Às vezes, das coisas de que menos esperamos é que recebemos grandes e positivas surpresas.
É o caso deste livro, “Passe de Letra – Futebol e Literatura”, do escritor goiano radicado no Rio de Janeiro Flávio Carneiro. Um exemplar absolutamente despretensioso, mas que se revelou entretenimento bastante agradável.
O mais incrível é que eu comprei o livro por engano. Eu achava que era uma seleção de textos de grandes autores sobre futebol, mas não era.
Na verdade o livro é uma série de crônicas escritas sobre o assunto pelo autor, misto de sua experiência como jogador nas divisões de base em Goiânia, histórias de suas andanças de peladeiro pela vida e reflexões sobre o bom e velho esporte bretão. Originalmente, foram publicadas em um jornal dedicado à literatura de Curitiba.
Em uma prosa deliciosa, vão se revezando boas descrições do futebol dos anos setenta, tempos de criança e adolescência, textos sobre torcedores e torcidas e sobre o próprio ludopédio. O mais incrível é que ele estourou a idade da antiga categoria juvenil – que hoje seria os nossos juniores – recebeu proposta para jogar no Guarani e… resolveu largar tudo e ser professor de português !
Lógico que naqueles dias não se ganhava tanto dinheiro nem que acho errado ele ter optado por estudar, mas hoje a gente vê tanto perna de pau por aí ganhando horrores que chega a ser engraçado ler isso. Óbvio que a literatura era a outra vocação dele mas, nos dias de hoje, certamente a escolha dele talvez fosse outra. Ele mesmo escreve que, qual fosse a decisão por ele tomada, se arrependeria.
Há crônicas impagáveis e engraçadíssimas, como a que se refere ao torcedor do Botafogo e suas manias e as histórias que ele conta de seus tempos de jogador nas categorias de base. Separo aqui algumas pérolas:
“A bola rolou e, logo no primeiro lance, toquei para o nosso ponta, que deu um drible seco no lateral e tomou uma pancada de levar defunto às lágrimas.” (pág. 99)
“Nem contava com aquilo, com a realização daquele desejo antigo: sair de campo de maca. Enquanto me levavam, eu realmente me sentia um profissional, se até sair de campo na maca eu saía !” (pag. 48)
Leitura leve, sem grandes pretensões, e absolutamente recompensadora. Excelente livro, boa diversão, algumas boas risadas. Na Livraria da Travessa ele está em promoção por R$ 23,31. Ótima pedida de leitura.
Aqui fecho as resenhas das leituras finalizadas no último final de semana. A próxima resenha é sobre um livro que trata de um assunto polêmico, que espero ter terminado – e resenhado aqui – até o final de semana: Espírito Santo, da trinca Luis Eduardo Soares, Rodney Miranda e Carlos Eduardo Lemos.
muito bom!!!!!!!!!
Gostei muito da discrição, comcerteza irei compra esse livro!!!!!!!!!!!!!