Essa ninguém me contou. Eu vi.
Vinha eu pela Linha Vermelha, hoje pela manhã, o trânsito bastante engarrafado como de hábito. Mais ou menos oito, oito e quinze da manhã.
À minha frente, o carro da Polícia Militar aqui do Rio, prefixo 54-4035. Infelizmente não anotei o Batalhão, porque na traseira do carro não havia indicativo. Entretanto, era um Gol daqueles antigos, Geração IV – uma anterior a da ilustração deste post.
Quem trafega pela Linha Vermelha de manhã sabe que, quando o trânsito para, ficam alguns vendedores de biscoitos, amendoim e pipoca doce na beira da pista. É uma tradição do local e que, sinceramente, não me incomoda, pois inibe a presença de assaltantes. É a turma das comunidades que margeiam a estrada defendendo algum honestamente.
Pois é. Já havia achado estranho o fato do carro em questão seguir o fluxo de veículos, sem ligar a sirene para abrir caminho na “marra”, como normalmente fazem. Só que, incrivelmente, o policial motorista do carro em questão parou o carro e pediu ao ambulante dois saquinhos de amendoim, um para ele e outro para o carona.
Ainda pensei que ele sacaria a grana, ou moedinhas, e pagaria, mas… ele levou na cara dura ! Ressalvo que não vi violência no ‘pedido’, o motorista chegou a fazer o sinal de positivo com a mão agradecendo, mas para mim isto tem nome: extorsão.
Fiquei revoltado.
Principalmente se levarmos em conta que, naquele momento, havia uma relação de ascendência de um sobre o outro: como o ambulante muito provavelmente não está regulamentado, a função do policial seria impedir a venda, teoricamente. Na prática, os dois saquinhos de amendoim são o pagamento do vendedor para não ser importunado ali naquele ponto.
Que fique claro que, embora ilegal, não me aborrece nem um pouco a presença do vendedor ali. A Polícia tem coisas mais importantes para se preocupar.
Entretanto, fica claro que estamos sob a ‘proteção’ de uma corporação que se vende por dois sacos de amendoim, que custam menos de R$ 1! Isso para mim tem nome: corrupção. E ainda reclamam quando a população os apelida de “Comando Azul”…
Sinceramente, isso me assusta. Se são capazes de extorquir menos de R$1, são capazes de qualquer coisa.