Meus 20 leitores devem ter visto o título desta postagem e pensado: “o Migão surtou !”

Não, não surtei. Quero falar daquela que foi a precursora dos atuais blogs na internet, a coluna “TibaNews”, do jornalista Celso Itiberê.

Lançada se não me falha a memória em 1997, estava abrigada na página do jornal O Globo e era um complemento da coluna mantida pelo jornalista no jornal impresso.

Era atualizada uma vez por dia, normalmente de segunda a sábado, e já seguia o modelo de um blog atual, dividida em posts por assunto, muitas vezes com fotos. A interação com os leitores era feita através de e-mail.

Normalmente trazia notícias de todas as categorias do automoblismo, com especial atenção à Fórmula 1. Também expressava a opinião do jornalista.

Aos poucos, foram se estreitando os laços entre a coluna e seus inúmeros leitores. Surgiram daí a Tibaloteca, que era um bolão de palpites em cima dos resultados da Fórmula 1 (1998), e a Fórmula Tiba, que era um campeonato de kart indoor, este disputado nos anos de 1999 e 2000.

A Tibaloteca era coordenada pelo leitor Eduardo Monteiro – que mais tarde seria meu padrinho de casamento – e a Fórmula Tiba, por este que vos escreve e por Sérgio Milani. Bruno Nascimento nos auxiliava na parte de banco de dados das brincadeiras.

Eduardo, Milani e eu tínhamos nosso espaço na coluna, divulgando a confraternização realizada através destas brincadeiras.

Com uma breve interrupção para mudança de layout, a coluna seria publicada até meados de 2002. A Tibaloteca ainda se manteria até meados de 2004. Entretanto, o formato da coluna e sua interatividade se mostraram pioneiras na internet, antecipando o fenômeno dos blogs.

Eu me recordo que a coluna era atualizada sempre por volta das cinco da tarde. Quando não tinha internet em casa – o que só ocorreu em meados de 1998 – pedia a alguém no trabalho para enviá-la para mim. Ficávamos sempre ansiosos pelas notícias, e foi o primeiro espaço onde tive publicado um texto de minha autoria.

Ressalto grandes amizades que saíram dali, bem como as duas confraternizações realizadas, em fins de 1999 aqui na Ilha e em outubro de 2000, em Arraial do Cabo. Nas duas ocasiões Mestre Celso brindou-nos com seu conhecimento e sua amizade.

Infelizmente, não achei no Google nenhum texto remanescente da coluna, nem fotos do jornalista. A foto que ilustra este post é da última etapa da Fórmula Tiba, ocorrida em dezembro de 2000. Fui o quarto colocado geral naquela etapa e segundo na minha categoria, obtendo também oquarto lugar geral e o título da categoria naquela etapa. Eu tinha quase trinta quilos a menos naquela época…

Fica aqui minha homenagem a Mestre Celso e ao Tibanews. Bons tempos…

Em tempo: bem que Mestre Celso poderia voltar a nos brindar com o TibaNews, agora em formato de blog…

2 Replies to “TibaNews, o primeiro blog da internet brasileira”

  1. Grande Migão!
    Bons tempos estest! Como te disse antes, tenhos uns textos enviados daquele tempo “jurássico” da Web.
    Abraços do amigo distante.
    Sergio Milani

Comments are closed.