
Ontem o Flamengo anunciou os dois novos reforços para o seguimento do Campeonato Brasileiro, Maldonado e Álvaro. O primeiro, inclusive, muito bom jogador.
Porém, o marketing rubro negro deu mais uma prova de sua total falta de noção. Na hora dos jogadores vestirem a camisa, um aparece com o patrocinador atual e o outro, com o próximo – que só estréia em outubro !
Analisando os fatos, vemos que a Vice Presidência de Marketing do clube, uma vez mais, passa por cima de um aspecto básico da questão, que é ter um bom relacionamento com seus parceiros.
Na ânsia de “fazer um agrado” com a companhia petroleira, que pagou um valor muito aquém da exposição real da marca no mercado – mas fundamental para pagar um mês de salários – simplesmente desrespeitou o contrato em vigor com a Olympikus, que vem sendo parceira atuante, inclusive oferecendo ao clube benefícios que, a priori, não estariam no contrato. Haja visto o pagamento de parte dos salários do jogador Adriano.
Não conheço minúcias do contrato com a Olympikus, mas acredito que o clube, no mínimo, esteja sujeito a receber uma notificação pelo fato, provado pela foto acima. Trabalho com contratação de serviços e sei que esta é uma cláusula básica e padrão em qualquer acordo quando há descumprimento de cláusulas.
Imaginem o prejuízo de imagem que a empresa teve ao ver que no jornal de hoje está a foto da camisa com duas marcas diferentes. Certamente irá confundir o torcedor médio, dando à petroleira um benefício de exposição pelo qual ela não pagou – haja visto que o contrato só se inicia em outubro.
Na prática, a Olympikus é que fez o desembolso financeiro para que aparecesse a imagem da distribuidora de derivados de petróleo nos sites e nos jornais impressos de hoje.
Sinceramente, o marketing atual rubro negro é um bom microcosmos da (falta de) competência atual daqueles que dirigem o Mais Querido. O mais inacreditável é que, teoricamente, este é o único departamento “profissionalizado” do clube. Imagina se não fosse…
E o pior é que você olha para os candidatos potenciais às eleições e é mais do mesmo. Mais amadorismo, mais falta de competência, mais descaso.
O clube precisa de uma mudança radical.
(Foto: Lancenet)
Atualização às 14:24: obtive a informação de que a Olk autorizou a exposição da marca Ale na apresentação dos atletas. Mesmo assim, não retiro uma vírgula do que escrevi aqui, porque, sem dúvida alguma, é uma forma bastante peculiar de auto-prejuízo à imagem. Sem dúvida alguma, a fornecedora de material esportivo optou por perder agora para ganhar à frente.
Bom Dia Migao, eu critico Horcades faz tempo, o elogiei uma epoca nos poucos acertos que teve, mas sou critico feroz, e caso um Dia eu cruze com ele e alguem me mostre para ele quem sou , é capaz dele ou seus seguranças me escovarem, o Filho dele que é Jornalista e Boatfoguense e Pasmem ao invés de trabalhar no Fogao , trabalha no FLu, uma vez entrou no Blog do Lédio e me ameaçou de processo, fato que acredito nao ter se consumado.Mas amigo é que na época eu criticava todo mundo e fui injusto com o Dr Simoni, pois fazia parte da Gestao , entao eu metia o malho, o tempo mostrou me que a única coisa que funciona atualmente no Flu era o DM e o Juridico, entao hoje fui informado atraves do Blog de oposiçao do Flu, uma das maiores forças de oposição a gestao do Clube que o mesmo fora demitido a pedido do Tote, é isso no seu Clube o marketing trabalah contra , no Flu parece que todo mundo trabalha contra , só se salvando dois setores que de repente seroa defenestrados,pois Horcades e Cia parecem querer acabar com o Flu.
Mundy, falei do marketing mas o resto do clube é igualzinho…