Estive ontem (sábado) à noite no Barra Shopping, para comprar uma camisa de goleiro do Flamengo que só tinha na loja da Olympikus.

Confesso que me espantei com o número de pessoas que estavam lá. Estacionamento superlotado, lojas cheias e gente comprando. Crise ? Aqui não chegou. Por mais que seja um estabelecimento de clientela de mais alta renda, já vinha observando isso em outros locais, de outros públicos.

Sem dúvida alguma que o mercado interno está segurando o consumo brasileiro e permitindo que soframos menos os efeitos da crise mundial. Reflexo de políticas de distribuição de renda empreendidas pelo governo atual, bem como da geração de empregos.

Entretanto, ainda assim me espantei com o movimento típico de final de ano no shopping. Sinal de que as estatísticas sobre atividade econômica estão claramente defasadas.

Crise ? Só em O Globo e no PSDB…

3 Replies to “Que crise ?”

  1. Bom Dia Migão, a crise existe sim, não tão forte assim , mas de fato existe, pois as lojas podem estar cheias em fim de semana , dia de semana eu que frequento shoppings por 7 anos, devido a ter tido lojas, as vejo sempre vazias o Plaza Shopping onde tinha loja até janeiro de 2009, vive com muitas lojas vazias e pasme, o indice de lojas fechando e abrindo outras em seguida , é enorme, senti isto na carne, não quero dizer que o que voce viu possa ter sido uma situação diferente do que ocorre, mas procure perguntar para algum lojista que voce conheça se a crise não se abateu sobre ele, eu estou recomeçando do zero, em feiras de negócios, e esta semana a Feira que faço em Icaraí, regiao nobre de Niterói, estava as moscas, assim como as lojas do entorno das mais altas grifes de moda, por isso amigo, pode ser que minha visao não espelhe a realidade existente, mas que é muita coincidencia, eu estar tirando leite de pedra em ambas as situações e meu amigo a única diferença para mim é que nas feiras de negócios posso a vir a te custos de aluguel de espaço no valor de 3.000,00, para faturar o mesmo que faturava em shopping onde meu custo só de uma loja era de 12.000, então amigo , falo por experiencia propria, shopping para mim agora só quando estiver faturando demais, pois a ganancia deste setor é voraz e eles só visam o aluguel, e nem querem saber se é extorsivo ou não, mais uma vez desculpa, mas eu sou a prova Viva de que a crise existe.

    Mundy

  2. Mundy, costumo almoçar no Shopping Tijuca e no Rio Sul às vezes e está sempre cheio. Entretanto, este lado da pequena empresa realmente sentiu mais os efeitos da crise.

Comments are closed.