Ontem consegui ler quase que de um fôlego só este livrinho, objeto de nossa “resenha literária” de hoje.

O livro, de autoria do jornalista Paschoal Ambrósio Filho, é um painel dos cinco tricampeonatos estaduais alcançados pelo “Mais Querido” – 42/43/44, 53/54/55, 78/79/79Especial, 99/2000/01, 07/08/09.

Ele traz fichas técnicas resumidas dos jogos das cinco conquistas e conta a história, e as histórias, das conquistas.

O Flamengo não possui uma literatura muito ampla, ainda mais em livros recentes. Em que pese o esforço do jornalista Celso Pupo, que lançou ano passado três obras sobre a história do clube, e o relançamento de uma série de crônicas do escritor José Lins do Rêgo (“O Flamengo é puro amor“), a historiografia do clube ainda é bastante escassa.

“Pentatri” é uma leitura agradável e leve. Interessa a quem quer conhecer um pouco mais da história do clube, por um lado, e tem o mérito de transcrever fontes primárias da época, em especial para as duas primeiras conquistas.

Também esmiúça a hstória do falecimento do Presidente Gilberto Cardoso, antes da conquista de 1955.

Para mim é curioso porque é falado tanto o primeiro jogo que assisti no Maracanã – o do tri de 1979 – como o mais recente, a conquista de 2009. 30 anos se passaram…

Na Livraria da Travessa o livro custa R$28. Recomendo.

A próxima resenha ainda está indefinida: estou entre “Testemunhas da China”, a biografia do presidente Lula ou um livrinho muito interessante que comprei recentemente sobre profissões “diferentes’ na Roma antiga.