Como escrevi no post de baixo, tive um domingo muito intenso e que, tenham certeza, valeu muito a pena.
O início da caravana foi um pouco tenso, porque houve “overbooking” no ônibus da Ilha e tive de ir pela Vila da Penha – na verdade, Madureira, mas peguei o coletivo no bairro supracitado. Até o coletivo chegar e embarcarmos, certa tensão. Mas deu tudo certo.
A viagem de ida foi tranqüila. Mesmo com muita gente na parada, consegui lanchar sem problemas. Li um livro e ainda conversei bastante com meu companheiro de poltrona, o Rafael. Dormi muito pouco.
Chegamos por volta de seis da matina, e o prenúncio era de um lindo dia. Apesar da quantidade de pessoas – estimo entre 35 e 40 mil participantes – estava tudo muito bem organizado e consegui lanchar sem problemas.
Encaminhei-me para o templo por volta de oito e vinte, uma hora e meia antes do culto. Já havia muita gente, mas consegui acomodar-me entre o pessoal da Ilha e alguns ex-alunos dos cursos da Juventude Messiânica. Como mostra a foto abaixo, o calor estava bem grande.
O culto iniciou-se e o clima de emoção era grande. Na hora da Oração aos Antepassados, impressionei-me pela serenidade que exalava no ar.
No final da celebração religiosa, o grande momento: a aparição de Kyoshu-Sama e o Johrei coletivo. Apesar de curto, cerca de quatro ou cinco minutos, ficou claro para mim a força espiritual de nosso líder.
Ao contrário do passado, não houve registro de muita gente passando mal ou tendo incorporação. Diria que uns quinze ou vinte casos, o que é uma ninharia perto de 35 mil pessoas. Duro foi ouvir a Ministra de Mangaratiba falando do “tempo dela”, e saber que era contemporâneo deste, apesar de criança…
Após o Johrei coletivo, tivemos as saudações do Reverendíssimo Watanabe e um momento muito esperado: a saudação de nosso Líder Espiritual. Em português, Ele deu suas orientações e autorizou o início das obras da segunda parte do Solo Sagrado.
Ao final, a nota triste do dia: o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e dois vereadores “tirando uma casquinha” do evento sob o pretexto de entregar a Medalha José Anchieta ao nosso Líder. Até Kyoshu Sama percebeu a exploração política e deu “um corte” nos políticos.
Nosso Líder assegurou que estará de volta no lançamento da pedra fundamental da segunda parte das obras.
Após o culto, visitação e espera pelo horário do ônibus de volta. Atrasou bastante, mas encontrei a Luana, ex-aluna, grande amiga e minha madrinha de casamento, que ministrou-me Johrei (foto abaixo). Colocamos o papo em dia e passou rapidinho.
A viagem de volta foi tranquila e cheguei em casa por volta de meia noite. Cansado, mas revigorado. E feliz.
Aliás, foi engraçado no ônibus: juntaram-se rubro-negros e tricolores para acompanhar o jogo do Fluminense contra o Cruzeiro. Ri muito.
Amanhã colocarei fotos do Solo Sagrado. Mas digo que a gratidão e a emoção foram muito grandes. Inesquecível.
Cara,
que legal! Acho que não teria como ter sido mais altruísta, dividir a saudação de Kyoshu-Sama foi de mais!!!!! Muitíssimo Obrigado! =D Estava aqui no computador, entrei no site da IMMB e nada, pensei poxa “que demora”… Rs.. Daí pensei, no YouTube tem que ter, aí encontrei por um acaso o vídeo no YouTube. E logo do meu amigo de dedicação =] Que Share legal que você fez! Parabens!! Inté, gde abraço.
overbooking em onibus eu não conhecia hem,FORÇA MENGÃO,abraços,ronaldo.
Valeu, Luiggi ! Aos poucos estou colocando fotos que tirei aqui.
Ronaldo, lógico que usei uma figura de expressão. é que precisou-se utilizar vagas de outras caravanas.
he he he eu estou de sacanagem com voce,achei legal a expressão,abraços,e muito legal este evento realizado pela igreja messianica,não conheço muito a sua história mas vindo de voce percebe-se que só faz bem,ronaldo.
Ronaldo, se quiser conhecer mais, o site é http://www.messianica.org.br
Eu ainda não tinha visto o seu blog
cai aqui de para-quedas, mas tá muuuito bom
1000 bjs a vc meu querido amigo!!!!
PS não esquece de dar uma p-assadinhqa lá no blog da juventude ilha não tá
http://juventuderegiaoilha.blogspot.com
bjs