Para terminar a série da histórica vitória carioca, reproduzo aqui excelente texto do amigo e jornalista Lédio Carmona, publicado em seu blog na sexta feira. Obrigatório.
Amanhã, volto à programação normal. Até porque há muita coisa para dividir com meus 22 leitores. Salvador, resenhas, aviões e aeroportos…
“Há quem considere meu discurso ingênuo. Ok, sou um pouco. Mas estou convicto de que os Jogos Olímpicos de 2016 podem deixar o lugar-comum do otimismo para serem ótimo para a sociedade brasileira. Os mais céticos gritarão:
– Mais um Pollyana… Essa gente não aprende!
De novo, posso ser mesmo. Até demais para um jornalista. Mas porque eu sou obrigado a virar as costas para um evento – um, não, dois, pois a Copa-2014 também será aqui -, só por achar que, mais uma vez, nossos governantes porão os pés pelas mãos e desperdiçarão mais essa oportunidade? Por que eu sou obrigado a apenas olhar para trás, se temos um clarão pela frente. Porque apostar no ontem se há o amanhã pelo caminho? É conversa de Polyanna? Sim. Mas estou convicto de que estamos diante de uma chance concreta para o crescimento social, moral e até de auto-estima do nosso país. E quero apostar nessa crença.
Hoje ouvi uma coisa que me deixou incomodado. Alguém falava sobre o plano da candidatura do Rio de plantar 24 milhões de árvores para os Jogos Olímpicos.
– Ah, vão plantar só agora. Casuísmo barato! Já vi esse filme! – bradou o crítico.
Ok, por causa de um passado mal resolvido e conduzido, descartamos todas as nossas possibilidades, perspectivas e sonhos e ignoramos as 24 milhões de árvores? Será que por conta desse mesmo cenário anterior temos que dar de ombros para o surgimento de milhares de emprego, postos de trabalho, melhorias urbanas, perspectiva de um incremento na política esportiva, que aposte na massificação do esporte desde a escola?
Falam que o dinheiro a ser gasto (e que já foi dispendido na campanha) poderia ser usado para a melhoria da saúde e dos transportes. Ok, há uma certa lógica. Mas quem garante que, mesmo sem os Jogos de 2016 teríamos esse apoio ao setor público? Duvido que sim. Então, melhor apostar no que a sociedade pode receber nesse período de ouro, com Copa do Mundo e Jogos Olímpicos num intervalo de apenas dois anos.
O povo está na ruas. A maioria dos brasileiros está feliz e acreditanto. Temos, repito, a nossa maior oportunidade de nos tornarmos uma nação respeitada e admirada por todos. Não só pela nossa simpatia, mas pelo trabalho, por nossa capacidade de realizar, receber e produzir.
A hora é essa. Aproveitamos esse momento. Nunca mais teremos outro.
Eu acredito.”
Oi Migão!!
Isso aí, já escrevi lá tbém,”Eu Acredito!”
ps:Tô quase votando no cara, quase, rsss
.
Migão,
também sou a favor das Olimpiadas no Rio com ou sem roubalheira … mas votar no cara eu to fora … hehehehe
Gostou do mengão hoje?
VovÔ xaruto
Eu queria as Olimpíadas no Rio. Não com o Lula levando crédito por elas.
Mas 2 reconhecimentos devo fazer: o f.d.p. (desculpe dona Lindu, mas seu filho faz por merecer o epípeto) tem muito carisma e a capacidade criativa do brasileiro com 2 muito justas representações:
O vídeo do Fernando Meirelles com os aros olímpicos em Copacabana é de chorar (se encontrar um link, p-p-please!).
E a capacidade do brasileiro (e especialmente do carioca!) de brincar com a situação. YES, WE CRÉU!
Bruno, aqui não tenho acesso, mas se não me engano um dos vídeos do Youtube que postei aqui é exatamente o do Fernando Meirelles. Está em um dos textos sobre o tema.
Quanto ao Lula, esta união dos três poderes foi muito importante para a conquista. E o discurso dele, que reproduzo abaixo, é emocionante.
Xaruto, gostei do time, mas o padre entrou no quarto do doente, se é que enetende a metáfora…
Tati, junte-se ao clube ! (rs)
“Eu acredito em Duendes”…
Minha posição continua a mesma, Fabrício: acho que os benefícios superam os custos.
P.S. – A não ser que haja uma catástrofe na Economia, eu aposto uma caixa de (boa) cerveja contigo como que o Serra não se elege.
O Aécio seria uma opção eleitoral melhor para a oposição, por não ser tão umbilicalmente ligado a FHC e aos paulistas.
Eu quero escrever sobre isso mas está faltando tempo.
Migão, é justamente o oposto do que vc esta escrevendo, rapaz. O Serra está mais à esquerda do Lula, quem diz isso são especialistas em economia e política. Aécio seria mais proximo a FHC, Tasso Jereissati etc.
Leia a materia sobre o Serra, na Piauí desse mês… são quase 15 páginas sobre ele.
Repito e pode anotar o que estou dizendo: a unica regiao que será mais beneficiada será a Barra – pq praticamente tudo esta concentrado lá. Todas as obras, construções etc vão ser direcionadas para a Barra.
A Vila do Pan encontra-se ate hj desabitada, sabe pq? Pq ainda não tem “habite-se”. E varias pessoas q compraram apto lá foram enganadas.
O Serra era de esquerda. Depois que se juntou à turma de FHC e Alckmin, hoje ele representa a extrema direita e o poder radical do mercado.
p.s. – sei desta história do “habite-se. Só não se esqueça que teremos obras em Deodoro e em todos os cmainhos que levam à Barra