociedade e em muitos outros lugares.
Perpassa pela questão dos “hooligans” e o que leva um jovem a ser um deles, além de uma pesquisa bem completa sobre times de futebol judeus.
No caso brasileiro, ele utiliza o comportamento do ex-Presidente do Vasco Eurico Miranda e acompanha o dia a dia do controvertido dirigente durante determinado tempo. A ponto de chamá-lo de “ladrão” textualmente no capítulo do livro dedicado ao Brasil.
Uma outra curiosidade é que ele se refere ao assassinato de um dos líderes das milícias sérvias, episódio que já havia lido no excelente “McMáfia”, do jornalista inglês Misha Glenny.
Apesar da tradução deixar o livro sem muita fluência, o livro é repleto de histórias bastante interessantes. Leitura que passa rápido e lança um olhar completamente diferente sobre o jogo. Recomendo.
Na Travessa, custa R$ 35.